Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sábado, 2 de abril de 2011

Frases da Aldeia 
"Devia dar o lugar pra outro." (eleitor na porta da Câmara de Bagé para o vereador Salazar que chegava atrasado à sessão)


"Eles pensam que vereança é profissão. Não é." (Vereador Ruben Salazar, do PT)


"Para o município será uma boa. Ele é bom no que faz." (Jucelino Rosa dos Santos, do PDT, sobre a ida de Sapiran para a Secretaria de Cultura de Bagé.)


"É uma decisão pessoal. O PT não falou com o PDT, o prefeito não falou com o PDT, o Sapiran não consultou o PDT, enfim, parece-me - que para eles, pouco importa a posição do PDT." (Jucelino, ainda sobre  Sapiran na Secretaria de Cultura.)



"O PDT não vai se coligar com o PT. Agora, mais que nunca, sou candidato a presidente do PDT." (Nenê Fara, presidente-interventor, do PDT de Bagé, sobre Sapiran na Prefeitura do PT. A convenção é dia 1º de maio.)


"Quero a ampliação do nosso governo para outros importantes segmentos sociais e políticos além do PT." (Prefeito Dudu Colombo sobre o convite a Sapiran.)


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Informações ou opiniões para o blog
no email gladimiraguzzi@ibest.com.br
ou gladimiraguzzi@terra.com.br
Prefeito Dudu confirma:
Sapiran é o secretário de Cultura
O prefeito Dudu Colombo oficializou mais uma troca no seu secretariado. Desta vez, é a Secretaria Municipal de Cultura que terá novo nome à frente das atividades. A atual secretária, Roséli Safons do Couto, passa o cargo em ato oficial no próximo dia 9, às 8h30min, na Prefeitura da Osório, ao novo secretário, Sapiran Brito.
O prefeito Dudu explica que esta é uma ação de reestruturação administrativa, além de representar um novo desenho para as ações do governo. "A secretária Roséli desempenhou importante função na secretaria de cultura. Agora, passamos esta missão ao Sapiran, que chega para colaborar com nossa gestão”, disse.
Por fim, Colombo acrescentou que com esta mudança pretende aprofundar as relações do governo. “Reconheço e agradeço o belo trabalho que a Roséli vem fazendo. Ter Sapiran como secretário significará a presença de uma pessoa com atuação reconhecida no meio cultural por sua trajetória e porque quero a ampliação do nosso governo para outros importantes segmentos sociais e políticos além do PT",concluiu. 
O blog Pílulas Políticas publicou a notícia na noite de ontem.

quinta-feira, 31 de março de 2011

LEIA ABAIXO, NESTE BLOG: 
EX-PREFEITO VARGAS
CONTA QUASE TUDO
SAPIRAN É O NOVO
SECRETÁRIO DE CULTURA
PDT E PP MARCAM CONVENÇÃO
DUDU QUER 1.500 CASAS
ONDE ESTÁ WALLY GHANI?
Prefeito Dudu Colombo quer construir 1.500 moradias em Bagé até o final dos quatro anos de governo. E depois dos núcleos Charrua e Guarani está chegando o Guenoas, com 300 casas.


Partido Progressista em reunião essa semana, quando Afonso Hamm reassumiu a presidência do diretório, decidiu que fará convenção dia 21 de maio.


O Partido Democrático Trabalhista, PDT, também se reuniu nesta semana para tratar da convenção, já marcada para dia 1º de maio. Há quem diga que haverá três chapas concorrendo. Este blog aposta em duas. E olhe lá.


Sapiran Brito na Secretaria de Cultura de Bagé (veja notícia neste blog) provocará um "Deus nos acuda" no PDT. Na eleição de 2008 já falaram em expulsão porque Sapiran apoiou Dudu Colombo e não Fernando Teixeira, o candidato do partido. O problema é que o PDT não tem mais moral para expulsar ninguém.


Ruben Salazar quer ser prefeito de Bagé. Mas, quando se aposentar da Medicina. "É impossível fazer as duas coisas", disse-me o vereador e presidente do PT.  Salazar ainda deverá cumprir um outro mandato de vereador, se reeleito for. 


O Inventário do Patrimônio Arquitetônico de Bagé foi aprovado na Câmara, mas sem a naturalidade original. O problema é que ainda tem gente que quer fazer edifício no centro da cidade, onde está tudo saturado e não há condições para nada, nem para energia elétrica, nem para esgoto, nem para água. Isso sem falar no patrimônio propriamente dito. 


Onde está Wally Ghani?
Fabiana Galli, do PROCIBA, Guto Nadal, da Habitação, e Cláudia Curral, gestora do Bolsa Família foram até a CGTEE para tentar parceria com o objetivo de aumentar o número de refeições no Restaurante Popular. Observando a notícia enviada pela assessoria da Prefeitura, percebi que o secretário de Assistência Social não é citado porque não participou da visita. 
Uma pergunta: Onde está Omar Ghani numa hora dessas? Por que Guto Habitação e Cláudia Curral (eleitoral) Bolsa Família? Quem é, afinal, a autoridade de assistência social no Executivo?
Ainda haverá um prefeito capaz de negar a crise de relacionamento? 
Ex-prefeito Vargas abre o coração
e conta quase tudo na TV Câmara
Nessa sexta-feira, dia 1º de abril, vai ao ar pela TV Câmara, Canal 16 da Net, e também na internet no sítio da Câmara de Vereadores, entrevista com o ex-prefeito de Bagé, Luiz Alberto Vargas. 
Vereador eleito em 1982, prefeito em duas gestões, médico cardiologista, natural de São Sepé, Vargas conta sua trajetória até ser o primeiro eleito ao Executivo depois da Ditadura de 64, as conquistas e decepções, a vaia que sofreu em pleno show de Roberto Carlos, os processos na Justiça e até o pedido de prisão que sofreu. Considerando impossível sua candidatura em 2012, mas confessando que não está inelegível - porque houve erro de instância em que foi julgado. Vargas conta, inclusive, alguns segredos de suas campanhas eleitorais que conquistaram o povo de Bagé. 
O programa Guardados da Memória com Luiz Alberto Vargas vai ao ar na faixa das 20h30min dessa sexta.
Horário ampliado
A partir deste dia 1º, a TV Câmara muda o seu horário de entrada no ar e amplia o tempo de programação. 
De segunda a sábado das 19h até 24h. Aos domingos, das 14h às 22h. Em ambos os horários o tempo é aumentado em duas horas diárias. O objetivo é o de atingir um público maior, já que estará no ar em duas faixas distintas. 
As transmissões ao vivo continuam às segundas e quintas, a partir das 10h, além de eventuais sessões solenes, audiências públicas e especiais em outros horários. 
Sapiran Brito é o novo secretário de Cultura do Governo Dudu Colombo
A notícia pulula pelas esquinas, corredores do Legislativo, Executivo e até pelo bosque do Palacete Pedro Osório, sede da Secretaria de Cultura: Sapiran Brito, do PDT, é o novo secretário de Cultura do governo Dudu, a partir do dia 9 de abril, no lugar de Roséli Safons. 
No ano passado, escrevi em Pílulas Políticas do Jornal Folha do Sul que seria o melhor nome para Bagé. Sapiran Brito foi o idealizador da pasta, uma luta que começou há 24 anos, quando era diretor de Cultura na primeira gestão do prefeito Luiz Alberto Vargas. 
Sapiran tem proximidade com as artes, todas elas, da escultura ao teatro, passando pela literatura, pintura, música e cinema. Tem intimidade com a cultura popular, do folclore à religião, do esporte ao carnaval, mas acima de tudo, ele desfruta do respeito da classe artística e cultural da cidade. 
Nos dois mandatos do PDT na Prefeitura, de 1986 a 1989 e de 1993 a 1996, Sapiran Brito idealizou a Casa de Cultura Pedro Wayne, o Centro Cultural Tarcísio Taborda e resgatou o Palacete Pedro Osório para o município, que estava cedido ao Estado. Criou ou adaptou eventos de cultura popular como o Som na Praça, A Paixão de Cristo e o Auto do Amor Menino (teatro de massas). Idealizou o Corpo de Dança, a Banda e o Grupo de Teatro, todos municipais. 
A Casa de Cultura serviu como palco de debates sobre os rumos da cultura em Bagé, discutindo a raça negra, a umbanda, o artesanato típico, as artes plásticas, os festivais de música e de teatro, mas principalmente a descentralização dos atos culturais de governo. 
Sem dúvida, um grande nome, que não sabe ficar calado quando criticado. E, detendo a confiança do prefeito, vai além da pasta que ocupará, abrindo o debate sobre o governo. 
PDT
Quanto ao PDT, seu partido, Sapiran Brito deve ter apoio dos diretórios estadual e nacional, afinal a ordem de Carlos Lupi, o ministro do Trabalho e presidente da sigla é de aproximação com o PT. Portanto, uma expulsão em Bagé, como já foi anunciada caso a notícia se confirmasse, não deve provocar nenhum efeito. 

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ouvi dizer que o prefeito Dudu Colombo convidou o vereador Ivan Casartelli, do PRB, para irem juntos a Brasília, agora no início de abril. Interessante. Pode ser um afago de "adeus, legislativo".
Ouvi dizer que na reunião do PSB o principal assunto era a insistência para que Adriana Lara fosse a candidata a prefeita do partido e pelos socialistas, mas vale também se ela continuar filiada ao PT. 
Ouvi dizer que os panos quentes de Carlos Fico na reunião do PSB continha uma moção de apoio ao governo Dudu. Mas, não deu muito certo. Até do excesso de água reclamaram os companheiros.
Ouvi dizer que boa parte dos partidos que começam a se organizar para 2012 em Bagé estão convictos que a população não quer mais o PT, tanto que votaram Serra Presidente.
Ouvi dizer, também, que todos os partidários citados tem certeza que, embora a população não queira o PT, não adianta a oposição apresentar candidato "chinfrim". 
Ouvi da boca do próprio deputado estadual Raul Pont, PT, "não entendemos que seja necessário que a Assembleia organize uma CPI para o DAER, as medidas já estão sendo tomadas pelo governo..." Ora, ora, deputado!, mas o que é isso, companheiro?
Gaúcho jipeiro
A Prefeitura iniciou, nesta semana, a construção de um espaço destinado para a prática esportiva de jipeiros do município. O local será no Parque do Gaúcho, na zona leste. Alguém lembra do Parque do Gaúcho e sua finalidade?
Além de uma pista de corrida (jipecross), a obra prevê uma área de convívio.
O argumento do secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Paulinho Parera, é que está atendendo uma necessidade da categoria. “Há tempos que representantes dos jipeiros buscam um espaço exclusivo como este. Com esforço, estamos possibilitando este local. Acreditamos que toda iniciativa esportiva é benéfica para a sociedade e deve ser incentivada”, disse o secretário. 
A pista deve ser concluída já nos próximos dias. Segundo nota da assessoria de imprensa da Prefeitura, Parera quer que, com o passar o tempo, novas estruturas sejam instaladas no local, como banheiros e churrasqueiras. 
Sugestão do blog:
O Executivo poderia aproveitar o embalo e construir outras coisas, como um campo pro pessoal que joga futebol americano e também a La Gitana Winter, todos gostam de dançar, faz parte do convívio. 
Parque do Gaúcho era uma ideia boa antes, agora não é mais. 
O tango argentino do PSB de Bagé
O PSB se reuniu na noite de terça-feira, 29 de março, para discutir a relação. Principalmente, a relação com o PT do governo no município e a possível criação "oficial" de uma corrente insatisfeita dentro do partido. 
Foi um tango argentino clássico.. Teve choro, ciúmes, jogos de reminiscências e velhas feridas abertas. 
Afinal, alguns partidários acreditam que o PSB precisa andar com suas próprias pernas, ser independente e não apenas empinar a cabeça fingindo ser dono do próprio nariz. 
Em determinado momento, quando no acordeon soou a nota mais contundente, um olhar acusador sob mãos crispadas corre em direção ao vice-prefeito Carlos Fico para ser definitivo: O PT só dá importância a ti. Nós não existimos!
Era só o que faltava para estremecer as relações pouco sólidas. Se fosse aquele caso típico da amante dar o ultimato no homem para terminar com a esposa, a resposta seria mais ou menos assim: 
- Agora não dá pra fazer isso. Eles estão com problemas sérios. Descobriram uma doença terrível, o diagnóstico diz que o PT está com os orgãos internos apodrecendo, com o perdão de palavra tão forte e cruel. Mas é isso que está acontecendo e parece que não há mais nada a fazer. Só nos resta esperar. Não dá para abandonar alguém num momento como esse.
No encontro noturno - e antes dele, alguns partidários deixaram claro que querem participação ativa no próximo governo municipal com um prefeito ou prefeita que valorize o PSB. 


Na foto, uma parte da equipe socialista. Inclusive com o professor de dança Glenio Fuchs. Se, por acaso, o prefeito Dudu resolver que alguém precisa dançar nesse melodrama...

terça-feira, 29 de março de 2011

Frases do prefeito Dudu no ato
de início das obras da barragem

As frases foram colhidas de nota divulgada pela assessoria de comunicação da prefeitura, a partir dos acontecimentos do ato ocorrido na manhã dessa terça-feira, dia 29 de março de 2011.
Foto Arquivo Aguzzi

“É um momento histórico... (...) Assumimos o governo em 2009 sabendo que esta seria a obra que resolveria o maior e mais antigo problema de Bagé.”

“Não queremos, jamais, que se repita o episódio de 1989, quando ocorreu (...) a mais séria seca que já atingiu esta cidade.”

"(...) Na gestão anterior, o ex-prefeito Mainardi garantiu os primeiros recursos deste empreendimento."

"Quando assumimos este compromisso, cumprimos as diversas etapas necessárias para chegarmos até este momento."

“Enquanto os trabalhos acontecem, ainda vamos negociar com outras 32 propriedades restantes que irão compor a área total da barragem.”

“Tenho certeza que, além de água na casa de cada cidadão, esta obra vai trazer novas e grandes perspectivas para o desenvolvimento de Bagé.”

“O primeiro dia mais esperado do nosso governo é este de hoje. E o segundo dia mais esperado é o dia em que vamos comemorar a conclusão da obra da nova barragem”.
Militão pra julho
A Prefeitura está anunciando o fim das obras do Ginásio Coberto Militão para o mês de julho. Mas, ainda está à espera da verba para finalizar o plano de proteção contra incêndio, que chegará via Caixa Federal. 
Para a reinauguração Paulinho Parera quer dois eventos: um esportivo e outro cultural. 
DESTE BLOG: O cultural é um problema. 
Vereadores querem
Paulinho Parera 
no "paredão" do PT
Paulinho Parera na Câmara.
No tempo em que era da turma do Mainardi.
Nesta terça-feira, dia 29, a bancada de vereadores do PT enviou ao vereador Ruben Salazar, presidente do partido em Bagé, o caso em que o secretário da Juventude, Esporte e Lazer do município, Paulo Parera, aparece em um vídeo chamando os parlamentares da Câmara de Vereadores de “cambada de sem-vergonha”. Em "comício" na calçada em frente à Caixa Econômica Federal, Parera afirma que não faria mais negociatas para aprovar projetos de lei na Câmara. 
Os petistas solicitam o encaminhamento do episódio à Comissão de Ética do partido, para análise e posterior tomada de posição.
Assinam o ofício os vereadores Adriana Lara, Edegar Franco, Jussara Carpes, Téia Pereira e Silvio Machado.
Parece que a "turma rebelde" resolveu tomar a decisão no momento em que a Executiva do partido deixou vazar que chamará aqueles que votam contra os projetos de Dudu Prefeito para uma "dura". Ou "enquadramento", expressão que Ruben Salazar não gosta.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Cuidado com a Roda Viva
Depois do fim de uma ditadura em 1945, o Brasil viveria um outro golpe à Constituição em 1964. Ou seja, menos de 20 anos do fim de um regime de exceção começava outro. 
Eis a roda viva que carrega nosso destino pra lá. 
Hoje enfrentamos um outro tipo de ditadura, patrocinada pelos grandes meios de comunicação, acompanhada pelos pequenos meios como parasitas da moda, que é a Ditadura do Emburrecimento. Prestem atenção ao que está acontecendo à nossa volta. Observem os prêmios de melhor música, melhor cantor, melhor isso e aquilo da tv brasileira. A propaganda de CDs, de ídolos forjados, de religiões alienantes, da canalhice institucionalizada... Estão mutilando o senso crítico das pessoas de forma cruel, sem direito à defesa, em nome de um deus forjado pela mídia maior. Um deus que acha "feio" criticar o glamour high tech, que acha crime o espontâneo e original.  
E assim, a gente se sente, como quem partiu ou morreu, mas ainda queremos ter voz ativa e em nosso destino mandar...
Por favor, não pense que esse é um discurso retrógrado, ultrapassado. 
Cuidado, pode ser a roda viva carregando sua alma, carregando sua esperança, carregando sua vida.
O vereador da TV
Gustavo Morais e a Erva de Passarinho
Ninguém está usando melhor a oportunidade de aparecer num canal de TV que o vereador Gustavo Morais. Ele entendeu que a TV Câmara, mesmo em canal fechado, transmitido pela Net, pode ser um grande instrumento de divulgação de seu trabalho. Essa percepção vem desde o princípio das transmissões, quando era secretário diretivo da Câmara e aparecia todo o tempo em todas as sessões, quer lendo a ata, quer anunciando os projetos e requerimentos... 
Quando Gustavo Morais fala na tribuna, ele se dirige ao telespectador que está em casa, usa sempre terno e gravata, cabelos alinhados e barba aparada. Ele sabe que a Net em Bagé tem em torno de 8 mil assinantes e já fez o cálculo de familiares e amigos desses assinantes.
Os programas alternativos da TV, como Um Problema a Resolver, são muito bem aproveitados pelo vereador. Se a equipe de produção avisa que tem alguma gravação que requer sua participação, não deixa pra depois. 
Gustavo Morais entendeu isso há muito tempo e melhor ainda quando percebeu que as pessoas notaram sua performance. 
Na Sessão Ordinária dessa segunda-feira, 28, ele levou ao plenário galhos da árvore Erva de Passarinho, "uma praga", como anunciou. Sem entrar no mérito de seu protesto contra alguns feitos da Prefeitura, a árvore serviu para chamar a atenção. Antes, já havia soprado um hidrômetro para mostrar que o vento (nos canos sem água) move o ponteiro e causa gasto/ou excesso.  
Porém, o mais significativo nisso tudo dessa teatralização televisiva, é que não fica ridículo, porque o discurso tem fundamento. 
Carta a um desempregado
por João Mellão Neto (O Estado de S. Paulo)
Caro cidadão Luiz da Silva, como você está se sentindo agora que retornou à planície? Na verdade, apenas trocou de Planalto - para o Paulista. É duro ficar ocioso. Permanecer em casa o dia inteiro é uma coisa enfadonha. Ainda mais quando não se tem o hábito da leitura.
A sua mulher não deve estar gostando nem um pouco dessa situação. A presença constante dos maridos no lar, como se sabe, perturba o andamento das lides domésticas.
Problemas financeiros, ao que parece, você não tem. Como é sabido, os seus antigos amigos - com grande desprendimento - cuidam de lhe prover de tudo. Mas haja tédio. Além da insegurança quanto ao futuro, essa condição abala a autoestima das pessoas.
Quase todos os governantes, enquanto estão no comando, acreditam que vão tirar de letra. E quando seus mandatos terminam caem em depressão.
São poucos os que o visitam na sua casa e são raros os que ainda lhe telefonam.
E se, de repente, você ouvir ruídos na porta?
Não se preocupe. São apenas folhas secas levadas pelo vento.
Por que você não telefona para a nova intendente? Ela, por enquanto, ainda vai atendê-lo. Anotará, atenciosamente, as suas recomendações e depois fará tudo diferente. Não fique aborrecido. Já está muito bom. Pior vai ser quando ela trocar os telefones e não lhe comunicar os novos números.
"A companheira tem muito que fazer", deduzirá você. Procurará, então, deixar um recado com a secretária dela. Impossível. Virá à linha uma assessora, com voz impessoal para lhe dizer que, no momento, a secretária da chefa não pode atender.
"Por quê?"
"Ela está "em reunião". Daria para o senhor adiantar o assunto?"
"O que é isso, companheira?! Aqui quem está falando é o ex-presidente!"
"Qual deles? Tem tantos..."
"Eu, é claro!"
"Ah! Eu acho que estou reconhecendo a sua voz. "Você" não é aquele senhor sexagenário que desceu a rampa no dia do réveillon?"
"Sou! Veja aí, no caderno de "autoridades" que deve estar em sua mesa!"
"Não vai dar, não. A agenda que tem aqui é antiga, do ano passado."
"Então eu vou pessoalmente até aí, amanhã!"
"Pode vir. O problema é que a porta que dá para a rampa fica trancada durante a semana. Venha no domingo, que fica aberto para visitação."
Você, enraivecido, desliga o telefone. Vai abordar a "companheira-em-chefe" em alguma cerimônia pública. Isso se os seguranças dela permitirem.
Por falar nisso, cidadão, por que você faltou ao almoço em homenagem àqueles americanos que estavam aqui, em férias? Sua ausência não pegou bem. Deu a impressão de que não gosta dos gringos. Ou, então, que não vai a festas em que os holofotes não estejam sobre você.
Todos os seus antigos colegas foram. E olhe que muitos deles, apesar de aposentados, ainda estão na ativa. Ficou feio para você.
Mudando de assunto, você pretende voltar ao serviço? Eu estou lhe perguntando isso porque, se você tem essa intenção, o grande problema é que a senhora sua sucessora vai querer renovar o contrato. E nesse cargo só cabe um.
Em outras palavras, o que acontece é o seguinte: para você se dar bem ela tem de se dar mal. E vice-versa. Entendeu agora por que ela não segue os seus conselhos?
A gente não tem ainda uma imagem clara de como será a sua gestão. Ela tem aparecido pouco, mas dizem que é competente. Ou seja, o contrário de você.
Ao menos para o paladar da "zelite", ela é muito melhor do que você e a sua "companheirada". A "zelite" somos todos nós que lemos jornais. Eu daria a isso outro nome: opinião pública bem informada.
Bem, para que a gente não brigue, vamos falar de outras coisas. O que é que você pretende fazer da vida, por enquanto?
Pelo que corre por aí, ora você pretende montar um instituto, ora você se oferece para atuar em algum órgão internacional. Você mesmo já declarou que pretende passar o ano inteiro percorrendo o Brasil para provar que nunca houve corrupção na sua gestão.
Já ouvi também que o seu "sonho de consumo" é ser eleito secretário-geral da Organização das Nações Unidas. O pessoal de lá, diplomaticamente, já mandou avisar a você que não vai dar. O titular desse cargo - alegam eles - é eleito pelo critério de rodízio entre os continentes. A nossa vez já passou.
Como isso não será possível, fala-se por aí que você aceitaria um posto menor: iria morar em Roma e trabalhar na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
A ideia, nesse caso, seria a de levar aos desvalidos do mundo - principalmente da África - a sua tecnologia de "combate à fome". Por acaso você pretende ressuscitar o finado Fome Zero? Ou vai propor a eles algum tipo de Bolsa-Família? Cuidado para não ser acusado de plágio. Ao que eu saiba, não foi você que criou. Você apenas pegou alguns programas que já existiam e tratou de juntá-los em um só.
Aliás, por falar nisso, onde é que anda o Amorim? Alguém falou que ele iria trabalhar com você no "instituto". E também ouvi que ele está ainda indeciso entre outras três propostas internacionais de emprego: da Bolívia, da Venezuela e do Irã.
Outro dia pude ler aqui, no jornal, uma justificativa sua por não ter comparecido ao banquete de Brasília: você não queria ofuscar a sua sucessora.
Você ainda não entendeu que fora do poder - e não sendo mais novidade - aquilo que faz não é mais notícia.
Como dizem os árabes, "uma mosca escura, numa mesa escura, numa noite escura: somente Deus a vê".
Cidadão Luiz Inácio, é melhor você aprender a rezar.
João Mellão é jornalista, foi deputado estadual e federal, secretário e ministro. 
BLOG: WWW.BLOGDOMELLAO.COM.BR 
Crédito: Blog do Cristiano Goes
















"Jovem, bonita, simpática, aparentemente anódina, a deputada escamoteia com maestria a sua condição de comunista e faz um discurso alienado para conquistar o coração dos eleitores despolitizados."
Definição do jornalista Políbio Braga 
para explicar porque Manuela é a preferida
 para ser prefeita de Porto Alegre em recente pesquisa 
Hamm, Dudu e as emendas
O deputado federal Afonso Hamm, do PP, esteve reunido na manhã desta segunda-feira, dia 28 de março, com o prefeito Luiz Eduardo Dudu Colombo e a equipe de projetos da administração municipal. Em pauta as emendas que o deputado já indicou para o município.
Na oportunidade, o deputado entregou ao prefeito um ofício comunicando a indicação de uma emenda no valor de R$ 200 mil oriunda do Ministério da Saúde.
Comentário do blog
A notícia acima foi enviada pela assessoria de Hamm. Mas, não consta na informação oficial um ponto fundamental dessa história de verbas: a presidente da República, Dilma Rousseff, diminuiu em muito as liberações de emendas dos deputados. O rombo no Orçamento da União é grande, portanto, cada parlamentar terá de "suar muito a camisa" para conseguir alguns trocados via emenda. 
Enviado pela assessoria
de comunicação da Prefeitura
Começa nesta terça a obra da Barragem da Arvorezinha
A construção da Barragem da Arvorezinha, em Bagé, inicia efetivamente nesta terça-feira, dia 29 de março, com a instalação do canteiro de obras. O ato solene está agendado para às 10h, nas imediações da área onde será erguido o empreendimento (Estrada da Arvorezinha, n° 113). A obra é considerada a solução para o maior e mais antigo problema do município - a falta de água em períodos de estiagem.
Para a construção, o Governo Federal, por meio do Ministério de Integração Nacional, liberou uma quantia de R$ 30 milhões. O município fará uma contrapartida na ordem de R$ 4 milhões. Com isto, serão R$ 34 milhões investidos. A Barragem da Arvorezinha terá uma capacidade de armazenamento de 18 bilhões de litros de água. O comprimento total será de 1.760 metros e a altura máxima de 26 metros. A área do reservatório é de 300 hectares. O prazo para conclusão é de 18 meses.
A empresa responsável pela obra será a Marco Projetos e Construções. Além disto, a empresa Engeplus - que já executou o Projeto Executivo e o Plano Básico Ambiental - fará a fiscalização dos serviços.
Ouvi dizer que a direção executiva do PT de Bagé não gostou nenhum pouco do "vazamento" de informações sobre a chamada dos vereadores "rebeldes" para um suposto enquadramento nas instâncias partidárias.
Ouvi dizer que é certo que o  PMDB terá candidato a prefeito de Bagé no ano que vem. Fernandinho Teixeira quer ser o nome indicado, mas parece que o "cavalo" de Gustavo Morais está mais rápido.
Ouvi dizer que a possibilidade de Aluízio Tavares ser indicado como o candidato do PP à Prefeitura não agrada uma ala do partido, que já está vendo Aluízio como o "guanaquinho".
Ouvi dizer que o prefeito Dudu Colombo, através da Rádio Difusora, comparou o hidrômetro com a balança do açougueiro e o medidor da CEEE. Então, por que não cobra só o que o povo consome?
Ouvi dizer que a Prefeitura vai comemorar os 200 anos de Bagé - de verdade - só no ano que vem. Isto porque, pelas contas loucas, o aniversário começa em 17 de julho de 2011 e termina em 17 de julho de 2012.
Ouvi dizer que a Prefeitura vai fazer de tudo para a barragem ser inaugurada às vésperas da próxima eleição.
Ouvi dizer que o motorista demitido, aquele que trabalhava na Secretaria do Idoso e ameaçou Omar Ghani, vai trabalhar numa empresa que presta serviço ao Município. Vamos esperar.