Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sábado, 16 de abril de 2011

Prefeito não foi à reunião
do PT que ia discutir a relação
- Foram duas horas de
discussão em torno do nada
Teia mobilizou bancada
 para nada. PT quer conversar
com um por um dos vereadore
s
A direção executiva do Partido dos Trabalhadores de Bagé se reuniu na noite de ontem, sexta-feira, com os vereadores Téia Pereira, líder do PT na Câmara, Jussara Carpes, Adriana Lara, Edegar Franco e Silvio Machado. Também na reunião, o parlamentar e  presidente do partido Ruben Salazar. Na pauta, as relações conturbadas entre o Executivo e o Legislativo. 
O prefeito Dudu Colombo não compareceu, mas devia. O epicentro desse terremoto que está devastando o PT local é o chefe do Executivo. 
O problema da reunião é que a direção partidária fugiu do seu propósito. Foram duas horas de discussões à toa. De repente, alguém, na figura da secretária municipal de Educação, Janise Colares, decidiu que o partido conversaria individualmente com os vereadores, não mais com todos juntos. A proposta foi à votação e venceu por um voto.
Téia Pereira, indignada, afinal como líder petista no legislativo mobilizou a bancada para comparecer à reunião, fez um discurso firme e contundente, segundo alguns vereadores contaram.  Ela não estava disposta a sair do encontro como se estivesse levando um desaforo para casa. Puxou as orelhas da direção do PT e do executivo. 
Enquanto isso, o prefeito ausente, aguardava o resultado da reunião, que não deu em nada. 
Dudu não compareceu. Ele que
é o epicentro do "terromoto" petista
O Partido dos Trabalhadores não perde a mania do debate oco. 
Segunda-feira na Câmara tem sessões extraordinárias para apreciar projetos da Prefeitura. E o que poderia resultar numa trégua nas relações tensas entre os dois poderes, volta à estaca zero. E pior, os vereadores sairam da sede do PT com a sensação de "uso e abuso", como se não fossem autoridades, como se não tivessem compromissos com a comunidade,como se fossem palhaços. 
A vereadora Adriana Lara definiu a reunião fazendo uma analogia com a Torre de Babel bíblica. Ou seja, uma confusão em que cada um falou uma língua diferente e ninguém se entendeu. 
ENFIM 
UM PLANO


A Prefeitura de Bagé lança segunda-feira, dia 18, às 19h, no Áuditório de Eventos do Museu Dom Diogo de Souza, o Plano de Desenvolvimento Econômico do Município (PDE). As discussões para a elaboração do plano começaram em julho de 2009. No ano passado, foram realizados sete seminários e 88 reuniões setoriais. No total, 231 entidades participam da elaboração do PDE, segundo o Executivo
A secretária de Desenvolvimento, Magda Flores, define que "agora é o segundo momento, com a continuação da reunião de todos os que elaboraram o plano para dar sequencia às ações estabelecidas.”
O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que é vinculado a Presidência da República, Márcio Pochmam, fará a palestra de abertura, denominada “As Perspectivas Atuais do Desenvolvimento Brasileiro”. O prefeito Dudu Colombo fará uma homenagem aos ex-prefeitos de Bagé - também convidados a participar da mesa de abertura do seminário que debateu as diretrizes e a metodologia para o  PDE.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Eduardo Mendes diz que
Edegar Franco e Gustavo
Morais fazem demagogia
Secretário não poupou
nem o antigo chefe, Mainardi
O secretário municipal de Atividades Urbanas, Eduardo Mendes,  considera demagogia o que tem ouvido dos vereadores Edegar Franco, do PT, e Gustavo Morais, do PMDB, em relação à gratuiedade da passagem integrada no transporte coletivo de Bagé. “Eu era o secretário dos Transportes quando assinei a ordem de serviço da passagem integrada”, comentou Eduardo Mendes, citando a página 145 do edital de licitação, que, em resumo, não define a gratuidade do serviço. 

Quinta-feira, 14, na tribuna da Câmara, o vereador Edegar Franco  disse: “Hoje está se completando um ano da ordem de serviço que autorizou a cobrança de 50% do valor”, referindo-se ao preço da passagem quando integrada. Aliás, Edegar deu até uma de matemático de aldeia ao calcular que 500 usuários utilizam esse tipo de passagem por dia, o que totaliza, “a grosso modo”, segundo ele, 15 mil reais por mês e 180 mil por ano. Dinheiro que, na opinião do vereador, a população poderia ter economizado, mas foi para os cofres das empresas de ônibus que atuam em Bagé.
Por sua vez, o vereador Gustavo Morais contou que foi à Promotoria Pública para que seja buscada na Justiça o cancelamento da cobrança de 50% na passagem integrada. 
A vereadora Sonia Leite, do PP, chegou a protestar com um questionamento: “E quem já pagou, como é que fica?”
Diante destes fatos, Eduardo Mendes resolveu sair de sua postura pacífica e partir para o ataque. Lembrou que quando o prefeito Dudu Colombo assumiu em 2009, ele estava indo para a Secretaria de Planejamento, mas foi para a Secretaria dos Transportes “porque o pepino era muito grande”. Ou seja, o novo sistema de transporte coletivo deixado pelo ex-prefeito Mainardi “era uma caos”, não contemplava ônibus para escolas, como o Justino Quintana, para a Rodoviária, Quartel do MEC, entre outras áreas da cidade. 
O secretário questiona:“Se  Mainardi queria a gratuidade porque não escreveu no edital, bem claro?”
E complementa: “Tu não tens ideia de como estava esse sistema, era reclamação em cima de reclamação.” Segundo Eduardo Mendes, quando o sistema começou a ser implantado o governo de então pensou que teria um resultado e teve outro, “bem diferente”. 
Em resumo, a “turma” que instalou o sistema foi incompetente.
Para não perder o humor, o secretário cita uma frase de Jesus Cristo, em tom de brincadeira, mas que pode servir aos vereadores em questão: “Perdoa-os, eles não sabem o que fazem!”

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PTs discutem a relação nesta sexta
Jussara é um PT...
Dudu é outro PT
Está marcada para essa sexta-feira, na sede do Partido dos Trabalhadores, a reunião que vai tentar debater a relação tumultuada entre cinco dos seis vereadores do PT na Câmara e o PT que administra a Prefeitura. Este último, liderado por Dudu Colombo.
O único vereador que esteve todo o tempo e continua “de bem” com o Executivo é Ruben Salazar, líder do Governo no Legislativo e presidente do PT. Cabe a ele coordenar a reunião de hoje à noite.
Para alguns, do lado do Executivo, convocar os vereadores pode até ser entendido como um primeiro aviso e uma espécie de frase solta, como “ah, agora eles vão ver!” Não será nada disso e não é preciso se assanhar tanto. A razão habita as casas dos dois lados do muro, assim como pode não estar em nenhuma. A academia filosófica dos petistas vai ter que argumentar sobre verdades relativas e absolutas. 
Daí, não ser possível chegar e ir cobrando: “Vocês não votam com o governo, vocês são contra o PT, querem destruir com o nosso companheiro Dudu Colombo.”
Nada disso. O prefeito também terá que esclarecer ações de governo. Também será cobrado. 
A única coisa definitiva nesse tipo de debate é que ninguém é dono da verdade, por isso o regime democrático é tão saudado.
Mas, na arena do Partido dos Trabalhadores, até a acusação do vereador do PMDB, Gustavo Morais, poderá ir à discussão. Ele disse que o PT cometeu estelionato eleitoral em 2008, e apontou a revista produzida por Luiz Mainardi sobre suas ações de governo. Ali está uma foto do ex-prefeito e do prefeito atual, abraçados, felizes com “tudo certo para a barragem”. E agora parece que não era bem assim.  
Enfim, hoje o PT se encontra com o PT. Os vereadores que não afinam com Dudu Colombo, são: Jussara Carpes, Téia Pereira, Adriana Lara, Edegar Franco e Silvio Machado. Este último ainda não decidiu sobre o convite para assumir o DAEB. Aliás, as novas relações entre Dudu e Silvio não devem alterar os rumos do encontro. Há quem afirm que nada será alterado.  
Mas, como o prefeito anda de discurso repaginado... quem sabe surja algo de novo no front, que não a sombra de Mainardi?
Em tempo: A REUNIÃO SERÁ GRAVADA PARA QUE NÃO FIQUE O DITO PELO NÃO DITO. 
Paulo Brossard está no hospital
O ex-Ministro da Justiça Paulo Brossard de Souza Pinto foi internado no Hospital São Francisco, do Complexo da Santa Casa, em Porto Alegre, nessa quarta-feira pela manhã. Ele estava em casa quando se sentiu mal. Levado para o São Francisco, o médico cardiologista Fernando Lucchese solicitou internamento na UTI. 
Nesta quinta, o ilustre bageense foi para o quarto. . 

“Beba esta água, vereador!”
A vereadora Sonia Leite, do PP, voltou a mostrar a água suja que sai de uma torneira de residência no bairro Pedra Branca. Mas, desta vez ela desafiou os vereadores e servidores da Câmara a beber a água. Primeiro foi o vereador Silvio Machado, do PT: “Beba esta água, vereador!” Ele recusou. Depois, todos recusaram.
A vereadora disse que tem família bebendo aquela água e se mostrou indignada com o que  acontece em Bagé. Considera um descaso com a população a qualidade da água e a cobrança de excesso. 

A parte que nos cabe nesse latifúndio...
Da obra de João Cabral de Mello Neto, Morte e Vida Severina. Música de Chico Buarque, interpretado por Tânia Alves e dirigido por Walter Avancini, na Rede Globo em 1981

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Carta quase aberta
aos Meus Amigos, 
Leitores 
e aos Leitores Amigos
Algumas sequencias de histórias deste blog cessaram. Outras anunciadas, não começaram. É o caso da historieta humorada Silvana no País das Filiações. Parou no primeiro capítulo. A personagem ainda nem havia chegado ao país e menos ainda conheceu o "chapeleiro louco" como deveria conhecê-lo. Também não fez nenhuma filiação e não foi mostrado como ela induz suas vítimas a caírem na tentação de assinar uma ficha partidária. Ah, na história não é partido, é outra coisa. 
Assim, os 200 Anos, prometida como cópia das publicações de sábado do Jornal Folha do Sul, não ocorreu. O problema é que conclui que o melhor é torná-la uma ficção igualmente bem humorada. 
Isto porque é fácil perceber que as coisas que fazem rir atraem mais as pessoas, apesar do pano de fundo ser uma crítica social e política que se torna maior que o humor.
Ah, ia esquecendo. Esse blog solicita aos mal-humorados de plantão, a maioria puxa-saco do stablishment que por ora ocupa o Paço Municipal, que não precisa patrulhar quem segue ou simplesmente lê o que aqui está escrito. Não faça isso, não censure, não patrulhe, não tente controlar mentes, isso é atraso.
E lembre-se de uma coisa: Quem entra na vida pública está sujeito a críticas, sim. Quem entra na vida pública aceita o doce e o amargo. 
Ressalto também que NUNCA SOFRI CENSURA DE PREFEITO, SECRETÁRIOS, DEPUTADOS OU VEREADORES, apenas tentativas vãs e atabalhoada do baixo-clero grudento. 
Aos mal-humorados sugiro que leiam um pouquinho de História da Civilização. 
Estamos todos lá no macro e no microuniverso. 
Publicado na edição desta quarta, 13,
no Jornal Folha do Sul 
- Pílulas Politicas
Silvio balança
Nessa terça, dia 12, Pílulas Politicas informou que o prefeito Dudu Colombo e o presidente da Câmara Silvio Machado conversaram. O texto dizia: “...a página não tem a informação do resultado concreto da conversa, mas sabe que o assunto girou em torno de um acordo de paz.” 
Os dois pertencem ao Partido dos Trabalhadores. 
A queixa do vereador contra a administração de Dudu é contundente, primeiro por se achar desprestigiado com reivindicações não atendidas, como a revitalização da Avenida Espanha; segundo, porque passou a integrar um grupo de opositores dentro do PT na própria Câmara e como presidente do Legislativo age, muitas vezes, como adversário politico do prefeito. 
Ontem pela manhã, a especulação nas rodas de conversa política girava em torno de uma proposta que o chefe do Executivo fez ao presidente do Legislativo. Ou seja, Dudu ofereceu o DAEB para Silvio Machado e, talvez, uma outra secretária que poderia ficar sob seu comando. 

Informações dão conta que o vereador balança entre aceitar ou não aceitar. Afinal, estará sob seu comando a obra mais sonhada de Bagé: a barragem. Isso significa entrar para a história da cidade, e essas coisas fazem o homem público balançar. 
Por outro lado, a autarquia tem verba própria (E como tem!, com tantos hidrômetros espalhados por todas as residências do município). Com verba própria é possível agir sem ficar na dependência de uma liberação via Fazenda. 
Está nas mãos de Silvio Machado a decisão.  
Está no Jornal Minuano 
desta quarta, 13 de abril
Deputado questiona decisão
contra diploma de jornalista
Durante reunião no último sábado, a Sociedade Interamericana de Prensa (SIP) resolveu pedir ao Congresso Brasileiro que não aprove nenhuma das duas propostas que restabelecem a necessidade do diploma em jornalismo para o exercício da profissão.  A entidade argumenta que, em caso de aprovação, as duas Propostas de Emenda Constitucional (no Senado e na Câmara) irão violar a “Convenção Interamericana de Direitos Humanos e os princípios da Declaração de Chapultepec”, carta de princípios da qual o Brasil é signatário e que promove, entre outros temas, a liberdade de expressão como égide de uma sociedade igualitária e justa.
“Toda pessoa tem o direito de buscar e receber informação, expressar opiniões e divulgá-las livremente. Ninguém pode restringir ou negar esses direitos”, diz a SIP em seu pedido formal ao Congresso.
Para o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), no entanto, os argumentos da entidade são completamente infundados, e sob vários aspectos. Autor da PEC 386/09, que versa sobre a volta da demanda do diploma, Pimenta, em entrevista ao Portal Imprensa, desqualificou o posicionamento da SIP sublinhando a composição da mesma, a qual, segundo ele, tem entre as empresas filiadas veículos de comunicação que pertencem a grandes conglomerados de mídia.
“A entidade representa o setor patronal, os donos da mídia”, disse Pimenta. Para ele, estes grupos são os principais interessados na precarização da profissão de jornalista, uma vez que interpretam a notícia como produto e buscam o barateamento da produção. O deputado rechaçou a afirmação de que o diploma representa uma barreira à liberdade de expressão e repudiou o fato de a entidade interpretar o jornalismo como um mero disseminador de opiniões.
“Esse é um argumento totalmente falacioso na medida em que eles tratam o jornalismo como opinião, e reduzem o tema à manifestação da expressão; como se o jornalismo fosse só crônica e comentário”, afirmou. Ainda que a SIP conte com a força das empresas que a compõem, o que, de certa forma, exerce influência sobre o Congresso, o deputado acha improvável que os parlamentares mudem de opinião em relação ao diploma.
“Esse debate tem dois polos: o interesse da sociedade em preservar a  informação que chega ao cidadão mediada por um profissional com formação técnica e humanista; e a visão cada vez mais empresarial que vê a notícia como uma mercadoria”, disse.
Sobre o diploma como último entrave à democratização do direito de expressão, Pimenta desafia a comprovação da tese: “Nesse período sem diploma, aumentou a liberdade de expressão? Diminuiu a concentração da mídia? No que se ampliou a liberdade nesse período? Me dê algum exemplo da divulgação de alguma informação que não era levada à mídia por conta do diploma”, indagou.
Mais uma vez 
- porque nunca será demais - 
a homenagem ao poeta bageense 
Eron Vaz Mattos

terça-feira, 12 de abril de 2011

Anunciação de Dudu e Fico
O anúncio assinado pelo PT, PSB, PCdoB, PV, PR, PRB e PSC, que circulou hoje nos jornais de Bagé com a chamada “Parabéns aos dois anos de governo Dudu e Fico”, está atrasado quatro meses. Além disso, que pareceu mais uma forçada de barra, alguns dirigentes partidários reclamaram da inclusão da sigla no anúncio, pois não houve aprovação do diretório.
“Ora”, dirão os amigos do rei, “é óbvio que a base do governo apoia o governo.”
Taurus e Rosário
Vai ficar "estranho" para a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário,  liderar uma campanha de desarmamento. Quando foi candidata a prefeita de Porto Alegre recebeu 75 mil reais da Taurus, a fabricante de armas. 
Afonso Hamm é o Congresso
no Fórum de Fronteiras em Aceguá  
O município de Aceguá, que está completando o 15º aniversário, será cenário nesta quarta-feira, dia 13 de abril, do IV Fórum de Debates de Integração de Fronteiras e I Encontro Binacional de Legisladores. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) irá palestrar no evento sobre o Projeto Faixa de Fronteira. O evento, promovido pela Prefeitura e Secretaria de Educação, está marcado para iniciar às 9h, no auditório público municipal.
Afonso Hamm foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, para representar oficialmente a Câmara durante o evento de caráter internacional.
O Fórum tem por objetivo debater diversos assuntos de integração de Fronteira, como - Segurança, Saúde, Desenvolvimento, Educação e Cultura. Também estarão presentes os representantes governamentais e o Grupo Binacional de Fronteiras Culturais. Ainda visa debater sobre os aspectos de interesse das fronteiras, dando real importância a Legislação já existente e acordada pelos países que integram o Mercosul. Além disso, entrará em pauta a instalação de órgãos gestores para dar cumprimento e andamento a acordos firmados por cidades gêmeas e que já estão em fase de implantação.
Água das Pedreiras: 
a crônica de um 
suicídio político anunciado
Rádio Difusora, em seu programa Jornal da Manhã desta semana, mostra à toda a região o grito de lamento e o pedido de socorro da população da Zona Leste de Bagé que não quer tomar a água da Pedreira, que não acredita existir um laudo que afirme que a água pode ser consumida e que está vendo com os próprios olhos o estado de impureza do líquido que chega em suas torneiras. 
Não foi por falta de aviso. Tomar essa atitude traria como consequencia um imenso prejuízo político ao prefeito. Mas, enquanto estava na Câmara de Vereadores sendo sabatinado, sem dar nenhuma satisfação aos parlamentares ou à população, Kiwal Parera, o diretor do DAEB, já havia ordenado a liberação da água da Pedreira 1. A ordem ocorreu no dia 4 de abril, segunda-feira.
Desde então, uma enxurrada de reclamações invadem os meios de comunicação, a Câmara e o próprio poder Executivo... 
Alguém poderá dizer que há comprovação técnica que a água pode ser consumida. E pode repetir quantas vezes quiser. 
O problema é que em política a vontade popular muitas vezes se manifesta por seu conhecimento, sua vivência, sua sabedoria. É algo etéreo, abstrato, além da compreensão científica.
Em resumo, utilizar e insistir com a água da Pedreira significa a morte política anunciada. 
"Ah, mas a situação é grave, o reservatório está secando e ali tem água suficiente para abastecer a população por mais 25 dias", dirá Kiwal Parera. 
É verdade. É isso mesmo. Afinal, logo a seguir a barragem estará pronta e ninguém lembrará disso... Exceto quando algum problema de saúde, seja ele qual for, conduzirá à lembrança da decisão do prefeito Dudu de liberar a água que o povo não queria beber. 
Política tem dessas coisas quase incompreensíveis. Inclusive com uma propaganda nos veículos de comunicação que não explica nada sobre o líquido que está chegando na casa dos bageenses com uma vazão de 80 litros por segundo. 
.
Publicado na edição de hoje do jornal Folha do Sul
O novo discurso do rei
O discurso do prefeito Luis Eduardo Dudu Colombo na posse do novo secretário de Cultura de Bagé, Sapiran Brito, na manhã de sábado, dia 9, foi conciso e objetivo. Além de agradecer a Roséli Safons pelo seu trabalho e saudar quem chega, o chefe do Executivo parecia sinalizar com uma tentativa de fechar bem o seu mandato em todas as áreas de governo. Um de seus jargões preferidos foi repetido - “nos ajudar a construir uma cidade cada vez melhor” -, porém carregava consigo a força de quem está caminhando para um atalho nessa estrada de gestor, que não aquela que ordena tudo fazer pela próxima eleição.
Em exercício quase simplório, porém embasado, de análise das palavras ditas, Dudu deixou à mostra um subtexto que sublinhava a frase: Não sou candidato à reeleição. 
Era isso que transparecia.  
As palavras do prefeito ecoavam como um pedido de conciliação, um pedido de união de esforços e forças para deixar seu nome na história da cidade como alguém que foi bem no exercício de mandatário maior de Bagé na passagem do bicentenário.
Basta lembrar que o convite a Sapiran Brito não quis nem levar em conta que esse é candidato a presidente do PDT e se conseguir o intento, seu caminho natural é realizar o sonho acalentado há duas décadas: ser prefeito de Bagé. Ou, pelo menos tentar como candidato, já que o PDT nunca deu essa oportunidade a Sapiran. E ele só conseguiu ser vice-prefeito em 1992 por um esforço hercúleo, ocasião em que aprendeu que o poder do prefeito é o de um rei, só ele manda, só ele tem o poder, vice não pode nada. 
Para corroborar esse comentário “quase surrealista”, um dia antes da posse do secretário, o prefeito Dudu conversou com o presidente da Câmara, Silvio Machado. Na pauta, o aparo de arestas de um mal entendido que ecoa de forma negativa em seu governo. Esta página não tem a informação do resultado concreto da conversa, mas sabe que o assunto girou em torno de um acordo de paz. 
Mas, se Dudu Colombo decidir não concorrer em 2012, deverá buscar um candidato de consenso, que possa unir as facções “inimigas” do PT, resumidas em dois nomes: o seu próprio e de Luiz Mainardi.
Esse nome, se houver, poderá impedir que um PT destrua o nome do outro PT que pode ser eleito nas próximas eleições municipais.  

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Presidente do PR esteve em Bagé
O presidente do Partido da República no RS, Cajar Nardes, esteve em Bagé neste final de semana, quando se reuniu com a direção do PR no município. 
Cajar está tentando fazer o partido decolar nos estados do Paraná, Santa Catarina e RS. Está difícil. 
O PR tem 40 deputados federais, sendo sete em MG, seis no RJ e quatro em SP, entre eles o humorista Tiririca. 
Cajar Nardes é natural de Santo Ângelo, mas reside em Brasília onde é gerente de projetos do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Em sua visita a Bagé, ressaltou que as portas do DNIT estão abertas para a vereadora bageense Cláudia Souza. 
Uma conversa
bicentenária
O prefeito Dudu Colombo contou sábado pela manhã, dia 9, a seguinte conversa com Pablo Lisboa, o secretário dos 200:
- Prefeito, já observou que a partir de hoje a contagem regressiva do bicentenário tem apenas dois dígitos?
O prefeito pensou, coçou a testa e disse:
- É verdade. Agora faltam 99 dias. 
Pois bem, Pílulas Politicas vai modificar esse diálogo, que deveria ser assim.
Lisboa diz:
- Prefeito, já observou que a contagem regressiva dos 200 anos chegou aos dois dígitos?
Ao que o prefeito responderia:
- Eu que te pergunto. Já observasse?
Depois, levantaria, pegaria o paletó e sairia rumo à Prefeitura, sem sequer observar a reação do secretário, que não entende a piada.