Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sexta-feira, 4 de março de 2011

SÓ CONSIGO SER TRÊS
de Greice Morelli, cantora, compositora, atriz e pessoa/gente/humana,
de Bagé, está em Porto Alegre e gravou essa sua música na Redenção.
Mas, ouçam, que ela mesma conta a história...


Aproveitem o feriado. 
O blog estará por aqui, devagar e sempre,
enquanto o Carnaval passar...
OUVI dizer que Cláudio Diaz, ex-deputado, e Nélson Marchezan Jr são adversários na disputa pelo comando do tucanato gaúcho.
OUVI dizer que depois de ser "esquecido" pela presidente Dilma Rousseff na reunião dos aliados, o PDT pode ser defenestrado do governo federal.
OUVI dizer que o veto do prefeito Dudu Colombo ao vale-alimentação dos funcionários no valor de R$ 5, proposto pela Câmara, vai ser derrubado. Será a pior vitória do Executivo no Legislativo.
OUVI dizer que Gustavo Morais não se importaria tanto se os filiados do PMDB fossem assediados pela turma do Dudu. Mas, é do Mainardi...
OUVI dizer que o governo do Estado está - mesmo - disposto a acabar com a mistura álcool e direção. Não vai ser moleza para quem bebe e dirige.
OUVI dizer que o bloco Alcides Almeida vai homenagear o Projeto Rodarte, da Prefeitura. Outro ano foi a vez do Esporte e Lazer da Cidade e, outro ainda, foi a Primeira-Dama, que acabou virando nome de entidade.
Ouvi as rádios Clube e Líder transmitindo o jogo Guarany e São Paulo de Rio Grande. Uma emissora é concessionária/comercial e a outra periférica
Primeiro Carnaval 
Binacional de Aceguá
Uma reunião entre a comissão organizadora definiu a ordem dos desfiles e apresentações do 1° Carnaval Binacional de Aceguá - Brasil - Uruguai, que acontece na próxima quinta-feira, dia 10.
O evento que será sediado na Praça do Rotary Club Internacional é uma promoção da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gabinete do Prefeito, Intendência de Cerro Largo e Centros MEC.
As atrações iniciam às 19h com concentração dos grupos na frente da Aduana Uruguaia passando pela avenida General Artigas e retornando pela avenida Gaspar Silveira Martins, onde se encontrarão as duas Comparsas, as Rainhas do Carnaval de Aceguá e Melo, Escolas de Samba e Rainhas do Carnaval de Bagé, Grupo Mesa de Bar e blocos carnavalescos de Aceguá.
Ponto facultativo no dia 7
A Prefeitura de Bagé decretou ponto facultativo no dia 7 de março, segunda-feira de Carnaval. A medida vale para todas as secretarias e órgãos municipais, inclusive para a Fármacia Popular (que também terá ponto facultativo no dia 5). As atividades serão normalizadas no dia 9.
Prefeitura retira areia dos arroios 
Na tarde desta quinta, dia 3, a Prefeitura de Bagé iniciou um serviço de dragagem junto a ponte submersa da rua Ernesto Médici com o objetivo de desobstruir a tubulação para a passagem da água do arroio.
“Com o tempo, formam-se bancos de areia que impedem a passagem da água. Por este motivo, iniciamos este procedimento”, contou o secretário de Atividades Urbanas Eduardo Mendes. 
Para a próxima semana, o mesmo processo está previsto para o Passo do Onze. 
Gilson Machado assume 7ª Coordenadoria de Saúde
Carmen e Luiz Alberto Vargas, Ciro Simoni,
Gilson Machado e Edegar Franco
Faz quase dois meses que a coluna Pílulas Políticas do Jornal Folha do Sul anunciou que Gilson Machado seria o titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Bagé. Nesta quinta-feira, 3 de março, finalmente, Gilson assumiu o cargo. O vereador Edegar Franco esteve em Porto Alegre para a posse, oficializada pelo secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, do PDT. 
Quem também esteve em Porto Alegre e aproveitou para uma audiência foi Luiz Alberto Vargas, provedor da Santa Casa. Ele e a esposa Carmen Vargas. 
Gilson Machado, que até abril do ano passado era coordenador do GGI-M, o Gabinete Municipal de Segurança, do prefeito Dudu Colombo, agora, no novo cargo tem a tutela de Luiz Fernando Mainardi. 

quinta-feira, 3 de março de 2011

Dudu na passarela do samba
Nesta quinta-feira, dia 3, às 20h, o prefeito de Bagé, Dudu Colombo, realiza uma vistoria nas instalações do sambódromo, na rua Caetano Gonçalves, que está recebendo os últimos retoques para o Carnaval. Os desfiles de blocos e escolas acontecem nos dias 5, 6, 7 e 8 de março.
Que partido é esse em que estou? Que governo é esse em que estou?

As perguntas foram feitas por Silvio Machado, presidente da Câmara de Vereadores. 
Na manhã desta quinta-feira, dia 3, o parlamentar petista foi à tribuna do Legislativo para demonstrar sua indignação com o - que denominou,  constrangimento a que foi submetido na abertura oficial do ano letivo das escolas municipais, dia 1º, no ginásio Cultural Auxiliadora.
Segundo Silvio Machado, ele não havia pedido a palavra e não era sua intenção, quando a responsável pelo cerimonial da Prefeitura disse ao seu ouvido que fosse breve em sua fala. "Ora, não pediram isso pra ninguém, por que comigo", perguntou o presidente, que lembra ter ouvido todos que transmitiram a palavra no microfone, e nenhum teve restrição de tempo. "Em que partido estou? Em que governo estou?", bradou em questionamento na tribuna. Para o político, existem três poderes na cidade e um deles é o Legislativo, que preside em Bagé. "Parece que as pessoas não sabem o significado disso, não sabem do poder da Câmara", argumentou. 
Há algum tempo, Silvio Machado se sente desconfortável no PT, partido que o acusa de ter feito campanha para Luis Augusto Lara em 2010 e já cogitou expulsá-lo. 
Esta coluna já questionou o vereador duas vezes sobre a acusação na eleição do ano passado e ele foi direto: - Fiz campanha para Mainardi e Marco Maia, os dois do PT.  Teve gente próxima a mim que resolveu ajudar na candidatura do Lara, mas isso eu não posso proibir e nem é o meu jeito de ser. 
O que a vereadora 
Téia Pereira
gosta de ouvir

Este blog tem publicado o gosto musical dos principais políticos da cidade. 
Nesta postagem, é a vez da vereadora Téia Pereira, que gosta de ouvir MPB, gosta de Elis Regina, de Rita Lee, de Gilberto Gil, Chico Buarque... 
A composição a seguir é um clássico da Música Popular Brasileira. É "Como Nossos Pais", autoria de Belchior e imortalizada com a interpretação de Elis.


s

quarta-feira, 2 de março de 2011

HAMM DE OLHO NA COPA E NOS BENEFÍCIOS PÓS  EVENTO
A subcomissão da Copa do Mundo e das Olímpiadas
 deve contar com os dois parlamentares do futebol
O deputado federal Afonso Hamm, do PP, aproveitou para ser fotografado ao lado do colega Romário, do PSB, tão logo sugeriu a criação de uma subcomissão na Câmara Federal para tratar da Copa do Mundo e das Olímpiadas. Eles estão juntos na Comissão de Turismo e Esporte.

Hamm argumenta que a ideia de instalar a Subcomissão se deve ao papel de contribuição do Congresso Nacional na realização desses megaeventos esportivos. Ele observa que o país está enfrentando alguns impasses, como: atrasos em obras, arenas ainda em licitação, aeroportos congestionados e definições de estádios que irão sediar a abertura e o encerramento da Copa.
Outra preocupação do deputado bageense é que o Brasil saiba desfrutar dos impactos favoráveis após o evento, o que ocorre nos países que já sediaram a copa. 

Santas na Câmara
Na manhã desta quarta-feira, 2 de março, teve início a exposição da artista plástica Heloisa Morgado no Plenário Lígia Almeida da Câmara de Vereadores de Bagé. 
“Mantos do Silêncio”, que retrata santas e monjas, receberá o público até o dia 10 de março. 
A exposição é uma iniciativa do Setor de Memorial da Câmara, criado através de uma proposição da vereadora Jussara Carpes.
Estas foram as palavras do vereador Edegar Franco, publicada no Jornal Folha do Sul de terça-feira, 
dia 1ª de março:



“Fui corrido da secretaria.
O prefeito nunca apareceu lá. 
E não me calo pra esse governo.”





A resposta do Prefeito:
Prezado colunista Gladimir:
Referente ao que seria uma declaração do vereador Edegar Franco, ex-secretário de Desenvolvimento Rural, esclareço a ti e aos leitores do Folha do Sul que nestes dois anos de governo temos dedicado esforços e ações a todas as políticas municipais.
No que se refere ao setor de Desenvolvimento Rural, além da manutenção e ampliação dos serviços, dediquei no ano passado uma semana percorrendo, juntamente com o então titular da pasta, diversas localidades do interior. Na ocasião, dialogamos com pequenos, médios e grandes produtores, colhemos demandas e encaminhamos as ações correspondentes.
Registro ainda que, depois de uma solicitação que partiu dele, o ex-secretário despediu-se da nossa equipe de governo na presença do conjunto de secretários e coordenadores, suas palavras foram de agradecimento e de destaque de ter sido sempre apoiado em todas as ações. 
Nosso governo não quer pessoas caladas, pelo contrário, queremos preservar sempre o direito da manifestação pessoal ou coletiva. Não abrimos mão de que a honestidade seja mantida e as palavras sejam verdadeiras. 
Atenciosamente, Dudu Colombo
Prefeito de Bagé

terça-feira, 1 de março de 2011

Ivan Lima
Estranhos no ninho
Pedro Sabela, Ivan Lima e Júlio Boher, os novos “companheiros” do PT, que chegam ao partido num momento atribulado, de disputa acirrada, em que dois grupos - o do prefeito Dudu Colombo e do secretário estadual Luiz Mainardi - se preparam para “conquistar” os votos dos filiados e concorrer à Prefeitura em 2012. As eleições prévias do PT devem ocorrer em março ou abril do próximo ano. Até lá, tudo pode acontecer. Inclusive, mudar de lado - dentro do mesmo partido.
Pedro Sabela, de azul
Os três nomes em destaque nesta página, já são experientes na vida partidária. Sabela já andou pelo PSDB, PTB e PMDB; Ivan Lima no PDT, e Boher no PDT e PCdoB. Um é professor, o outro é médico e o terceiro advogado. 

2 MIL NOVOS
Júlio Boher
Segunda-feira, 28, à noite, a direção executiva do Partido dos Trabalhadores se reuniu para definir a homologação ou não de mais de duas mil novas filiações. Impossível verificar todos os nomes em uma noite. Assim, ficou definido que durante esta semana, um grupo de diretores fará o trabalho.Não há acerto sobre impugnações. Porém, o presidente do PT, Ruben Salazar já disse que se começarem a discutir nomes e o debate sair fora da “normalidade”, ele pode determinar o cancelamento e impedir a homologação de todos os nomes. Afinal, o estatuto partidário veda filiação em massa. 
Mas, Salazar acredita que não haverá problema. Pelo menos neste momento. 
Ano que vem, no entanto, espera-se o inusitado. 



Divaldo Lara e os kits escolares
Bairros Ibajé, Castro Alves e Casa da Menina recebem kits escolares, doação do Vereador Divaldo Lara.
Depois de entregar kits escolares no bairro Castro Alves e na Casa da Menina, nesta terça-feira, 1º de março, o vereador Divaldo Lara, do PTB, faz o mesmo no Bairro Ibajé. Há quatro anos ele faz isso. 
Os moradores do Bairro Castro Alves foram contemplados no sábado, quando no ato cerca de 300 famílias estiveram presentes no evento, que também inaugurou o centro esportivo Castro Alves. O espaço, que há um ano vem passando por reformas é uma iniciativa do vereador, que desenvolveu o espaço com recursos próprios e aproveita o momento do lançamento para também realizar sua doação anual de kits escolares. O objetivo é estimular o vínculo de crianças e jovens com a escola através de atividades prazerosas como o esporte, que também tem o objetivo de prevenir contra as drogas. "Quero meu bairro conhecido por referências positivas e que encaminha crianças e jovens para atividades voltadas ao bem”, definiu, referindo-se ao fato do Bairro Castro Alves ser conhecido como ponto de drogas.

O incrível caso
dos jurados barrados
e outras firulas 
e bobagens do Carnaval
desta terra
Nesta segunda-feira, dia 28, a vereadora Jussara Carpes, do PT, foi à tribuna da Câmara para relatar um acontecimento do final de semana, que tem a ver comigo, o autor deste blog. 
Sábado, 26, no ínicio da tarde, a vereadora e este escrivinhador foram convidados para jurados do Rainha do Carnaval de Bagé, evento que ocorreu em frente ao Centro Administrativo. 
Alguns minutos após o convite soubemos que nossos nomes foram vetados pela Prefeitura de Bagé. 
- Mas, quem?
- Disseram que o prefeito não ia gostar de vocês dois de jurados.
- Ele disse isso?
- Só se foi por telefone, ele não está em Bagé, parece...
- Foi a Roséli Safons, então?
- Não sei. Talvez...
"Pois, muito bem", como diziam os antigos... "Ficamos assim, então..."
Mas, a vereadora Jussara não queria que ficasse assim e resolveu ligar para o prefeito, precisava saber que história é essa de veto.
- Não. Eu não vetei ninguém.
Jussara: Barrada na festa
Mais ou menos assim, teria respondido o prefeito Dudu Colombo: Não vetei ninguém. 
Alguns minutos depois e recebo uma telefonema comunicando que houve um mal entendido e que não há veto nenhum. Segundo comentário, um assessor - desses miúdos, cujo cérebro cabe num dedal e sobra espaço para o dedo - teria forjado toda a censura aos nossos nomes. 
Jussara Carpes não gostou nenhum pouquinho dessa história e manteve sua exclusão do corpo de jurados. Quanto a mim, sendo o prefeito ou um assessorzinho - e tendo voltado atrás - não me importa. Estou no sacrificado Carnaval de Bagé antes de todos eles. Vivo esta festa na minha terra desde os anos 60, quando o desfile era na avenida Presidente Vargas. Participei no Copacabana, no Canta Galo, no Ibajé, no Bom Cabrito, Comanches, Aí Vem o Barão, Zebra... Fiz Carlitos (Charlie Chaplin) nas apresentações de Carnaval na Sete de Setembro, nas festas de rainha do Militão... Fiz Evita Péron, fui Rei no plebiscito do Regime de Govero, fui dentro de um caixão para protestar contra a destruição de nossos prédios históricos, enfim... o Carnaval de Bagé é meu mais que de quem ousar me vetar.
Respeito a posição da vereadora Jussara Carpes, trata-se de uma autoridade, eleita pelo povo desta terra. 
Quanto a mim... Não, não posso ir atrás de firulas... e bobagens. 

QUE o governador Tarso Genro recebeu "vaias esparsas" na Abertura da Colheita do Arroz em Camaquã.
QUE o ex-deputado federal Pompeo de Mattos, está sem eira nem beira, perdido nos corredores do Banco do Brasil, onde é funcionário público, mas estava licenciado há mais de 20 anos. Pois, Pompeo pediu socorro ao prefeito José Fortunatti para ser secretário em Porto Alegre. Vai ser. 
QUE o índice de menos de um óbito por mês em Bagé no ano de 2010 não será batido este ano. Apenas em janeiro e fevereiro já morreram quatro crianças. 
QUE o vereador Gustavo Morais, do PMDB, gostou muito de ver a colega Sonia Leite, do PP, "baixar a lenha" no senador Paim porque foi contra o próprio discurso na votação do aumento do salário mínimo, mas esqueceu que Pedro Simon, do seu partido, fez pior: absteve-se.
QUE o eletricista e ex-vereador Caio Ferreira já está pagando o cargo que recebeu na chefia do Procon em Bagé. Está filiando um "monte" para segurar a candidatura à reeleição do prefeito Dudu em 2012.  
QUE o deputado federal Alceu Moreira, do PMDB, integrará a Comissão de Reforma Política da Câmara Federal. Dizem que desta vez, vai.
QUE as críticas do PTB ao número exagerado de CCs na Prefeitura de Bagé não se confirma no âmbito estadual. Um petista me disse (e não é novidade, como diria Edegar Muza) que Tarso está aumentando o número de CCs com o aval do PTB. 
QUE a Câmara de Vereadores vai aumentar o tempo permitido aos vereadores na tribuna, de 5 minutos para 10. Melhor para quem escreve política. 

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Para que o RS e SC participem
do leilão da energia a carvão 
Beto Albuquerque, Luis Lara, Tarso Genro,
Afonso Hamm e Luiz Mainardi
O governador Tarso Genro esteve reunido na tarde desta segunda-feira, em Porto Alegre, com lideranças políticas, representantes empresariais e trabalhadores ligados à produção de carvão mineral no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 
Segundo informou a assessoria de imprensa do governo, todos os setores que envolvem a cadeia produtiva carbonífera dos três estados do Sul estavam no Palácio Piratini.
A audiência foi marcada pelo deputado federal Afonso Hamm, que é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral. O presidente, senador Delcídio Amaral, do Mato Grosso, particiou.
A intenção é buscar apoio do governo federal visando à participação, de forma isonômica, dos projetos termelétricos a carvão dos Estados do Sul nos próximos leilões, denominados A-5, do Ministério de Minas e Energia.
Também presentes o secretário do Agronegócio Luiz Fernando Mainardi; secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social Luiz Augusto Lara e o secretário de Infraestrutura e Logística Beto Albuquerque.
A maioria dos presentes solicitou ao governador que lidere o processo para retomada dos leilões e que seja o articulador junto ao governo federal com o propósito de estabelecer uma política nacional para o carvão. Tarso Genro destacou sua posição favorável ao assunto e solicitou que os parlamentares e os representantes do setor elaborem uma nota técnica com o conteúdo da reunião para ser encaminhada a presidente da República, Dilma Roussef. 
Desenvolvimento
Conforme Afonso Hamm, existem cinco projetos com licença ambiental, de destaque para a Metade Sul, que irá ampliar de forma significativa o fornecimento de energia no Rio Grande do Sul, possibilitando ao Estado partir para a exportação. Hamm observa que o Estado gaúcho detém 90% das reservas de carvão do Brasil. O carvão mineral nacional vem sendo utilizado, principalmente, na geração de energia elétrica, o que representa 81% do seu mercado e, complementarmente, na geração de vapor para processos industriais.
Hamm comenta que além dos 1.700 MW em operação, que inclui Candiota III, existem novos projetos termelétricos a carvão no sul do Brasil que exigirão investimentos de aproximadamente 7,5 bilhões de dólares.
De acordo com Albuquerque, o trabalho principal agora é na elaboração de um calendário de leilões com o Governo Federal de forma a garantir a participação do carvão mineral.

PROJETOS APTOS A PARTICIPAREM DOS LEILÕES A-5 PROMOVIDOS PELA ANEEL
Seival (2x300 MW) Candiota - RS – com licença de instalação;
MPX Sul (2x363 MW), em Candiota-RS – com licença prévia;
CTSUL (2x350 MW), em Cachoeira do Sul-RS – com licença de instalação em análise;
Usitesc (440 MW), em Treviso-SC – com licença prévia;
Jacuí (350 MW), em Guaíba-RS (obra paralisada);
Termopampa (300 MW), em Candiota-RS (projeto em licenciamento).
Fonte Assessoria de Imprensa do Deputado Afonso Hamm,
com texto modificado pelo autor deste blog
Prefeito Dudu Colombo
Foto ilustrativa, Coordenadoria de
Comunicação da Prefeitura
“Sabemos o quanto a Educação é fundamental para todos, por isso desde o início desta gestão estamos investindo pesado nessa área. Destaco o fato de Bagé ser a primeira cidade do país a receber o Programa Um Computador por Aluno (Uca), a aquisição e reforma do novo prédio da Smed (antiga Cobagelã), a instalação de laboratórios de informática inteiramente novos em muitas escolas da zona urbana e rural”, citou como exemplos ao somar que “tivemos escolas ampliadas e reformadas, o que multiplicou o atendimento na rede pública. Isto tudo é um demonstrativo que estamos empenhados em possibilitar as ferramentas necessárias para o aprimoramento educacional em Bagé.”
Prefeito de Bagé, Dudu Colombo, 
na Abertura do Ano Letivo, 
nesta segunda, 28, no Ginásio Auxiliadora

Janise Colares
Foto de Léko Machado (editada)
Estamos trabalhando para que os professores tenham mais incentivo para realizarem um excelente trabalho com os nossos alunos. Para isso, estamos encaminhando para a Câmara de Vereadores a proposta de um novo plano de carreira do magistério que busca ampliar vantagens.”
Secretária Municipal de Educação, 
Janise Colares,
na mesma ocasião
Vereadores tentam valor maior
para vale-alimentação
Na tarde desta segunda-feira, a convite do vereador Divaldo Lara, do PTB, as vereadoras Adriana Lara, PT, e Sonia Leite, PP, formaram uma comitiva para discutirem junto ao Sindicato dos Professores Municipais (Simprofem) e Sindicato dos Municipários de Bagé (Simba) o aumento de 5 reais no vale alimentação, emenda aprovada por unanimidade na Câmara e que pode ser vetado pelo Executivo. A proposta inicial era de 4 reais e os vereadores crêem que o mínimo justo é de R$ 5. 
O argumento do vereador Divaldo Lara tem por base o aumento de salários dos Secretários, Cargos em Comissão e do próprio prefeito, além de outros gastos considerados por ele desnecessários. 
O vereador do PTB divulgou os seguintes números:
- 27 milhões eram gastos com pessoal em 2002.
- 74 milhões foi no ano de 2010. 
- Em 2011, a previsão é de 86 milhões, um aumento de 311%.
A emenda dos vereadores ainda pode ser vetada pelo prefeito e a Câmara fará o possível para derrubar o veto. 
Os presidentes dos sindicatos, professor Loi Vaz Lacerda e Marilei Correia, além de manifestarem apoio à iniciativa, mencionam uma  histórica inflexibilidade por parte do executivo ao receber s solicitações da classe. 

PT “cata gente à unha”
Hoje à noite, dia 28 de fevereiro, a direção executiva do Partido dos Trabalhadores se reune na sede central, na avenida Tupy Silveira. Em pauta as mais de duas mil filiações feitas nos últimos dez dias. 
Este colunista teve acesso a 20 págnas das mais de 60 lançadas através de um sistema interno de cadastramento via computador. 
O PT está filiando de “roldão”. O símbolo do ideológico partidário deste país está “catando gente a unha” para fazer parte da sigla. Não importa quem é a pessoa, o que pensa, de onde veio para onde vai ou que está fazendo no planeta, importa que vote em Dudu Colombo para continuar sendo o candidato à Prefeitura  ou vote em Márcia Mainardi para ser a representante do PT na disputa de 2012. 
É a implosão petista, a maior já ocorrida em Bagé. 
Na lista, o recorde de filiação é da primeira dama, secretária do Idoso e presidente do Prociba, Silvana Caetano. 
Caio Ferreira também está na lista dos “mais mais” que incha o PT de estranhos ao ninho. Caio foi nomeado há menos de um mês para o Procon. 
Primeira-Dama, Silvana Caetano,
a recordista de filiações 
E, ainda, dentro da lista de filiadores-mor, outro recordista é Paulo Parera, mas ele tem uma espécie de avatar: Thiago Salazar, ex-Ubes e assessor na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.
Da parte da turma de Luiz Fernando Mainardi, o recorde de filiações está com Edegar Franco, seguido de longe por Gilson Machado. 
Aliás, a “turma do Mainardi” contesta o artigo publicado na sexta-feira, 25, que denomina o ex-prefeito de Bagé como Dr. Frankstein, o criador de monstros. Segundo um “mainardista”, é preciso observar bem as filiações da turma do Dudu para entender quem é o verdadeiro Frankstein. 
As eleições prévias acontecem em março, abril ou maio do próxmo ano, conforme deliberação do Diretório Nacional. O vencedor das prévias em Bagé disputa a Prefeitura. 
Dudu Colombo concorre à reeleição ou Márcia Mainardi, que no momento está no topo das preferências do grupo anti-Dudu, será a candidata do PT. 

Notícia da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Bagé
- redação na íntegra
Prefeitura fiscaliza comércio 
irregular de óculos solares
Desde outubro do ano passado, o Governo Municipal vem realizando um trabalho de identificação e notificação de estabelecimentos e ambulantes que comercializam, de maneira irregular, armações e óculos de proteção solar. A medida busca atender o Art. 1° da Lei Estadual n° 12.903, de janeiro de 2008, e o Art. 8° do Decreto Estadual n° 45.650, de maio de 2008, onde consta que estes produtos só podem ser comercializados em locais licenciados com atividade de óptica e que tenham um responsável técnico óptico vinculado.
Executado pela Secretaria de Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária, a fiscalização já notificou vários estabelecimentos, os quais tiveram prazo de 15 dias para regularização. “Os camelôs devem dar um fim aos óculos e os lojistas contratar um responsável técnico”, comentou o fiscal sanitário Marcelo Fernandes. Ele reitera que “além de multados, quem não funcionar como manda a legislação perderá as mercadorias. Também alerto que os camelôs reincidentes poderão perder a licença para continuarem trabalhando nas ruas da cidade como ambulantes”.
Iniciativa de prevenção
Quando se coloca um óculos de sol nos olhos, a pupila dilata. Com isso, entra mais luz e, se o óculos não tiver uma lente de qualidade, com proteção aos raios ultravioletas, toda a radiação vai direto no olho. Isso pode causar dano permanente à retina, levando à cegueira ao longo dos anos.
A fiscalização tem o objetivo de proteger a saúde visual da população, evitando que o consumidor tenha livre acesso a produtos impróprios e que fazem mal à visão, como é o caso dos óculos sem proteção ultravioleta e vendidos sem a autorização de um responsável óptico. Para o mês de março, as ações devem ser intensificadas.


Números do Procon em fevereiro
O relatório dos atendimentos ao consumidor efetuado pelo escritório do Procon, em Bagé, registrou um total de 522 atendimentos no mês de fevereiro. 

Foram 81 reclamações e 441 solicitações de informação.
O serviço que mais recebeu reclamações foram as administradoras de cartões de crédito, com um aumento de 100% em relação ao mês de janeiro. Já o comércio em geral, que apresentava 15 reclamações no mês anterior, subiu este número para 19, representando uma elevação de 27%.
Hamm no ensaio da Escola de Samba General Telles de Pelotas
Na noite de sexta-feira, 25, o deputado federal Afonso Hamm, do PP, esteve presente na quadra de shows da Escola de Samba General Telles. O parlamentar participou do último ensaio da escola antes do desfile oficial do Carnaval 2011 de Pelotas.
Afonso conheceu o samba enredo que faz homenagem ao centenário do Grêmio Esportivo Brasil. O deputado foi goleiro do clube na década de 80.
A convite do presidente da General Telles, José Luciano Veigas, o parlamentar bageense vai desfilar na entidade. 
Identificado com o time do Brasil, Afonso Hamm participará do Carnaval de Pelotas, e deve, também, estar presente nos desfiles de Bagé. 






Fotos Márcia Marinho