Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011



Sarney 
Diabo
Aquele avião decolou de Brasília lotado de políticos na tarde tranquila de quinta-feira. Todos olhavam pra janela e balbuciavam em uníssono: - Droga! Terça tenho que voltar!
Alguns minutos depois, uma turbulência e o capeta surge gritando: - Atenção, meus queridos! Vou estar derrubando a aeronave em 30 segundos. (O gerúndio funciona a pleno no inferno)
Foi um corre-corre danado, discursos inflamados, deputados pedindo questão de ordem, senadores burlando o painel do avião, assessores pedindo perdão.
Mas nada disso comoveu o Diabo. Até que, José Sarney pediu a palavra, levantou-se lentamente, ergueu os braços mais devagar ainda, acenou para que Lucifer se aproximasse e cochichou no seu ouvido (ouvido dele, do Satã).
O "coisa ruim" (nesse caso o que já foi anjo) olhou prum lado, olhou pro outro... pensou e reconsiderou. Abriu a porta de emergência e se mandou de volta para seu lugar. 
A deputaiada e a senatoria toda agradecida quase cantou à moda Jorge Ben Jor: "Sarney Maravilha, nós gostamos de você!" Mas, apenas queriam saber o que Sarney dissera ao demo:
— Mas, o que Vossa Excelência disse ao capeta, senador Sarney?
— Eu disse apenas que o Amapá tem governo, mas quem manda lá sou eu. O Maranhão tem governadora, mas quem manda lá sou eu; o Brasil tem presidente, mas quem manda sou eu... O PT tem diretório nacional e é todo metido a besta, mas quem manda no partido sou eu. Aí,  tentei fazer um acordo na diplomacia: "Vossa Excelência capeta não se iluda, o avião cai, eu morro e não tem outro jeito, vou direto para o inferno! Estás a fim de compor a Mesa Diretora agora ou prefere esperar eu chegar?"