Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

De mandatos, posses e pesquisas



Na tarde desta quinta-feira, dia 14 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral, por unanimidade, deu ganho de causa ao PT de Bagé, fazendo com que Adriana Lara e Edegar Franco perdessem os seus mandatos na Câmara de Vereadores por infidelidade partidária. Ou seja, saíram do PT e ingressaram no PTB e no PR, respectivamente. 
Sobre o resultado, Adriana disse que já havia se preparado e que se sente forte para prosseguir em sua caminhada. Ela é pré candidata a prefeita de Bagé. 
Por sua vez, Edegar Franco declarou que se ele não fosse amigo de Mainardi (ligado afetiva e politicamente), o PT teria retirado o processo para cassar o mandato. 
As palavras de Edegar talvez tenham saído em um momento de forte emoção e irritação pelo que ocorreu. No entanto, isso não saiu sem que uma conversa anterior tivesse se realizado, entre ele e o amigo. 
Segundo a sentença judicial, quem deve assumir as cadeiras na Câmara são os suplentes do Partido dos Trabalhadores, ou seja - Téia Pereira e Carmem Vargas. O advogado Valdir Gomes me explicou que a decisão remete aos suplentes petistas e não à coligação proporcional realizada em 2008 que juntou PT e PRB, o partido de Ivan Casarteli, atual secretário de Desenvolvimento Rural.
Na tarde de sexta, 15 de junho, correu pela cidade a notícia que o presidente da Câmara, Silvio Machado, convocou Ivan para comparecer ao Legislativo na segunda-feira. 
A informação é que o secretário cumpriria apenas um ato formal de anunciar sua impossibilidade de assumir a vaga porque está no Executivo. Mas, o debate não é esse. Há uma sentença se referindo aos suplentes do PT, não da coligação.
Carmen Vargas não está gostando nada dessa situação, pois ela não assumiria se Ivan voltasse. Aliás, recorrerá ao Tribunal Eleitoral se Silvio Machado fizer o que se comenta. 
O presidente do legislativo ligou para Carminha. Disse que houve um engano. 
Mas, há de se tomar cuidado. 
A vereadora Carmen pensa com sua cabeça, não rasteja para governo nenhum, é um estilo próprio. Eis o problema que pode estar no horizonte.
Agora, - e se Ivan já foi na Secretaria de Administração para assinar sua saída do governo crente que agora é vereador titular? E aí? Não poderá voltar ao cargo. Não sem um prazo de seis meses (parece que esse é o tempo, ou algo próximo).
Téia está tranquila, mas Carminha não. 
Ela conhece os labirintos da política. E sabe que são perigosos.
Segunda-feira tudo se esclarecerá e poderá não passar de simples engano. 


O Jornal Minuano publicou a pesquisa do Instituto Methodus que dá vantagem ao prefeito Dudu na corrida eleitoral contra Adriana Lara. Na induzida ele está com 49% e Adriana com 34%. 
Os petistas que criticaram e disseram se tratar de "encomenda paga" quando saiu a pesquisa de dezembro, dando vantagem para Adriana, agora estão comemorando o resultado. Já não é mais "encomenda paga". 


Em análise fria, o resultado da pesquisa tem tudo para estar certo, afinal o prefeito está todos os dias na mídia, investe pesado, e o aparelhamento está bem articulado. O diretor do DAEB, por exemplo, já tem até uma "rocha" para idealizar a inauguração da ROCHA FUNDAMENTAL DA BARRAGEM, mesmo ainda sem barragem.
Depois da CASA AZUL e do MIRANTE, apareceu a ROCHA FUNDAMENTAL.
A pesquisa não está errada, a campanha propriamente dita não começou e os candidatos com suas chapas ainda não estão postos.



quinta-feira, 14 de junho de 2012


Um outro PT é possível
 Com a saída de Adriana Lara, Jussara
Carpes e Edegar Franco do PT; com Silvio
Machado fora da disputa e a possibilidade
de Ruben Salazar não concorrer, por opção,
o Partido dos Trabalhadores, em cálculo
superficial, considerando o pleito de
2008, perde 12.807 votos.
A base do cálculo é a seguinte:
Adriana Lara fez 4.085 votos;
Ruben Salazar fez 3.424 votos;
Jussara Carpes fez 2.386 votos;
Silvio Machado fez 1.477 votos;
Edegar Franco fez 1.435 votos.
Por mais que o PT tente inflar sua 
nominata de candidatos, será difícil
chegar a número tão expressivo. 
Os apadrinhados por Silvio e Salazar,
por mais esforço que seja feito, com muita dificuldade chegarão próximos
aos números de seus mestres.
Sendo assim, o PT terá de apostar - e muito - 
no potencial de Paulinho
Parera e Omar Ghani. Vale lembrar que este último contou com o apoio do prefeito Dudu, que não deverá repetir o empenho.
Existem as apostas, como Janise Colares e Ivan Lima. Aliás, o médico dependerá 
de suas complicações jurídicas.

segunda-feira, 11 de junho de 2012


MAINARDI MUNDO A FORA
Na foto, em Israel

A previsão de que no período eleitoral o secretário de Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi, viajará para conhecer as evoluções do agronegócio no mundo foi feita em Pílulas Políticas. Está registrado em mais de uma edição do JORNAL FOLHA DO SUL.
O motivo para que assim proceda é simples:  Se o PT estadual insiste que ele tem que subir no palanque com Dudu Colombo, candidato à reeleição, e ele não se sente confortável para tal devido as tantas contrariedades com o jeito Dudu de governar, o melhor é “melhorar” sua gestão na Agricultura - de forma efetiva. Ora, se o prefeito não precisou do ex-prefeito para governar não deve precisar para buscar a reeleição. Simples. 
Por mais que setores do PT, Dudu e aspones da hora não gostem desta constatação, ela é real. Pergunta-se: Para que Mainardi vai querer ajudar a reeleger um governo que não permitiu que ele “apitasse” ou se quer pegasse o apito?
Sendo assim, nada como conhecer a evolução tecnológica do campo que proporcionam países como Israel, Holanda, Inglaterra, Austrália, Estados Unidos, Canadá...
Na edição de Zero Hora, de sábado, 2 de junho de 2012, a jornalista Rosane Oliveira deu a notícia, que um dia foi apenas uma previsão: “Depois de analisar o sistema de irrigação de Tel Aviv, Israel, Mainardi já definiu seu próximo roteiro internacional. Em julho lidera comitiva que conhecerá a produção de leite e os mecanismos da  rastreabilidade bovina da Austrália e da Nova Zelândia. Entre setembro e outubro fará novas viagens, uma delas para a Holanda, onde verificará as tecnologias da cadeia produtiva do leite.”
A pergunta que fica: 
- Mainardi já estava com os planos na agenda antes de Pílulas anunciar ou leu Pílulas e depois planejou a agenda?
Goede reis!*
(*Boa viagem, em holandês)