Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011


Inclusão digital
Foto de Léko Machado
A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Educação, está qualificando e modernizando o ensino das crianças da rede pública municipal. De 2009, até o segundo semestre de 2011, já foram inaugurados 28 laboratórios, e implantado na Escola Municipal de Educação Infantil Reny da Rosa Collares o Programa Um Computador por Aluno (UCA).
A rede municipal de ensino conta com um total de 13.376 alunos divididos entre Educação Infantil (EMEIs) e Ensino Fundamental (EMEFs), onde 10.695 alunos já usufruem dos laboratórios de informática. O objetivo da implantação de novas tecnologias nas escolas é oportunizar o contato com a informática e a internet, dinamizando a maneira de ensino e aprendizagem dos alunos.
Eis uma boa atitude, que deve ser apoiada.

Ficha limpa de Bagé
O vereador Divaldo Lara, do PTB, protocolou na Câmara o Projeto de Lei da Ficha Limpa Municipal.
Nos moldes da lei nacional, Divaldo quer proibir o ingresso, em cargos em comissão nos orgãos públicos de Bagé, de quem estiver condenação na Justiça, de qualquer processo criminal transitado e julgado. Ou seja, quem está com a ficha suja não poderá ser CC na Câmara, na Prefeitura e no DAEB.
O Projeto de Lei ainda passará pelos trâmites legais até a aprovação, ou não. “A intenção é limpar a administração pública e este é um passo importante”, declarou o vereador.


Carta do PDT
O PDT de Bagé enviou carta à vereadora Adriana Lara dizendo que só voltará a conversar sobre coligação para as eleições 2012 se o PTB decidir apoiar a proposta de 17 vereadores na Câmara para a próxima legislatura. O partido realizou uma reunião na segunda-feira, 21, para deliberar sobre o tema, que incomoda a maioria dos pedetistas.
Porém, terça-feira, 22, à tarde, Adriana conversou com o presidente do PTB, Volmir Silveira, que reuniu a Executiva trabalhista. Em seguida, a vereadora entregou a resposta ao presidente do PDT, Nenê Fara, comunicando que não havia mais tal barreira, pois o PTB deliberará a favor da maior representatividade na Câmara. O que significa 17 vereadores a partir das eleições de 2012.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Jô Soares desabafa contra a Globo - Troféu Imprensa 87

Ouvi dizer que o vereador Gustavo Morais, do PMDB, faz o máximo e o impossível para se manter calmo nas sessões da Câmara, mas está difícil. 

Ouvi dizer que a vereadora Jussara Carpes, do PSD (qual partido?), apontou seu verbo para as diárias do Executivo. E começou citando Omar Ghani, Paulinho Parera e Silvana Caetano, a esposa do prefeito, que fez viagens a Brasília para tratar uma afilhada no Hospital Sara Kubischek com dinheiro do município. A vereadora teria dito que não é contra o tratamento para quem precisa, é contra o privilégio. 

Ouvi dizer que a primeira reunião oficial da CPI dos 200 anos acontece na próxima quarta-feira, dia 23, às 8h da manhã.  Quem convocou foi Jussara Carpes, a presidente. Os outros membros são Omar Ghani e Gustavo Morais, que, ninguém é insano de duvidar, podem dar  um "pelezinho" na Jussara e não comparecerem. Afinal, o prefeito não quer essa CPI. Tanto que ficou uma fera quando soube que uma faixa pedindo a Comissão Parlamentar invadiu uma das passeatas contra a corrupção. 
Ouvi dizer que quatro secretários municipais já se candidataram para ir na Câmara falar de suas realizações. É o efeito TV CÂMARA, uma audiência que incomoda o governo municipal. 

Ouvi dizer que o provedor Luiz Alberto Vargas teve uma reunião de sair lasca com o prefeito Dudu. Ontem foi protocolocado no Legislativo uma emenda ao Orçamento, prevendo R$ 100 mil reais para o Pronto Socorro. Certa vez, Vargas disse que não aguentava mais a falta de condições do Pronto Socorro.

Ouvi dizer que o sindicalista da saúde, Nelson de Lima Gonçalves, o homem que atirou direto contra o vereador Ruben Salazar, pedindo sua cassação por absoluta falta de condições para ser vereador, devido aos seus dez vínculos empregatícios, denúncia do próprio Nélson, não vai desistir de ocupar a Tribuna Democrática da Câmara, sempre às segundas, com dez minutos para se manifestar. Segunda-feira, 21 de novembro, o vereador Gustavo protestou ao que classificou como atitude de vereador de Nélson, que foi para a tribuna responder suas palavras na sessão de quinta passada.