Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sexta-feira, 29 de junho de 2012


ADRIANA LARA E ALUÍZIO TAVARES
SERÃO OS CANDIDATOS A PREFEITO 
DA COLIGAÇÃO QUE UNE 8 PARTIDOS
(PTB-PP-PDT-PPS-DEM-PSD-PHS-PMN)


DUDU COLOMBO E CARLOS FICO VÃO REPETIR 
A DUPLA DE 2008 NA COLIGAÇÃO 
QUE UNE 9 PARTIDOS 
(PT-PCdoB-PMDB-PR-PSB-PV-PRB-PSC-PPL)



Na noite de quinta-feira, 28 de junho, a Executiva do PMDB recebeu a visita do prefeito Dudu Colombo e bateu martelo: com a oferta de três secretarias e duas coordenadoria ao Partido de Gustavo Morais em Bagé, caso seja reeleito. Sendo assim, o PMDB caminhará junto com o PT, PR, PSB, PCdoB, PSC, PRB e PV nessas eleições. 
Gustavo Morais não será candidato a vice-prefeito como queria. Mas estará no palanque de Dudu. 
Segundo informações, alguns cargos do partido já serão ocupados agora, antes da eleição.
As siglas aliadas da candidatura de Adriana Lara aguardaram uma definição do PMDB na noite de quinta, embora a maioria soubesse que a possibilidade era mínima, os encantos petistas já haviam atraído Gustavo, tanto que uma semana antes Fernandinho Teixeira se afastou da direção partidária. ELE JÁ SABIA.
Por outro lado, não há dúvida que com a definição algumas figuras ilustres da política bageense não ajudarão Dudu Colombo, como é o caso de Luiz Fernando Mainardi, Téia Pereira e Edegar Franco. Esses pediram para que o PT não se coligasse com o PMDB de Bagé. Foi em vão.
Com isso, os aliados de Adriana deveriam fazer festa, mas não fizeram. Afinal, a tendência é que levem vantagem.
UM RESULTADO QUE EXPLICA A MUDANÇA RADICAL DO DISCURSO DO "PMDB DE GUSTAVO" NA CÂMARA, QUE ERA RADICAL CONTRA O PT.


Numa busca histórica, vale lembrar que em todas as suas eleições para prefeito o PMDB foi pé frio:
1985 - Perdeu com Justino Quintana
1988 - Perdeu com o Padre Fredolin
1992 - Perdeu com Ribas, vice do PDS 
1996 - Perdeu com Elói, vice do PT 
2000 - Perdeu ao se aliar com Azambuja
2004 - Perdeu com Pedro Sabella
2008 - Perdeu com Fernando Teixeira

O PRESENTINHO DE DUDU PARA 
GUSTAVO "ASSOPRAHIDRÔMETRO" MORAIS

terça-feira, 26 de junho de 2012

BAGÉ CADA VEZ MELHOR,
PORTO ALEGRE CADA VEZ MELHOR,
PARIS CADA VEZ MELHOR
E A JULIANA PAES, TAMBÉM
- todo mundo, cada vez melhor - 

Vamos analisar o governo do senhor Luis Eduardo Colombo dos Santos, conhecido também pelo apelido de Dudu, o prefeito de Bagé.
Como está cada secretário e cada secretaria? 


1. Criou uma Secretaria do Meio Ambiente que não fez nada, pelo contrário - os secretários reclamam das pessoas que jogam lixo no chão - mas não tem uma campanha educacional, pagam um monte de dinheiro pelos containers (R$ 400 mês/cada) sem possibilidade de separar orgânico e inorgânico; a limpeza dos arroios foi um escândalo; árvores são cortadas todos os dias, com as desculpas mais esfarrapadas possíveis; trocou de secretários sem explicação, na verdade para arranjo politico, e nunca houve preocupação com o meio ambiente. Nunca.
2. Secretaria de Desenvolvimento Rural... Esta, então, nem precisa dizer nada: o secretário é Ivan Casartelli.
3. Secretaria do Planejamento. Nenhum secretário que lá esteve sabe o que significa planejamento e tudo atrasou quando dependeu dos projetos de lá. 
4. Secretaria do Desenvolvimento Econômico. Pela primeira vez na história desse país uma marxista assumida toma conta do desenvolvimento econômico e "morrementa" em cima de uma plano de desenvolvimento para Bagé que não chega a lugar nenhum. O anúncio da fábrica de carroceria de ônibus (do Uruguai, vejam só) não há quem me convença que não seja uma oficina avançada de chapeamento e pintura.  Ah, sem esquecer que Magda Flores foi a mesma que deu chá de banco na Ford, que acabou indo embora do RS.
5. DAEB. Bom, não precisa dizer muito. Basta lembrar que muita gente (passiva) paga pelo ar que corre nos canos, como excesso de água. E paga muito. Isso sem contar a história da barragem que de 23 milhões passou para 50 milhões em três anos, num recorde inflacionários espetacular. Leve-se em consideração que o preço aumentou mas a barragem não terá mais prainha, piscicultura e uma pequena usina. Mas, para compensar no lugar foi feita uma tal de Casa Azul e um Mirante. Ou seja, balangandans! A promessa de inaugurar a barragem em setembro não vai acontecer e, segundo os proprietários das áreas de alagamento, se depender deles nem em abril do ano que vem ocorrerá a festa de inauguração. 
....
Tem mais: Cultura, Saúde, Jurídico, Obras Urbanas (SMAU)... 
Aguarde o próximo capítulo. 
E haverá também um capítulo para as coisas boas. Sim. Acreditem, seus céticos plantonistas!

    O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
    Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
    Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia. 
    O Tejo tem grandes navios 
    E navega nele ainda, 
    Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
    A memória das naus.
    O Tejo desce de Espanha
    E o Tejo entra no mar em Portugal.
    Toda a gente sabe isso.
    Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
    E para onde ele vai
    E donde ele vem.
    E por isso porque pertence a menos gente, 
    É mais livre e maior o rio da minha aldeia.

    Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
    Para além do Tejo há a América
    E a fortuna daqueles que a encontram.
    Ninguém nunca pensou no que há para além
    Do rio da minha aldeia.

    O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
    Quem está ao pé dele está só ao pé dele.

       Alberto Caeiro/Fernando Pessoa
    (CAMPANHA SALVEM OS ARROIOS DE BAGÉ)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ouvi dizer do vereador Omar Ghani que o prefeito Dudu Colombo ganhou o prêmio de melhor gestor da região pelo jornal A VOZ DO APOSENTADO. Interessante! Muito interessante! Deveras interessante! Ah, ia esquecendo. O jornal é de Livramento. 


Ouvi dizer que cairá mais uma "bomba" no colo de Silvio Machado esta semana, com respingos no prefeito. 


Ouvi dizer que o PT não está querendo a reprise sistemática de uma entrevista em que aparecem Silvio Machado e Dudu, colados, na TV Câmara. Não pega bem, chegaram a conclusão.


Ouvi dizer que o número de candidatos a vereador nesta eleição não chegará a 200 por culpa das mulheres, já que tem que ser 70% e 30%, proporcionais, e tem partido que peleia para conseguir alguém do sexo feminino disposta a concorrer. Para burlar a Lei, já tem gente querendo colocar a mãe no meio e se possível a mulher, a empregada, a cunhada, etc. O nome tem que aparecer na lista para o T.R.E. Em 2008, foram 152 candidatos para 11 vagas, este ano são 17 cadeiras. O número teria que aumentar. 


Ouvi dizer de uma família que espera solução para a desapropriação de suas terras na futura barragem da Arvorezinha, respondendo uma pergunta desse blog (Por que os políticos riem?). A resposta: Porque os alagados choram. 


Ouvi dizer que Sapiran Brito andou escrevendo um artigo apoiando Carlos Fico para continuar na chapa de Dudu Colombo, como vice. Estranho, muito estranho. Sapiran deveria começar a elaborar a política cultural de Bagé (o que ainda não fez) sem os entraves da tal economicidade, que atrapalha tanto a cultura por obra de Carlos Fico e Dudu Colombo.