Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sábado, 15 de janeiro de 2011

O prefeito, 
os vereadores
e o labirinto
O prefeito Luis Eduardo Colombo levou Mário Brião para o seu Gabinete na Prefeitura. Mário é servidor do Legislativo há quase 30 anos, ajudará em muito na qualificação dos projetos e a relação técnica do Executivo com a Câmara. 
Porém, isso é pouco e não basta. 
O tumulto nas relações entre o prefeito e os vereadores percorre outros caminhos. 
O ranço político, velho conhecido do município de Bagé, tomou seu lugar na cadeira principal do prédio imponente da esquina da General Osório com Juvêncio Lemos. Ao assumir o cargo em 2009, Dudu Colombo resolveu tomar para si os ares de todo poderoso, não soube suportar a marca midiática de sombra de Mainardi, tentou livrar-se do rótulo e acabou botando os pés pelas mãos. 
Não era para tanto. Deveria ter lido um pouco da filosofia de Sidarta Gautama, o Buda, que aconselha o caminho do meio. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra.  
Parece que um "grilo falante" soprou nos ouvidos do seminarista de Quaraí que ele só seria grande se fosse diferente de Mainardi e impusesse o seu estilo, bem mais cristão, cheio de abraços e sorrisos. 
Portanto, se Mainardi não ia no Parque da Rural, Dudu teria de ir; se Mainardi não se reunia com o Sindilojas (de Fernando Dalé), Dudu teria de se reunir e, se possível, apertar laços; se Mainardi trabalhava com um grupo político, Dudu teria de radicalizar e trabalhar com outro, bem diferente...
O pior de tudo isso, é que o ex-prefeito manteve maioria na Câmara e soube trabalhar com os vereadores. o atual prefeito, que tem experiência maior que o outro no Legislativo, menosprezou sua base  desde o primeiro dia de governo.
Não adianta (nada) levar um técnico legislativo para o executivo, é preciso fazer as pazes com a Câmara, é preciso acarinhar os vereadores da base, é preciso dizer aos parlamentares do PT que o Governo Municipal é do PT, o partido deles. 
Parece que agora é tarde para tentar juntar os cacos. O vaso quebrou e a matéria-prima é rara.
Se não, vejamos. 
Adriana Lara foi proibida de se aproximar da Prefeitura, jamais foi ouvida nas decisões de governo e se possível haveria uma placa na portaria dizendo "não entre".
Jussara Carpes conseguiu emplacar sua ex-fiel escudeira na Secretaria de Cultura - Roséli Safons, que foi tragada pelos "encantos" do prefeito enquanto virava o rosto para sua feiticeira-mor. Roséli e Jussara são inimigas. A vereadora, líder da corrente petista Unidade na Luta, pediu o cargo de volta, Dudu amarrou, amarrou e amarrou. Até que resolveu ceder. Aí era tarde demais, Jussara não quis mais o brinquedinho do prefeito.
Silvio Machado, sempre sereno em suas tratativas,  cansou de esperar que algum de seus projetos fosse executado pelo prefeito. Até uma simples "casinha" para os taxistas do ponto do bairro Mascarenhas de Morais foi negada. Isso sem contar as verbas que conseguiu com o deputado federal Marco Maia e que foram se perdendo ao longo dos meses por falta de iniciativa do Executivo.
Trocando em miúdos, Luis Eduardo Colombo perdeu o fio da meada. E como no conto mitológico, sem o fio poderá ser vencido pelo monstro Minotauro, pois não conhece o caminho de volta. 
Chegará o momento em que ouvirá os passos e a respiração do monstro. Entrará em desespero. Tentará correr. Mas, sem rumo, restará um grito de socorro que não será ouvido. 
A idéia de ter ao seu lado um técnico do legislativo, mesmo levando a laterna à testa, não permite decifrar os enigmas de um labirinto politico. 
Márcia Sousa escreveu no Jornal Minuano:
- sábado/15/janeiro -

Cada um na sua
O prefeito Luís Eduardo Colombo dos Santos e o ex-prefeito e atual secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, marcaram presença na posse do novo diretor do presídio (Márcio Alencar Morales de Oliveira).
Dudu chegou ao local antes de Mainardi. Quando se encontraram, foi só com um aperto de mãos e cada um foi para o seu lado, sem conversas.A posse ocorreu sexta-feira.
 

Graças À Vida 
composição de Violeta Parra

Graças à vida que me deu tanto
Me deu dois olhos que quando os abro
Distinguo perfeitamente o preto do branco
E no alto céu seu fundo estrelado
E nas multidões o homem que eu amo


Graças à vida que me deu tanto
Me deu o ouvido que em todo seu comprimento
Grava noite e dia grilos e canários
Martírios, turbinas, latidos, aguaceiros
E a voz tão terna de meu bem amado


Graças à vida que me deu tanto
Me deu o som e o abecedário
Com ele, as palavras que penso e declaro
Mãe, amigo, irmão
E luz iluminando a rota da alma do que estou amando


Graças à vida que me deu tanto
Me deu a marcha de meus pés cansados
Com eles andei cidades e charcos
Praias e desertos, montanhas e planícies
E a casa sua, sua rua e seu pátio


Graças à vida que me deu tanto
Me deu o coração que agita seu marco
Quando olho o fruto do cérebro humano
Quando olho o bom tão longe do mal
Quando olho o fundo de seus olhos claros


Graças à vida que me deu tanto
Me deu o riso e me deu o pranto
Assim eu distinguo fortuna de quebranto
Os dois materiais que formam meu canto
E o canto de vocês que é o mesmo canto
E o canto de todos que é meu próprio canto


Graças à vida, graças à vida
De volta a "Mulher de Luta"
A chegada de Nádia Mersselian La-Bella na Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Bagé, pode representar a volta ao cenário político de uma petista que mostrava muita força nos anos 90. 
Eleita vereadora em 1992 e reeleita em 96, Nádia carregava seu nome nas campanhas políticas com a frase "MULHER DE LUTA". 
Assim entrou para a História Política de Bagé como a primeira mulher presidente do Legislativo.
O PT é um partido de muitas mulheres de valor e luta, criou essa tradição por ter sido forjado longe desses preconceitos mesquinhos em relação a mulher, ao homossexualismo, ao diferente... O PT é um partido que abriu suas portas para os jovens, para os artistas, para os pensadores e conquistou trabalhadores em todo o Brasil ao longo de sua história.
Portanto, Nádia La-Bella, de Lavras do Sul e Bagé, pode retomar seu espaço no meio em que mais se destacou: a Educação. 
O caminho está aberto mais uma vez, basta querer percorrer. 
PIADINHA MUNDO CÃO
Contam nas rodas políticas que não há quem tire  Graciano Pereira de sua cadeira na Fundação Gaúcha do Trabalho/Sine, o prédio que fica entre a biblioteca municipal e a coordenadoria de Educação, onde mantém cargo desde o Governo Yeda. 
- Vamos almoçar, Graciano?
- Não. Daqui não saio. Vá que eu saia pra almoçar e ao voltar tenha outro no meu lugar.
Ele que já foi vereador e é primeiro suplente do PTB, não quis nem assumir a vaga de Divaldo na Câmara por 17 dias. 


Márcio é Ghani e Mainardi
Márcio Alencar Morales de Oliveira é membro do Partido dos Trabalhadores de Bagé e trabalhou pelas candidaturas de Ronaldo Zulke, deputado federal, e Luiz Mainardi, estadual. 
Pois sexta-feira, Márcio Alencar assumiu a direção do Presídio Regional. 
É servidor de carreira na função de agente penitenciário.
Omar Ghani e Mainardi apoiaram a indicação. 
Um da corrente DS - Democracia Sociliasta e o outro do PT Amplo. 
Câmara com ética
A sessão "representativa" da Câmara de Bagé, quinta, dia 13, serviu para algo mais que massacrar* o vereador Gustavo Morais, do PMDB, instalou-se nesse dia a Comissão de Ética do Legislativo, depois de 163 anos de Câmara.
Compõem a comissão os seguintes vereadores:


Téia Pereira - PT
Ivan Casartelli - PRB




Jussara Carpes - PT

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Lara emergencial
Nesta sexta, em sua visita a Bagé, Candiota e Hulha, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, anunciou as prioridades para auxiliar os municípios em emergência:
1. Aumentar a cobertura do Bolsa Família.
2. Construção de cisternas.
3. Qualificar o trabalhador rural para o trabalho no campo.
Lara disse que 7.900 benefícios do Bolsa Família em Bagé representam 65% do total de famílias que se enquadram no programa.
Ele tratou com prefeitos dos municípios em situação de emergência para irem juntos ao Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília, com objetivo de integrar os programas sociais que auxiliam as comunidades que se encontram em caráter emergencial.  
Cargos do Estado
Nádia La-Bella na Coordenadoria Regional de Educação, Erone Londero na Emater Regional, e Gilson Machado na Saúde.
O PT já está se espraiando nos cargos do governo em Bagé. 

Posse do General Emílio Garrastazu Médici

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

- O voto deve ser
 rigorosamente secreto. 
Só assim, afinal, o eleitor
 não terá vergonha 
de votar no seu candidato.

(de Barão de Itararé - O Aparício Torelly, 
humorista gaúcho, que nasceu em Rio Grande, 
no ano de 1895, 
andou por Bagé em 1920, 
escreveu no extinto Correio do Sul, 
depois foi para o Rio
 e fundou O Globo com Roberto Marinho)

O massacre que

 veio da tribuna
Nesta quinta-feira pela manhã, o vereador Gustavo Morais, PMDB, 

recebeu ataque de todos os lados na Sessão Representativa da Câmara. 
Em período de recesso, acontecem sessões representativas às quintas-feiras, formada por uma comissão de três vereadores com poderes limitados. 
Porém, ontem foi diferente. Dos onze vereadores do Legislativo bageense, oito compareceram: Silvio Machado, Jussara Carpes, Divaldo Lara, Téia Pereira, Edgar Franco, Adriana Lara, Cláudia Souza e Gustavo. 
Alguns estranharam a presença expressiva e deduziram que era o fenômeno “big brother”. Ou seja, a transmissão ao vivo pela TV Câmara. Parece que não. O motivo era concreto, com nome, CPF e votos: Luis Gustavo Moreira de Morais, do PMDB.


Quando Adriana Lara (foto) foi à Tribuna da Câmara dirigiu sua palavra a ele, Gustavo. 
“O senhor consegue brigar com todo mundo, inclusive todos os seus pares”, começou o pronunciamento. Adriana se referia ao que disse o parlamentar na semana passada quando declarou que não era autor de denúncia à Promotoria sobre diárias da vereadora. Ela entendeu como algo malicioso por parte de Gustavo e citou que agora a Câmara tem o Portal Transparência, onde a população pode saber das viagens. E não parou por aí. Adriana Lara disse que a “casa” é para o debate e Gustavo extrapola. “Sou de paz, mas sei me defender. Não me tome por mulher frágil.”



Em seguida foi a vez de Jussara Carpes (foto ao lado) atacar o vereador, que pouco antes havia citado a morte do irmão de Luiz Fernando Mainardi, chamado Ilimar. “É quem o ex-prefeito disse não conhecer nas emissoras de rádio”, lembrou Gustavo. Ilimar é confirmado “irmão” em nota da assessoria de Mainardi. 
O vereador do PMDB denunciou que Ilimar teria dado R$ 300 mil à empresa  Stadtbus, a mesma que faz o transporte coletivo em Bagé. E arrematou: “O maior ato de corrupção que esta cidade já presenciou é o processo de licitação do transporte coletivo.”
Jussara defendeu Mainardi, repudiou as palavras de Gustavo e transmitiu os pêsames à família do falecido, não sem antes ter reafirmado que a Câmara, “não se reúne de portas fechadas”, como Gustavo acusou, e  deixou uma frase no ar: “Acho que o senhor está se reunindo com petistas fora daqui.” Ao final, Jussara avisou: “O senhor já agrediu as vereadoras Teia e Carminha (Vargas) na CPI, a mim o senhor não vai agredir.”


Quando chegou a vez de Divaldo Lara ir à tribuna (foto), imaginava-se que os ataques, já deferidos por Téia Pereira e Edgar Franco, além dos citados, teriam acabado. Que nada! Divaldo mostrou uma papelada e anunciou que ali estava a “folha corrida de Gustavo Morais, buscada no Forum”. E lembrou que o parlamentar do PMDB gosta de dar telefonemas com ameaças e diz-que-diz e que com ele, Divaldo, era diferente. Também citou a insinuação do vereador na Rádio Cultura sobre o projeto do concurso para a Saúde, entre outros, em que tentava apontar culpados pela não garantia dos empregos entre os colegas de Câmara.   Divaldo acusou Gustavo de ter trancado o projeto dos agentes de saúde que tramitava há 40 dias. “Ele pediu vistas e não leu”, afirmou.
Sem a mínima disposição de cessar sua fala, o vereador do PTB tomou as dores da irmã Adriana, declarou a união da família, “que não tem as mãos sujas”. Em resumo, alertou: Mexeu com um, mexeu com todos. 
Foi uma sessão com palavras fortes e contundentes, bem mais que as citadas aqui e o espaço permite. Quem quiser ver na íntegra tem oportunidade no canal 16 da NET (repete às 18h de hoje e no final de semana).  

Gustavo: “Não fico calado
O vereador Gustavo Morais não pode se defender porque já havia falado quando começaram os ataques. Disse ao colunista que não é de ficar calado, vai se defender. Também declarou que não fez denúncia contra Adriana Lara. Não sou de acusar todo mundo. Minhas acusações todos conhecem. 
Quanto a processos, são referentes à Prefeitura, ao ex-prefeito Mainardi e algumas questões trabalhistas que considera normal
Gilson Machado na Saúde
Gilson Machado será o novo Coordenador Regional de Saúde. 
Assumirá no lugar do engenheiro Volmir Silveira, do PTB.
Indicação de Luiz Fernando Mainardi.
Gilson já foi secretário municipal de Transportes, coordenador adjunto de Saúde do Vilsomar Ribas no tempo do Rigotto, quando pertencia ao PSDB.
Antes de integrar a equipe de campanha eleitoral de Mainardi, coordenava o Gabinete de Gestão Integrada, aquele das câmeras de videomonitoramento (que está parado).
Estiagem e assentamento
E o Mainardi, ontem, na TVCOM? 
Debatia a Estiagem na Metade Sul. 
Aí o secretário de Agricultura conta que o foco
da falta de água está nos acampamentos de assentados,
 mal feitos e mal localizados. O solo é horrível para a água.
A solução deve ser debatida e poderá vir em dois anos. 
Menos, não. 
Ah, ele falou que são 2 mil famílias assentadas. Mais ou menos. 
A Campanha tem em torno de 200 mil habitantes. 
Poema do Menino Jesus
do heterônimo Alberto Caeiro 
de Fernando Pessoa




quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

LARA EM BAGÉ COMO SECRETÁRIO
Nesta sexta-feira, dia 14, será a primeira vez que Luis Augusto Lara vem a Bagé como secretário do Governo de Tarso Genro. Ou seja, como servidor da administração petista.
Lara vem para tentar fazer alguma coisa por quem está sofrendo com a "tal de seca". 
Sua secretaria é do Trabalho e Desenvolvimento Social. Portanto, diferente das questões de infraestrutura e agronegócio, Lara vem para ajudar na parte social aqueles que necessitam.
Mainardi não estará junto, embora alguns tenham dito que sim - viriam os dois.
De jeito nenhum. 
Eles vão cuidar muito bem a agenda. Esse tipo de coincidência não vai ocorrer. 
Seca mentirosa
“O mês de janeiro/2011 apresenta um acumulado de 50 milímetros, enquanto que a média histórica é de 150 ml.” 
A informação é do DAEB. 
Sobre média histórica: a anual é de 1 mil a 1,4 mil milímetros.
Segundo técnicos do Ministério da Agricultura, isso não é média para dizer que existe seca. O que existe é falta de armazenamento de água. Coisas distintas. 
Campanha Eleitoral 2012

A página na internet da Marco Projetos e Construções, empresa que vai fazer a Barragem da Arvorezinha, anuncia que as importantes obras no setor privado levaram a MARCO a se destacar pelo “rigor absoluto no cumprimento de prazos e pelos elevados padrões de qualidade, sempre com o objetivo de superar as expectativas de seus clientes”.
Segundo informações da Prefeitura, a barragem “salvadora” de Bagé deve ficar concluída em setembro de 2012, um mês antes da eleição que poderá reeleger o prefeito Dudu Colombo. 
Mas, é bom destacar que o anúncio institucional da MARCO destaca o “rigor absoluto nas obras do setor privado”. Privado.  
Grandes Momentos Políticos
Silvio Santos candidato a presidente - 1989
Em novembro de 1989, com a campanha eleitoral para a Presidência do Brasil já em andamento, Silvo Santos foi candidato a presidente pelo pequeno Partido Municipalista Brasileiro, no lugar do candidato do partido, o pastor evangélico Armando Corrêa. Silvio chegou a fazer algumas gravações para a propaganda eleitoral, pedindo votos para o número 26, do PMB, com insistência, pois não haveria tempo para mudar o nome impresso nas cédulas de votação. Faltavam poucos dias para a eleição, Silvio Santos teve seu registro de candidatura impugnado peloTribunal Superior Eleitoral, por irregularidades no registro do PMB.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A "MENINA DOS OLHOS" DO PREFEITO
A Prefeitura promete para março a apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico de Bagé. Essa história começou lá no primeiro semestre de 2009, logo que o prefeito Dudu assumiu. Em julho teve seminário e parecia que em seis ou oito meses a população conheceria o Grande Plano A da Cidade. 
Não. Ficou para março. O estudo foi feito pela empresa Latus Consultoria. Quem for na página da empresa na internet descobrirá que seus sócios tem um vasto currículo de serviços prestados aos governos petistas, principalmente na Capital. 

Isto não significa que não possam fazer um bom trabalho, mas já dá um prenúncio de critérios de escolha. 


Resta aguardar para ver o que parecia ser a "menina dos olhos" do governo de Dudu no início da administração.
Na edição desta quarta-feira do JORNAL FOLHA DO SUL escrevo um pouco mais sobre o assunto. 
A foto abaixo é de Leko Machado, mostra os prefeitos dos últimos 40 anos em Bagé. 
Da esquerda para a direita:
Luis Kalil (1989 a 1992) - Carlos Sá Azambuja (1979 a 1985 e 1997 a 2000) -
Antônio Pires (1971 a 1975) - Dudu Colombo (2009-2011...) - Camilo Moreira ( 1975 a 1978) - Luiz Alberto Vargas (1986 a 1988 e 1993 a 1996) - Luiz Mainardi (2001 a 2008)




Aprovados os projetos de Tarso Genro

Eram quatro os projetos que foram à votação nesta terça-feira, dia 11, na Assembléia Legislativa. Todos foram aprovados. 
Na foto abaixo, onde aparece grande parte do secretariado do novo governo, Luiz Fernando Mainardi e Luis Augusto Lara - ex-inimigos - estão pelas pontas, um na direita e outro na esquerda. 
Mais abaixo, os projetos aprovados.

  • projeto de lei 01/2011, tratando da anistia do pagamento das dívidas dos pequenos agricultores beneficiados pelos programas de créditos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais, do Funterra e do Fundo Pró-rural/RS. Aprovado com 35 votos favoráveis e 13 contrários, além de duas emendas;
  • projeto de lei 02/2011, vinculando os vencimentos dos diretores de estatais ao teto de 24 mil reais. Aprovado com 28 votos a favor e 18 contra, mais quatro emendas;
  • projeto de lei 03/2011, reformulando a estrutura salarial de cargos de chefia  e de coordenadorias da administração estadual, em especial nas áreas da educação e saúde; Aprovado com 41 votos favoráveis e uma emenda, e
  • projeto de lei 04/2011, transferindo a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepafro) da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio ( 42 votos favoráveis e quatro emendas).
O BLOG DO NOT
http://acesso-walmorenot.blogspot.com

Eis o endereço do blog que o Walmore Not deixou. 
E eu só agora encontrei.
O Walmore Not morreu. 
Pelo menos foi isso que me disseram. 
Faz pouco.
Mas, como ele é publicitário e criativo, pensei: É marketing. Um lance de marketing dele, vem coisa por aí. 
Até agora, não. 
Continua a notícia da morte e não sei mais o que lá.


Lendo o blog a gente tem a sensação que ele fez que foi... Não foi. Resolveu visitar pra ver como é que é. 
O problema é que pode ter um monte de coisa que ele gosta. Aí, sifu! Não volta.
Enquanto isso (que ele não vem), olhando o blog  
dá pra ter uma noção do seu bom humor, 
de seu bem querer viver, 
de seu habitat natural - cheio de arte, de contemporâneo, nostálgico... curioso.
Como essa separação de banheiro aí. 


Ou, como diria o próprio Walmore sobre o elogio próprio feito ao próprio NotBlog: : 
- Não tem nada disso. Um troço infantil desses. É bobagem tua. Sossega. Vai dormir. Não enche o saco. Parece que bebe. Parece que fuma!  Aproveita e desaparece. Ou, como diria Hamlet "ser ou não ser imbecil". 


Um dia... a gente vai rir disso, também.
Um abraço, Walmore!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Projetos de Tarso hoje na Assembleia
Está marcada para hoje, terça-feira, 11, a votação dos projetos de Tarso Genro que aumenta o salário dos presidentes e diretores de autarquias e fundações do RS; aumenta o salário dos coordenadores regionais e outros (são 500 CCs nessa categoria) e que passa a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO) para a Secretaria de Agricultura (de Mainardi). 
Com a Fepagro, Tarso tenta compensar a perda da Emater para o Desenvolvimento Agrário. 
Deve passar tudo, de sopetão
Também está no pacote o projeto que anistia de pagamento das dívidas de pequenos agricultores beneficiados nos programas de créditos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais – FEAPER, do Fundo de Terras do Estado do Rio Grande do Sul – Funterra/RS e do Fundo Pró-rural 2000. Se aprovada, a nova lei beneficiará 44.842 produtores em todo estado. 
Ah, só para lembrar: Um coordenador regional de Educação, por exemplo, que ganhava 1.200 reais vai passar para 4.300. 
Quem não apoia, sai
Corre nas conversas políticas de Porto Alegre que o prefeito José Fortunati deu prazo até maio deste ano para que os partidos da base aliada digam se vão apoiá-lo nas eleições de 2012 ou não.
O tempo faz essas coisas, daí a importância de manter viva a memória política, viva a história de um povo. Evita-se repetir as passagens ruins da História.  
O jornalista Políbio Braga em sua página na internet lembra que Lula, Fogaça e Yeda em suas sucessões tiveram partidos da base lançando candidatos de oposição sem abandonar os postos que mantinham no governo.  
Em 2003, mesmo sem perguntar, o prefeito Mainardi correu o PDT da Prefeitura alegando o mesmo motivo: lançamento de candidatura própria em 2004.
Ricardo Cougo pró reitor
O ex-vereador e presidente da Câmara de Bagé (2007), Ricardo Cougo, do PSB, não está mais no Gabinete do Vice-Prefeito Carlos Alberto Fico. 
Cougo agora é pró reitor da Urcam em Santana do Livramento e também exercerá funções na Prefeitura de lá, que é do PSB. .

domingo, 9 de janeiro de 2011

O PTB e o inchaço da máquina
O governador Tarso Genro incha a máquina do Estado. 
Entrou e criou sete secretarias. Agora são 32.
E o PTB, companheiro de governo, nem piou. 
O maior discurso do partido de Luis Augusto Lara é a diminuição da máquina. 
Tudo desemboca na eleição
artigo de Edgar Muza 
(publicado na edição de sábado, dia 8, do jornal Folha do Sul)

Mais um tema está sujeito a chuvas e trovoadas no conturbado meio político do governo de Bagé. O mais impressionante é que a pendenga é entre componentes do mesmo partido.
Ledo engano quem for atrás das justificativas. 
O que dizem é que o governo tem errado. Não tem cumprido compromissos firmados antes das eleições. Não dá continuidade a projetos do governo anterior. Que a “legião estrangeira”, tomou conta da prefeitura. 
É tudo, para mim, cortina de fumaça. 
O que está em jogo é a próxima eleição para prefeito. 
O grupo do Mainardi tem aspirações, legítimas - diga-se de passagem, de retornar ao Paço Municipal. Optou por usar uma estrada esburacada: a divisão do partido. 
Para a oposição está de bom tamanho. Embora o tamanho da oposição não seja tão grande como se pensa. 
Pois bem, outro dia fiz a comparação da “pendenga” Guanaco x Kalil com Mainardi x Dudu. Não existe certa semelhança? 
Embora muitos não gostem de comparação, eu gosto. 
No primeiro caso, eram dois nomes do mesmo partido da dita Direita. Agora são dois nomes do mesmo partido da dita Esquerda. 
Isto prova mais uma opinião que tenho há muitos anos: Os extremos se aproximam igual a uma ferradura. Estão tão próximo que se confundem. 
Até quando? Até a convenção do PT. Ou não?

É o que há de melhor na atualidade