Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Para que o RS e SC participem
do leilão da energia a carvão 
Beto Albuquerque, Luis Lara, Tarso Genro,
Afonso Hamm e Luiz Mainardi
O governador Tarso Genro esteve reunido na tarde desta segunda-feira, em Porto Alegre, com lideranças políticas, representantes empresariais e trabalhadores ligados à produção de carvão mineral no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 
Segundo informou a assessoria de imprensa do governo, todos os setores que envolvem a cadeia produtiva carbonífera dos três estados do Sul estavam no Palácio Piratini.
A audiência foi marcada pelo deputado federal Afonso Hamm, que é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral. O presidente, senador Delcídio Amaral, do Mato Grosso, particiou.
A intenção é buscar apoio do governo federal visando à participação, de forma isonômica, dos projetos termelétricos a carvão dos Estados do Sul nos próximos leilões, denominados A-5, do Ministério de Minas e Energia.
Também presentes o secretário do Agronegócio Luiz Fernando Mainardi; secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social Luiz Augusto Lara e o secretário de Infraestrutura e Logística Beto Albuquerque.
A maioria dos presentes solicitou ao governador que lidere o processo para retomada dos leilões e que seja o articulador junto ao governo federal com o propósito de estabelecer uma política nacional para o carvão. Tarso Genro destacou sua posição favorável ao assunto e solicitou que os parlamentares e os representantes do setor elaborem uma nota técnica com o conteúdo da reunião para ser encaminhada a presidente da República, Dilma Roussef. 
Desenvolvimento
Conforme Afonso Hamm, existem cinco projetos com licença ambiental, de destaque para a Metade Sul, que irá ampliar de forma significativa o fornecimento de energia no Rio Grande do Sul, possibilitando ao Estado partir para a exportação. Hamm observa que o Estado gaúcho detém 90% das reservas de carvão do Brasil. O carvão mineral nacional vem sendo utilizado, principalmente, na geração de energia elétrica, o que representa 81% do seu mercado e, complementarmente, na geração de vapor para processos industriais.
Hamm comenta que além dos 1.700 MW em operação, que inclui Candiota III, existem novos projetos termelétricos a carvão no sul do Brasil que exigirão investimentos de aproximadamente 7,5 bilhões de dólares.
De acordo com Albuquerque, o trabalho principal agora é na elaboração de um calendário de leilões com o Governo Federal de forma a garantir a participação do carvão mineral.

PROJETOS APTOS A PARTICIPAREM DOS LEILÕES A-5 PROMOVIDOS PELA ANEEL
Seival (2x300 MW) Candiota - RS – com licença de instalação;
MPX Sul (2x363 MW), em Candiota-RS – com licença prévia;
CTSUL (2x350 MW), em Cachoeira do Sul-RS – com licença de instalação em análise;
Usitesc (440 MW), em Treviso-SC – com licença prévia;
Jacuí (350 MW), em Guaíba-RS (obra paralisada);
Termopampa (300 MW), em Candiota-RS (projeto em licenciamento).
Fonte Assessoria de Imprensa do Deputado Afonso Hamm,
com texto modificado pelo autor deste blog