Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sábado, 23 de junho de 2012

LEIA AQUI:
- O NEPOTISMO DE SILVIO MACHADO 
   E DUDU COLOMBO
- ESTRANHAS VISITAS À BARRAGEM
- POR QUE RIEM OS POLÍTICOS?

sexta-feira, 22 de junho de 2012

VISITAS AS OBRAS DA BARRAGEM

O prefeito escolhe um bairro e transporta pessoas para visitar as obras da barragem da Arvorezinha. 
Dá pra entender?
Como assim - visita às obras?
Quem paga o transporte? E os funcionários que perdem tempo com isso? E o combustível?
Ninguém faz isso. Nenhum prefeito leva alguém para visitar uma obra que está fazendo. Isso acontece de forma espontânea, quando as pessoas passam no local ou decidem ir ver como está.
É aquela história da ilusão. Se tu veres a obra é como se já estivesse pronta, tendo em vista que foi prometida para esse ano e não será este ano. Aliás, a Prefeitura amarrou com essa história em 2009, 2010 e começou a pensar na prática em 2011 e agora quer porque quer mostrar que está fazendo alguma coisa. 
Agora, olhem essas duas fotografias abaixo. O autor das fotos é Cristiano Lameira, da assessoria de comunicação da Prefeitura, e está como foi feita, sem edição. 
Observem Kiwal Parera na primeira foto. E o mise en scene do prefeito? O gesto está perfeito. Deve ser direção de cena de Sapiran Brito.
Mais abaixo, as pessoas que ouviram estar ali a maior obra de Bagé, a mais cara e a mais extra-cara, pois começou em 23 milhões e já está em 50 milhões. 


O NEPOTISMO

 DE SILVIO MACHADO

 E DUDU COLOMBO


ISTO É O QUE ESTÁ NA PÁGINA ON LINE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL:

Acolhendo pedido liminar em ação civil pública por atos de improbidade administrativa e para reparação de dano ao erário ajuizada pelo Ministério Público, a 1ª Vara Cível da Comarca de Bagé ordenou a imediata exoneração da esposa, nora e genro do Presidente da Câmara de Vereadores que ocupam cargos em comissão no Município. 

A decisão judicial também determinou a revogação de Funções Gratificadas (FGs) e gratificações de 100% concedidas ao filho e outro genro do vereador que atuam junto a Câmara Municipal e a sua filha que trabalha na Prefeitura. A ação civil pública é assinada pelo promotor de Justiça André Barbosa de Borba. 

Na ação, que se baseia na Súmula Vinculante 13 do STF, é postulado o reconhecimento da prática de atos de improbidade administrativa pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Prefeito de Bagé e parentes do vereador que foram beneficiados com a aplicação das sanções correspondentes. O MP pede, ainda, o ressarcimento dos valores indevidamente recebidos. 





COMENTÁRIO A RESPEITO DESSES TRISTES ACONTECIMENTOS DA VIDA PÚBLICA DE BAGÉ


Há um mês, mais ou menos, publiquei no FOLHA DO SUL e aqui neste blog, um texto intitulado “Sobre político lacaio e imprensa”, que iniciava da seguinte forma:

Tem um poema famoso do alemão Bertolt Brecht que se refere ao “analfabeto político” - aquele que estufa o peito e se orgulha de dizer que odeia política, mas não sabe ser ele o culpado por existir o pior de todos os bandidos que é o político corrupto, vigarista e lacaio.
 
Pois bem, quase nada mudou dos anos 30, quando o poema foi escrito, para os dias de hoje. E não é preciso ir à Alemanha, Rússia ou Brasília...
O vigarista e lacaio continua por aí e por aqui, mais próximo do que a gente imagina, mais ao nosso lado que pode detectar nosso vão conhecimento da vida cotidiana.
Mas, não é impossível percebê-lo. Pois tem duas caras, uma que se manifesta na multidão de eleitores, fingindo gentileza, e outra no recôntido das ações canhestras e espúrias dos gabinetes, onde bate à mesa e chuta palavras stalinistas aos quatro ventos.
Ah, o político vigarista e lacaio, abomináveL no Legislativo e no Executivo. Na Câmara de Vereadores e na Prefeitura
.

Não escrevi esse texto à toa.
Tem gente que entra para a política confiando na ignorância universal, menosprezando a capacidade de discernimento das pessoas. Entra na política de má fé. “O dinheiro público é o dinheiro que não precisa de respeito, pois os ignorantes não sabem dele”, é o que pensam e assim tutelam seus atos.
O que é esse nepotismo na Câmara e na Prefeitura, afinal?
Quem assinou a nomeação dos parentes? Quem fez isso?
Quem é o responsável pela Prefeitura?
Como alguém não mede seus atos? Como pode pensar que estará a vida inteira impune, que não existe lei para ele?
Ou será que tais governantes dirão que não conheciam a LEI QUE PROÍBE o emprego de parentes no serviço público?
Quando a vereadora Jussara Carpes denunciou e demitiu “servidores” no exercício temporário da presidência da Câmara foi taxada de “destrambelhada”, “louca”, “irresponsável” e que seus atos de nada valiam.
Também não consigo entender ser contra a corrupção até por ali, como a MARCHA DE BAGÉ CONTRA A CORRUPÇÃO, que parou porque podia atingir Bagé. Ora, a marcha era para além das divisas de Bagé?
Parece aquela história do comunista que divide tudo o que é dele. Lembram?
- E se tu tivesse mil cabeça de bois, o que farias?
- Dividiria com quem não tem nada.
- E se tivesse dois mil hectares de campo?
- Dividiria com quem não tem nada.
- E se tivesse 20 casas?
- Epa! Pára lá. Vamo’ deixar de brincadeira. Isso eu tenho!
É isso. São os pesos e as medidas! Conveniência.
A pergunta sobre irregularidade na Câmara, eu, como colunista político, já havia feito. E a resposta que me foi dada: - Não. Não existe nada. Está tudo legal.
- E eu acreditei. Como tenho acreditado em tantas, tantas informações “oficiais”.
É urgente que as investigações sobre nepotismo e outras irregularidades continuem sendo feitas na Prefeitura.
Se um só tinha seis parentes empregados – e muitos sabiam disso -, aqueles que sabiam quiseram usufruir da mesma “regalia”. Conhece-se muito bem esse mundo para entender que a frase corrente na política é a seguinte: “Se não deu nada com ele, não vai dar comigo!”
Investiguem e descobrirão!

quinta-feira, 21 de junho de 2012



Ouvi dizer que Silvio Machado vai para o DAEB. Confesso que não entendi direito essa história, mas o comentário é forte. E a fumaceira é grande.


Ouvi dizer também que Kiwal Parera sai do DAEB para coordenar a campanha eleitoral de Dudu Colombo à reeleição. 


Ouvi dizer ainda que o prefeito não está mais preocupado com a vaga de presidente da Câmara, pois se Silvio Machado for para o Daeb quem assume o Legislativo é a vereadora Jussara Carpes. A não preocupação se deve à ampla maioria do governo em possíveis votações de interesse do prefeito e que podem causar derrota. Acho tudo isso muito estranho. 


Ouvi dizer que a divisão do PMDB é grande entre Dudu Colombo e Adriana Lara. 


Ouvi dizer que embora o prefeito diga que está sendo debatido se Fico continuará como vice, a dobradinha está praticamente certa. É preciso deixar um sopro de esperança, um hallo de ilusão nos Ricardos Cougos e Gustavos Morais da vida.


Ouvi do próprio Dudu Colombo que a união com o PMDB será arrastada até a próxima semana. Ou seja, até o último momento. Isso significa não dar outra possibilidade a Gustavo Morais se não lançar candidatura própria, como uma espécie de serviçal do PT. Pelo menos, é o que quer Dudu. 


segunda-feira, 18 de junho de 2012


PROJETOS QUE CRIAM CARGOS 
CONTINUAM PARADOS


A “leva” de cinco sessões extraordinárias, convocadas pelo Legislativo por ordem do Executivo, não teve nenhum projeto votado nessa segunda-feira, 17. 
Todos os projetos ficaram em vistas - das comissões e da vereadora Sonia Leite. Antes já haviam pedido vistas Jussara Carpes e Divaldo Lara. 
A explicação da oposição para os trancamentos é simples: A Prefeitura quer contratar gente na véspera de uma campanha eleitoral. 
Os quatro projetos que não foram à votação, são: 
Projeto de Lei 030/12 - Altera parcialmente a Estrutura Administrativa do Município de Bagé, nos Cargos Permanentes da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, da Secretaria Municipal de Atividades Urbanas e da Secretaria Municipal de Habitação.
Projeto de Lei 033/12 – Altera parcialmente o Art. 49 da Lei Municipal nº. 3375/1997, acrescentando novas vagas nos Cargos Permanentes. A Lei se refere à Secretaria de Saúde.  
Projeto de Lei: 034/12 – Altera Parcialmente o Art. 49 da Lei Municipal nº.3375/1997, criando novos cargos e suas respectivas vagas.
Projeto de Lei: 053/12 - Autoriza o Poder Executivo a contratar profissionais para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano.

domingo, 17 de junho de 2012

POR QUE RIEM OS POLÍTICOS?

Na semana passada, quando não teve sessão na Câmara de Vereadores por falta de quórum, o governo municipal, através do presidente da Câmara e do prefeito, convidou os parlamentares que estavam no plenário - à espera da sessão que não houve - para visitar as obras da barragem. Na verdade tudo não passava de uma encenação para permitir a inserção do marketing da barragem na TV Câmara e outras mídias. 
Com exceção de Sonia Leite, os presentes concordaram em ir. Sonia disse que não ia participar dessa encenação e enviou nota à imprensa com o seguinte teor:
Sonia Leite recusa visita para inglês ver 
A vereadora Sonia Leite recusou o convite de acompanhar excursão proposta pelo presidente às obras da barragem afirmando não participar da visita, que entende ser para inglês ver. O convite surgiu após o cancelamento da sessão ordinária por falta de quorum. “Uma das prerrogativas do vereador é a fiscalização, mas não vejo como uma inspeção poderá ser eficaz sendo pré planejado pelo governo.”

Na foto acima, é possível verificar Gustavo Morais, do PMDB, em véspera de dizer sim ao prefeito Dudu Colombo e integrar a coligação que pretende levar o PT à quarta eleição como mandante do velho e conhecido Passo Municipal.

Agora, vamos ao riso. Ou melhor, aos gargalhares. 
De que será? 
Por que riem os queridos políticos bageenses? 
Não quis perguntar a nenhum deles. 
Não perguntei porque prefiro o exercício  da adivinhação.

Por que riem os políticos?
a. É divertido visitar obras de R$ 50 milhões.
b. Kiwal contou o segredo de como consegue permanecer em tantos governos. 
c. Gustavo Morais confessou que o PMDB  brinca de leilão com Dudu e Adriana.
d. Dudu confessou que está jogando com o PMDB até deixar Gustavo encurralado.
e. Salazar conseguiu mais um emprego.
f.  Paulinho Parera mostrou o diploma. Ele já se formou no cursinho do pai sobre como permanecer em tantos governos.
g. Dudu anunciou que a barragem terá mais um aditivo e passará de 50
milhões.
h. Todas as respostas estão corretas.
i. Alguém teve a brilhante ideia de inaugurar a obra este ano, mas todos pensarão que é a própria barragem. 
i. Quase todas as respostas estão corretas, menos a B e a F.  

A foto acima é de autoria do fotógrafo Cristiano Lameira. Mas, ela está editada, com cortes laterais.