Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Protesto contra "projeto" inexistente
das hidrelétricas do Rio Camaquã
Mainardi discursa ouvido pelo prefeito de Pinheiro  Machado
Fernando Leivas, prefeito de Bagé Dudu  Colombo, o orizicultor
Roberto  Zago e o vice-governador Beto Grill
Neste sábado, 22, no final da tarde, logo após a Descida do Camaquã, reuniram-se os participantes do evento às margens do rio para protestar contra a possível invasão de pequenas usinas hidrelétricas em seis municípios de abrangência do Camaquã.
Na verdade, nem o vice-governador Beto Grill, nem o secretário de Estado Luiz Fernando Mainardi ou o prefeito Dudu Colombo sabem alguma coisa sobre a idéia das "usininhas". Mas, como há rumores foi feito o protesto, com direito a faixa "O Camaquã é intocável" e discurso emocionado de Mainardi. 
Dudu prometeu criar um grupo de trabalho misto para buscar maiores informações sobre os estudos relativos às usinas junto ao Governo Federal, assim como preparar argumentos para justificar a preservação da natureza das Palmas. 
É sempre bom prevenir, pois nesses casos, quase sempre "se há fumaça, há fogo". 
Nesta foto, é o prefeito Dudu que discursa ouvido de perto por
Roberto Zago, Beto Grill, Mainardi e o vereador Edegar Franco

O MOTIVO DE UMA POLÊMICA
Vejam o vídeo que a Câmara de Vereadores apresentou em plenário, gravado na calçada da Caixa Econômica Federal, quando o secretário de Esporte Paulinho Parera tentou convencer o pessoal do Esporte e Lazer da Cidade de que não perderiam o emprego (22.DEZ.2010).
Neste pronunciamento surgiu a frase: 
"Cambada de sem vergonha!"
Este é o editorial do JORNAL MINUANO
do final de semana - 22 de janeiro de 2011


Cizânia
Em algumas legislaturas o silêncio na Câmara de Vereadores, ou seja, a inércia, era fato comentado em todos os noticiários políticos. Tudo acontecia sem problemas, sem brigas ou discussões. Não que isso fosse bom para a democracia, muito pelo contrário. Já diz o ditado que, da discussão, nasce a luz. Mas é bom deixar claro que existem discussões e discussões. O que se reclamava naquelas ocasiões era da passividade até mesmo da oposição, que, em minoria e com componentes pouco combativos, entrava na seara dos seguidores do rei. Agora, o que vem acontecendo hoje é uma verdadeira balbúrdia. Difícil de se entender, à luz da coerência, que até mesmo os “pássaros do ninho” estejam rebelados, embora, nas entrelinhas, se possa detectar que a questão toda tem a ver com relacionamento, provavelmente com interesses buscados e não atendidos pelo prefeito. Forma-se, então, um verdadeiro ranço político, tornando a Câmara de Vereadores uma casa de discussões ásperas, de baixo nível até. Para tornar o clima ainda mais acirrado, o alvo da vez é o vereador Gustavo Morais, que promete revidar. Sem entrar no mérito das questões, nada bom para quem tem a incumbência de legislar a favor do povo.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Uma música portuguesa espetacular 
com uma interpretação fantástica. 
“Deve haver uma educação patrimonial. As pessoas têm que conviver com a modernidade e com os prédios históricos” 
 - Jussara Carpes ante o prédio quase
 demolido da avenida Marechal Floriano esquina Getúlio Vargas
Ainda no mês de dezembro, o casarão (foto acima) estava sendo demolido, quando 30  manifestantes protestaram contra o ato de atentado ao patrimônio e abraçaram - de forma simbólica - o prédio. 
Será difícil salvá-lo. 
Brasília veio a Candiota, mas Candiota estava em Brasília
O prefeito Luis Carlos Folador, de Candiota, foi a Brasília tratar da visita que a presidente Dilma Rousseff fará ao município na sexta-feira, dia 28. Até aí, tudo bem...
Tudo bem, se - no mesmo instante - não aparecessem em Candiota integrantes da Secretaria Geral da Presidência da República para tratar... para tratar... da visita da presidente Dilma Rousseff ao município. 
Que maravilha! Como diria o velho filósofo da Mina: O prefeito fez um voo cego.
Precipitação pouca é bobagem!
Na foto ao lado, Luis Carlos Folador, sem boné.
O crédito da imagem 
é do arquivo do Jornal A 1ª Folha


 "A Zona Sul quer crescer e nós seremos parceiros na promoção deste desenvolvimento"
 disse o vice-governador Beto Grill, 
em Herval, quinta-feira, 20. 

Mainardi e a Fruticultura
As bases para a segunda fase do programa de incentivo à fruticultura gaúcha serão debatidas pela Secretaria Estadual do Agronegócio - de Luiz Fernando Mainardi, entidades representativas do setor, produtores e indústria, juntamente com os governos federal e municipais. A reunião ocorre no próximo dia 24 (segunda), a partir das 10h, na sede da Fepagro, em Hulha Negra. 
No encontro da próxima semana, será feita "uma avaliação da fruticultura nesses 12 anos de produção, quando vamos projetar as necessidades do segmento para, então, construirmos uma proposta de ação", disse Edegar Franco, presidente do Comitê de Fruticultura. 
Mainardi lembra que a primeira fase do programa transformou nove mil hectares em pomares de frutas. A segunda fase pretende ampliar esse número. A Metade Sul foi dividida em microrregiões para facilitar a gerência sobre as demandas de cada espécie e, "certamente, levando às diretrizes ideais para cada uma das culturas, poderemos também melhorar no qualitativo", ressaltou o secretário da Agricultura.
Democracia Socialista dá as cartas
Um amigo, próximo ao Palácio Piratini, revelou que a corrente do PT Democracia Socialista, do prefeito Dudu Colombo é a mais forte na nomeação de cargos do Governo de Tarso Genro. 
Fazendo-se os cálculos de A+B, chega-se a conclusão que Luis Eduardo Colombo não está por baixo junto ao Estado, como garantem alguns "companheiros" que teimam em dizer que o prefeito não se esforçou pela eleição de Tarso. 
Protesto nas Palmas
Neste sábado, 22, estarei visitando Palmas, durante o evento da Descida do Camaquã. Haverá uma manifestação contra a ameaça das 13 "usininhas hidrelétricas" no trajeto do rio. Uma dessas usinas está destinada às Palmas. Coisa do Governo Federal. 
EM ALTA
Silvio Machado e o futuro
presidente da Câmara Federal
Silvio e Maia nesta sexta, 21, em Porto Alegre
O presidente da Câmara de Bagé, Silvio Machado, do PT, está em alta na politica. 
Não apenas por ocupar o comando do Poder Legislativo Municipal pela terceira vez, mas porque seu deputado federal, Marco Maia, está prestes a ser eleito presidente da Câmara Federal. Na verdade, ele é o presidente porque nos dois últimos foi vice de Michel Temer, agora eleito vice-presidente da República. Aí, Maia assumiu.
Silvio Machado faz campanha para o deputado em Bagé e conseguiu mais de 900 votos em outubro de 2010. Um feito extraordinário. Ele conseguiu, sozinho, a transferência de nove centenas de seus votos para o desconhecido deputado natural de Canoas. 
Silvio compareceu do Encontro Brasileiro de Legislativos  "O Brasil que saiu das urnas", onde Marco Maia palestrou. 
PMDB Gaúcho
O PMDB do Rio Grande do Sul vai aderir ao Governo de Dilma Rousseff. 
Acabou o nhém nhém nhém. Michel Temer veio ao Estado e foi tratado com todo o carinho pela maioria das lideranças do partido. 
O mundo é uma graça! 
Ria, ria muito!
BÊBADO E A DAMA DE PRETO 
Começou a música e um bêbado, bêbado, bêbado
levantou-se cambaleando:
- Ic... Madame, esse preto que a senhora veste me encanta,
por favor, dê-me o prazer dessa dança?
E ouviu a seguinte resposta:
- Não, por quatro motivos:
Primeiro, o senhor está bêbado!
Segundo, isto é um velório!
Terceiro, não se dança o Pai Nosso!
E quarto - 'madame' é a puta que o pariu! Eu sou o padre!
Viu, ó!! Depois ficam 
os maldosos falando bobagem
João Bosco Vaz é secretário da Copa
Ex-ministro Orlando Silva
 e o novo secretário, Bosco
João Bosco Vaz, nascido em Bagé, formado em Jornalismo na PUC de Pelotas, vereador pelo PDT de Porto Alegre, assumiu nesta quinta-feira a Secretaria Extraordinária da Copa 2014 na Capital. "Bosquinho", como é chamado pelos amigos da terra, foi empossado pelo prefeito José Fortunati. 
Vereador por quatro legislaturas, já foi secretário municipal de Esporte, Recreação e Lazer, de 2005 a 2010. Criou projetos como o Social Futebol Clube para ensinar futebol a 1.300 crianças carentes; o Bonde da Cidadania, para promover atividades a 300 crianças em situação de rua; o Esporte do Samba, escola de samba mirim que durante o ano atende crianças de comunidades de Porto Alegre, e foi autor da proposta de Lei de Incentivo ao Esporte, pioneira no Brasil. 
Campanha aberta contra
aposentadoria de ex-governadores
Editoriais dos meios de comunicação do Grupo RBS demonstram a disposição da empresa em acabar com a aposentadoria de ex-governadores.
A Zero Hora de ontem, 20 de janeiro, foi clara e objetiva no editorial ao considerar absurdo que Amaral de Souza, Jair Soares, Pedro Simon, Alceu Collares, Antônio Brito, Olívio Dutra e agora Yeda Crusius ganhem 21,4 mil reais mensais por toda a vida.  
E no final, afirma: "... prerrogativas escondidas sob o rótulo de direito adquirido, quando na verdade não passam de privilégios adquiridos."
Direção da CEEE
Conheça a direção atual da Companhia Estadual de Energia Elétrica. Grupo que opera no desenvolvimento de atividades no setor energético nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Está presente em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Quanto ao gerente regional, ainda uma vez, o escolhido será o ex-prefeito de Candiota Mirabeau Borba dos Santos. 
Diretoria Colegiada
Sérgio Souza Dias - Diretor-Presidente
Gerson Carrion de Oliveira - Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Luiz Antônio Tirello - Diretor de Planejamento e Projetos Especiais
Halikan Daniel Dias Diretor Administrativo
Gilberto da Silva da Silveira - Diretor de Transmissão
Sérgio Souza Dias - Diretor de Geração
Rubem Cima - Diretor de Distribuição
Conselho de Administração
Claudemir Bragagnolo (PSB) - Presidente
Sérgio Souza Dias (PT)
Caleb Medeiros de Oliveira (PSB)
Baltazar Balbo Garagorri Teixeira (PSB)
Fabiano Pereira (PT)
Carlos Pestana Neto (PT)
Sidney do Lago Júnior (PT)
Vicente José Rauber (PT)
Conselho Fiscal
Argeu da Silva Brum - Presidente
Rodrigo Vilella Ruiz
Vicente Paulo Mattos B. Pereira
Luiz Carlos Dias Garcia
Fernando Magalhães Coronel

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Festa de São Sebastião - 
o marco perdido dos 200 anos
A Matriz de São Sebastião. 21h de 20 de janeiro de 2011.
Momento da Eucaristia. Dom Gílio presidiu a Missa
No final da tarde desta sexta-feira, 20, a Diocese de Bagé festejou o Dia de São Sebastião, o Santo Padroeiro de Bagé. Nenhum acontecimento, como a procissão de fiéis carregando a imagem do soldado mártir da localidade de São Sebastião (Torquato Severo/Dom Pedrito) até onde hoje está a Igreja Matriz, no marco inicial do município, é tão significativo para simbolizar os 200 anos de Bagé. 
A primeira procissão ocorreu em 20 de janeiro de 1813, um ano, seis meses e três dias da fundação do povoado.  
Em 2011, a igreja lotada, pessoas foram embora porque não conseguiram entrar, os festejos poderiam simbolizar os dois séculos do nascimento do município. 
Cânticos, coreografias, representação da vida de Sebastião ou da chegada da imagem ao santuário, um grande palco à frente da Matriz, convidados especiais - como cardeais devotos do santo -, a encomenda de uma grande imagem para a praça esculpida por algum artista de talento reconhecido, fogos, luzes e um feriado inteiro de comemorações, da manhã à noite, para anunciar aos quatro cantos a abertura oficial do bicentenário de uma cidade e de cortejo ao seu padroeiro. 
Nesta quinta-feira, dia 20, estava tudo muito bonito, a caminhada, a missa, o público presente, mas poderia ter sido um espetáculo inesquecível. Digno de seu significado para o povo que vive nesta terra. 
Contemplação à imagem de São Sebastião

Rádio Palmas FM:
Cultural e comunitária?
Está no ar a Rádio Palmas FM 104,9 Mhz. 
É uma emissora da Associação Pró-Difusão das Comunidades Quilombolas Rurais das Palmas. Sua diretora, Eliege Alves disse que o objetivo principal é transmitir informação e cultura para a comunidade. No início terá um horário reduzido, das 13h às 21h. 
Tomara que seja verdade o que foi dito sobre a programação. Porque, por desvios de curso, as rádios comunitárias de Bagé se tornaram uma "papagaiada" do que há de pior na difusão do musical sertanejo e pagodeiro. A conversa dos locutores é de um vazio imensurável e triste. O que menos importa é a cultura da comunidade, o que não existe é preocupação social.
Outro dia, ouvi de um locutor que esse negócio de levar cultura é muito relativo. Aí ninguém ouviria. 
Essa desculpa é um discurso batido e burro. É a velha história: "Faço o que o povo pede. Quer melhor que isso?"
Bobagem. Balela. Pensamento retrógrado.
O problema tem que ser analisado de outra forma. É preciso canalizar o gosto popular. Introduzí-lo nos meios do conhecimento através de suas preferências. O caminho não é fácil, mas é gratificante. A trajetória precisa ser percorrida. 
Fácil é deixar que toque três, quatro músicas de atrativo simplório e sair por aí contando para todo mundo que a rádio está bombando. "Bombando" nesse caso é a decadência, visto que a emissora  transforma a comunidade em um amontoado de incapazes, sem raciocínio próprio ou senso crítico... 
O rádio é um instrumento espetacular de transformação. Mas, para o quê?
É isto que precisa ser discutido. 



São Sebastião - Procissão tem 198 anos
A Procissão de São Sebastião de Bagé, nesta quinta-feira, 20 de janeiro, começa às 19h30min. Saída da frente da Igreja da Conceição e finalizando na Matriz de São Sebastião. 
Os cavalarianos carregam a imagem do santo de Torquato Severo (Dom Pedrito) e entregam aos fiéis em frente a Conceição, dali a imagem segue em procissão.
Segundo o padre Eleutério Júnior, responsável pela comunicação da Diocese no evento, intercala-se orações e cantos durante a caminhada. 
A primeira vez que isso aconteceu foi em 1813. É um marco histórico da cidade. 
O padroeiro, depois de tantas lutas e batalhas em defesa da fronteira, não podia ser outro. Um soldado guerreiro que não deixou que seus ideais humanos fossem corrompidos pelo poder estabelecido, na Itália do Século III. 
São Sebastião - um dos vários pintados
pelo pintor bageense Glauco Rodrigues


Márcia Sousa escreveu em Fogo Cruzado
- Jornal Minuano

Comunistas se reúnem com
secretária no Camaquã
Membros do PCdoB de Bagé vão se reunir no próximo sábado com a secretária do Meio Ambiente Jussara Cony, que é do mesmo partido.
Os comunistas vão tratar sobre indicação de Juarez Ramos para a Coordenadoria do Meio Ambiente em Bagé. O encontro vai acontecer durante a 16ª Descida do Camaquã.
E, para a próxima semana, os partidários, vão até Porto Alegre para tratar sobre outras indicações para cargos estaduais.




Pílulas Políticas está de terça a sábado
na página 4 do JORNAL FOLHA DO SUL.
A versão impressa
não é, necessariamente,
a mesma deste blog.
Está na Folha de S. Paulo (20 de janeiro)
- Presidente em Candiota
Inauguração de termelétrica no RS
será 1º palanque de Dilma no cargo
Depois de provar o gosto dos palanques na campanha eleitoral, a presidente Dilma Rousseff vai voltar a um deles na próxima semana. A estreia dela em palanque como presidente será no Rio Grande do Sul, na inauguração da Termelétrica Candiota 3, na próxima sexta-feira. A usina fica na cidade de Candiota.
A termelétrica já opera a plena carga, mas a inauguração da terceira fase, prevista para ocorrer desde novembro, foi atrasada para que tivesse a presença de Dilma e do então presidente Lula.
A decisão de fazer da inauguração o primeiro palanque da presidente foi tomada ontem (19 de janeiro), em reunião no Planalto.
A inauguração tem um sentido simbólico para a presidente. Ela lidou com o projeto da termelétrica tanto como secretária de Energia do RS quanto como ministra das Minas e Energia.
A expectativa, no Rio Grande do Sul, é que a presidente aproveite o evento para anunciar a fase 4 da termelétrica. No mesmo dia, segundo a prefeitura da cidade, governada pelo PT (Luis Carlos Folador), Dilma receberá o título de cidadã candiotense.
A termelétrica é um convênio da CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica) financiada por um banco chinês. A CGTEE é presidida por Sereno Chaise, ex-companheiro de Dilma no PDT e que deixou o partido com ela, em 2000.
O Planalto planejava fazer da primeira viagem da presidente dentro do Brasil um símbolo de suas principais bandeiras: combate à miséria e dar foco a mulheres e crianças.
E que popularidade detinha o homem!
Apoio de 90% da Alemanha.

O jornal que pediu
"Calma, Lia Quintana"
Lia Quintana - Foto Decom/Urcamp
Uma repórter do Jornal Folha do Sul foi até a Reitoria da Urcamp solicitar informações sobre o PROESC, o programa comunitário de acesso ao ensino superior. Não deu boa coisa. A reitora, recém empossada, Lia Quintana disse que... 
É melhor ler o editorial, na íntegra:
É preciso mais calma
Ontem (dia 18 de janeiro) a redação do Folha do Sul viveu um dia um pouco atípico. Não no relacionamento entre colegas dos diferentes setores do jornal. Mas pelo tratamento muitas vezes dispensados pelas fontes (de informação). Tudo bem, é fato, existem gênios e personalidades diferentes. Alguns fortes, outros nem tanto. Só no dia em que faltar respeito é que haverá uma reação. É a Lei da Física, aprendemos nos bancos escolares. 
Uma das repórteres tentou contatar a reitora da Urcamp, Lia Quintana, procurando informações sobre o andamento do Programa de Ensino Superior Comunitário - Proesc. Afinal, o interesse não é apenas de jornalistas, mas de uma região inteira. A oportunidade de estudar um curso superior chegou às mãos de muita gente graças ao Proesc. Por razões desconhecidas a reitora praticamente destratou a repórter. Disse que havia sido realizada uma matéria errada. Que não tinha informação alguma para dar. E que só era para ser publicado aquilo que viesse pela assessoria de comunicação da Urcamp. 
Professora Lia... repense sua atitude. Talvez a senhora não conheça a frase, mas ela existe: não estrague com patas o que levou anos para ser construído com mãos. Se houve erro de informação que a descontentou era fácil resolver: contatar a equipe. O pecado da omissão não veio pela Folha do Sul. A retificação sairia na mesma hora. Mas como reitora da universidade a senhora é, sim, obrigada a fornecer informações aos veículos de comunicação da região. Afinal, milhares de estudantes e seus colegas professores a elegeram como o símbolo de uma mudança de postura. E isso passa por transparência. E quanto a publicar somente aquilo que a Urcamp deseja, bem, cremos que existem outros meios de comunicação que possam estar sujeitos a isso - e mesmo assim sabemos que o fazem não por erros de conduta profissional mas por defeitos administrativos de alguns anos. 
Este editorial não é uma porta que se fecha e sim uma esperança que se renova. 
Vamos seguir procurando a reitora e qualquer outro responsável pela universidade quando for preciso - até pelo fato de a grande maioria dos profissionais da Folha do Sul estarem formados graças a ela. Mas tudo passa pelo respeito. E isso não é pedido, é exigência. 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pensão de 24 mil 
É do deputado Luciano Azevedo, do PPS, o projeto para extinguir as pensões vitalícias de governadores do RS. 
Ao sair do Piratini, o sujeito tem direito a um salário de R$ 24 mil e 100, por mês.
Recebem a pensão: 
Jair Soares, 
Pedro Simon (desde novembro do ano passado)
Antônio Britto, 
Olívio Dutra, 
Amaral de Souza, 
Alceu Collares,
Germano Rigotto. 
Também receberam  Leonel Brizola, Sinval Guazzeli e Euclides Triches.
O jornal O Globo começou a noticiar essa história e os jornais de todo o Brasil seguiram, destacando cada Estado. 

Uma rua de pó de brita
Enviado pela vereadora Sonia Leite, do PP:

"O senhor Paulo Jair Souza de Oliveira, morador na rua Ivar Bekmann nº41, procurou há mais de cinco meses o meu gabinete na Câmara Municipal para relatar a grave situação de sua rua. Ele falou  em nome de todos que residem na quadra.
Paulo Oliveira contou que a situação mais grave é que a quadra aparece na Prefeitura como asfaltada, inclusive os moradores pagam imposto como Zona 3, mas o asfalto foi retirado e colocaram no lugar pó de brita, que é o pior material para cobrir uma rua. Além dos buracos os moradores não agüentam a poeira que é levantado por este material quando os ônibus e outros veículos  passam, o que acontece a todo momento."
Requerimento
"Encaminhei ao Executivo quatro requerimentos através da Câmara e foi assegurado que o problema seria resolvido a curto prazo. Mas nada foi feito."
Secretário da SMAU
"Conversei diretamente com o secretário da SMAU que garantiu resolver o problema, mas nada foi feito."
Por email

"Recebi através do meu e-mail um apelo para que algo seja feito em favor desses moradores e repasso a imprensa (este relato) para que nos ajudem na divulgação."


Sonia Leite: Apelo à imprensa.
Prefeitura não resolveu o problema da rua Iwar Beckmann

Sai Marcos Peres entra a DeMarca
Com a saída de Marcos Peres do setor de Comunicação da Prefeitura de Candiota, a empresa DeMarca está realizando o trabalho. 
A DeMarca tem como um dos sócios-proprietários João Maurício Camargo, que tem participação no Jornal A 1ª Folha, integra o PCdoB e já foi Cargo de Confiança do DAEB no Governo de Mainardi. Em 2007 e 2008, Maurício integrou a equipe do prefeito Marcelo Gregório, PMDB. 
Bagé e Guarani sem rádio
A Rádio Clube de Bagé, além de ser mais uma emissora a engrossar a fila dos veículos de comunicação (por concessão governamental) que proíbe notícias da Câmara de Vereadores em sua programação, anunciou que não transmitirá mais os jogos da dupla Bagé/Guarani. Fez parceria com a Rádio Bandeirantes e está transmitindo as partidas de futebol de Grêmio e Internacional de Porto Alegre. 
Agora as três emissoras AM da cidade transmitem a mesma coisa: Rádio Difusora através da Guaíba e Rádio Cultura com a Gaúcha.
Foto de ilustração extraída do blog Ilusionando
O radialista Edgar Muza está tentando reverter esse quadro, quer montar uma equipe de radialistas para os jogos locais. O problema não é de patrocínio, mas de convencer a direção da Cultura a abrir espaço para o futebol de Bagé. 
Vacionir da Silva Lopes, o gerente da emissora, e Odilo Dal Molin, o detentor da concessão, poderiam tomar para si esse "incômodo saudável", que ajuda a manter acesa a chama de uma cidade mais uma humana. 
Os jogos da dupla BAGUA fazem parte de nossas melhores tradições, nossas melhores memórias.  
O meio político e empresarial também devem entrar nessa para ajudar a "forçar a barra". 

O lixo de Bagé
A coleta seletiva do lixo já foi implantada em 60 pontos da cidade. É o que diz a Prefeitura, que anuncia oferecer total apoio para a Associação de Separadores de Materiais Reciclados Rainha da Fronteira (ASMAR), composta por 42 famílias. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Melo, futuramente o poder público municipal pretende que as associações de catadores sejam responsáveis pela coleta do lixo em diversos pontos da cidade.
Agora, vai. Despontamos como uma cidade do futuro se tais atitudes se concretizarem. 
Piadinha Mundo Cão
ou "Mundo Pato"
Contas as boas e más línguas que Luana Machado, do Núcleo de Proteção aos Animais de Bagé, recebeu uma denúncia (ou ela própria ouviu nas conversas da vida) que o Circo Fantástico, ancorado na cidade, fazia malabarismo com patos. Ou seja, um maluco lá ficava jogando os bichinhos para cima e aparando.
Luana não perdeu tempo e foi registrar queixa na Polícia.
O Jornal Minuano publicou a ocorrência policial.
Eis que, o dono do circo manifesta-se à imprensa alegando utilizar patos de "borracha", não patos de verdade.
Deu no Fogo Cruzado de Márcia Sousa (Jornal Minuano)
Foto de Edison Larronda

Todos na Descida do Camaquã
A Descida do Rio Camaquã, evento tradicional de Bagé em sua 16ª edição, terá presenças de autoridades estaduais: 
Beto Grill - vice-governador do RS
Jussara Cony -Secretária do Meio Ambiente
Abigail Pereira - Secretária de Turismo
Luiz Fernando Mainardi - Secretário do Agronegócio
Deste blog
A Descida começa nesta quinta-feira, dia 20, também com a presença de autoridades municipais, como o prefeito de Bagé Dudu Colombo, o prefeito de Pinheiro Machado Luis Fernando Leivas e o vereador Edegar Franco. 
Está programado um manifesto contra a instalação de 13 pequenas usinas ao longo de seu curso. Um projeto do governo federal, em andamento.  


DAEB recebe 14 denúncias
Nas primeiras 24 horas em que o DAEB anunciou que vai tomar medidas punitivas contra o desperdício de água, a autarquia recebeu 14 denúncias. Destas, apenas duas residências foram advertidas, nas quais foi flagrado o uso indevido de água proveniente da rede pública. A maioria das denúncias foi em relação à lavagem de calçadas, pátios e veículos. 
O Daeb está fiscalizando com uma equipe de 10 pessoas. Esta ação iniciou devido a situação de emergência no município. Não está sendo permitida a utilização da água distribuída pela rede pública para atividades que não sejam de uso prioritário. O não cumprimento implicará, em um primeiro momento, na aplicação de advertência por escrito e, no caso de reincidência, em aplicação de multa no valor correspondente a quatro vezes o valor da taxa máxima de água residencial (R$ 174,08) ou comercial (R$ 210,16).
Hamm, Dudu e Beto Grill em Herval
Nesta quinta-feira, dia 20, o deputado federal Afonso Hamm e o vice-governador Beto Grill estarão em Herval, reunidos com prefeitos da Zona Sul. Em debate o problema da estiagem. 
Herval está completando 130 anos. O município decretou Situação de Emergência no dia 3 de janeiro. O prefeito Dudu Colombo confirmou presença no evento, assim como a participação de representante do Ministério do Desenvolvimento Social.
Deputado Federal Afonso Hamm
Herval
Município situado na Encosta do Sudeste.
Ao sul tem Jaguarão e Uruguai;
No leste, Arroio Grande e Pedro Osório;
Ao oeste, Candiota, Hulha Negra e Uruguai;
Ao norte, Piratini e Pinheiro Machado. 
O nome da cidade origina-se da erva-mate encontrada em abundância nas matas quando da sua colonização. Na época erva era grafada com "h". Como o povo não cuidou da erva, desapareceu. Hoje é fonte de riqueza em outras regiões. 
Herval tem 7.400 habitantes. 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Melô do Sarney

Aquele que foi sem nunca ter sido
A notícia veiculada num dia foi a seguinte: 
Ricardo Cougo, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Bagé e professor, é o novo pré reitor do Campus da Urcamp de Santana do Livramento.
A notícia do dia seguinte: 
Ricardo Cougo não é o pró reitor da Urcam-Livramento.
Houve recuo ou o próprio Cougo se precipitou? 
Ele estava tão confiante no cargo que chegou a ser transferido do gabinete do vice-prefeito em Bagé para a Prefeitura do município vizinho, comandado por seu partido - o PSB.
Como diria um filosofo bageense: Qual foi o "parangolé"? 
Carnaval: respeito é bom
Conversei com pessoas ligadas ao Carnaval, diretores de entidades, e é desolador o que se ouve. 
Mais um ano em que pouco se sabe do que fazer, como fazer, que ajuda virá...
No início de 2010 e em 2009 (talvez em 2008, 2007) houve uma grande conversa sobre oficinas, projetos e incentivos durante o ano por parte da Prefeitura. 
Não deu em nada. Aliás, houve um blá blá blá com a presença do deputado Ronaldo Zulke, do PT. E só.
Enquanto isso, a Prefeitura de Uruguaiana (não se trata de capital, mas de uma cidade com 127 mil habitantes) investiu no Carnaval de 2009 R$ 3 milhões e de 2010 R$ 6 milhões.
O investimento garante o melhor Carnaval de Rua do RS. Com retorno para o Município. Lucro.
O que está escrito nesta página não é a reivindicação do melhor, mas o pedido de respeito à grande festa popular, reivindicada pelo pessoal do samba. 
No ano passado, Bagé investiu pouco mais de cem mil reais. Sem projeto, sem pensar, sem norte, sem retorno. Este ano pode ser pior. Mas, ninguém sabe, ninguém viu, ninguém entende. 
Mas, a secretária de Cultura, Roséli Safons, está solicitando que as entidades assinem um documento se comprometendo a desfilar para receber os recursos. Os dirigentes de blocos e escolas devem se dirigir ao Palacete Pedro Osório, sede da Secretaria de Cultura.