Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sábado, 8 de janeiro de 2011

E o prefeito pescando...
A informação que pulula por Bagé, desde a tarde de sexta-feira, 7, é a pescaria do prefeito Dudu Colombo.
Uma reunião em Porto Alegre foi marcada para tratar de soluções para o problema da falta de água na Campanha. Presentes o governador Tarso Genro, o vice Beto Grill, secretários e coordenadores do Estado. 
Aí o prefeito mandou o secretário interino de Desenvolvimento Rural em seu lugar. Nem o vice-prefeito Carlos Fico foi, que é do mesmo partido de Beto Grill. 
Aí, o comentário na reunião era esse:
- E o Dudu? Por que não veio?
Alguém responde:
- Está nervoso. Foi pescar.
Um terceiro interferiu:
- Pescar? Ah, essa é boa! Isso é piada, não é?
- Não. Ele foi pescar, sim.
- Pô, vocês estão de sacanagem com o Dudu.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nossos inimigos Autor Bertolt Brecht.flv






“Os que chamam Battisti de terrorista são os mesmos que defendem a impunidade aos torturadores, que vivem soltos e impunes pelo País afora.”


Governador Tarso Genro, 
ao site IG - 7 de janeiro


Eis a marca que estou utilizando a partir deste sábado para contar um pouco da História de Bagé, dos 1600 para cá. 
Primeiro começo no Jornal FOLHA DO SUL. 
Vou utilizar alguns escritos dos mais diferentes "apontadores históricos", como Jorge Reis, Eurico Salis, Tarcísio... Nossos conhecidos. Mas não faltará a desfaçatez de mexer nos textos. Vamos tentar "desacarrancar" a História de Bagé, tirar um pouquinho do proselitismo, da sisudez, do burocrático e do baixo teor alcoólico de nossos ilustres personagens históricos.
Começamos devagar, até pegar o embalo. Depois, só vai.
Quanto a marca aí? 
Votei nela como a melhor no meu mundo particular de Bagé. 
O trem e a carreta. 




.
CC do Estado em alta
A decisão de Tarso Genro de aumentar o salário dos Cargos de Confiança (CC) coordenadores regionais está deixando em polvorosa o pessoal do PT, do PTB, do PSB,  PDT e outros aliados. 
Imaginem, caros leitores, um coordenador de Educação ou Saúde, que ganha 1,2 mil reais passará a 4,2 mil. 
Alguns dirigentes petistas preferem esconder o jogo, mas já existem nomes bem cotados em algumas direções e coordenadorias, como  CEEE e Saúde. 
A briga será fatia por fatia do bolo, até o final.
 Briga de foice no escuro. Um monte de gente restará "lanhada".
Grandes Momentos das Campanhas Eleitorais
Esta é de 1989. Debate na Bandeirantes. Vejam que espetáculo. Está no You Tube.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Para onde irá Carmen Vargas? 

E o prefeito Dudu Colombo ainda não arranjou um lugar adequado para Carmen Vargas, que saiu da Câmara quando Edegar Franco voltou. 
Carminha é a terceira suplente da coligação PT/PRB.
A primeira é Téia Pereira e o segundo Ivan Casartelli.
Segundo os corredores do Executivo, Dudu teria oferecido a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada, aquele do videomonitoramento. Mas, parece, que a suplente considerou o cargo nada a ver com ela. E o salário é lá embaixo. 
Carmen já foi primeira-dama de Bagé em duas gestões e secretária de Assistência Social na primeira gestão de Mainardi na Prefeitura.
Omar Ghani até o fim do racionamento

E o secretário Omar Ghani renovou sua licença da Câmara para continuar na Secretaria do Trabalho e Assistência Social.
Omar é vereador eleito e já assumiu o mandato por um dia. Foi quando o prefeito iniciou o governo com a reforma administrativa e criou a Secretaria do Idoso, da Juventude e fez outros ajustes. Dudu temia não conseguir passar seus projetos.
O Executivo para Omar já não é como antes. Ele perdeu o sonho da transformação. Não acredita mais nisso, pelo menos com o prefeito atual, seu "amiguinho".
Portanto, esta coluna aposta, que antes de terminar o racionamento de água,  Omar volta para a Câmara.
Já saiu da coordenação da Democracia Socialista (DS), sua corrente e do prefeito dentro PT, e se conversar um pouco com Edgar Franco verá que na Câmara é melhor.
Um vereador comentou que saiu da boca de Edgar o seguinte: “Se eu soubesse que era tão bom teria voltado antes.”
Omar Ghani ainda poderá provar do gosto desfrutado pelo companheiro de PT Amplo.
Opa!, Omar não é do Amplo, ainda pertence a DS.
Pílulas Políticas está todos os dias
na página 4 do JORNAL FOLHA DO SUL.
A versão impressa
não é a mesma deste blog.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A ENCHENTE DE 2009

Este vídeo foi feito por Fernando Rish Garcia, em novembro de 2009. 
Está no You Tube.
Olhem quanta água. Olhem que desperdício! 
E agora os "bonitos" ficam aí, pedindo economia. 

Enquanto a enchente corria e deixava sua ressaca por quase todo ano de 2010, esqueceram de pressionar Fepam, políticos, técnicos e governos em geral para acelerar o processo da barragem.
Agora, por infelicidade, como um bando do "complexo do vira-lata" (diria Nélson Rodrigues) sentem o orgulho de ter a Rede Globo visitando a cidade para uma reportagem apresentada no Jornal Nacional!
Que pena! É triste. 

Piadinha "Mundo Cão"
Outro dia encontrei um amigo e funcionário público (nessa ordem) que me perguntou:
- Tu não achasse Bagé bem melhor na semana do Natal?
Sem entender sua intenção, apelei para o velho golpe de responder com a pergunta:
- Melhor em que sentido?
- Em tudo. Bagé estava melhor na semana do Natal porque o Dudu entregou a chave da cidade pro Papai Noel. 
"Verás que tudo é verdade!" 

O vereador Divaldo Lara, do PTB, contestou a fórmula utilizada pela Prefeitura na contratação da empresa para realizar o concurso público municipal. Segundo ele, a empresa foi anunciada antes mesmo dos projetos de cargos  a serem preenchidos (estrutura administrativa) passarem pela Câmara. 
- Isto me faz lembrar o que aconteceu em 2009, quando na tribuna, uma vereadora disse o nome da agência de propaganda que venceria a licitação antes mesmo da licitação ocorrer. E acertou. - Comentou Divaldo (foto).


A vereadora citada por ele é Sonia Leite, do PP, que ouviu uma conversa sobre qual seria a agência vencedora - a Veraz, mas não quis acreditar na "veracidade" daquilo que ouviu. 
Sonia ainda comentou na Tribuna da Câmara que se tratava de uma agência que trabalhava muito para o PT. 
Acertou. Na mosca
Reforma e acervo na biblioteca

Secretária de Cultura Roséli Safons
A Prefeitura está anunciando que vai reformar e equipar o prédio da Biblioteca Pública Otávio Santos, diagonal com a Praça Esporte. O valor aprovado gira em torno de 200 mil reais. Resta aguardar. Espera-se que não demore tanto, como tanto tudo tem demorado. 
Mas, ainda não é agora a construção do teatro no mesmo local. Aliás, três arquitetos já receberam para fazer e reformular projetos do teatro municipal no espaço da biblioteca, que na verdade é Centro Cultural Tarcísio Taborda. 

Eis o que será feito:
Aquisição de acervo: livros e materiais de leitura, a exemplo de revistas, gibis, CDs, DVDs, entre outras publicações, de no mínimo 1.000 (mil) títulos; respeitando a bibliodiversidade e publicações literárias, de humanidades e ciências exatas, obras de referência (dicionários, enciclopédias, guias), periódicos, gibis, entre outros materiais de leitura; além de contemplar produção literária local, estadual e/ou regional; e ter no mínimo 5% de materiais de leitura em formato acessível (livros em Braille, áudio-livros, livros digitais, entre outros), conforme recomendação da ABNT – NBR 9050, que atendam a critérios de qualidade na adaptação das obras;
Formação de mediadores e agentes de leitura: contemplando um plano anual de atividades com cursos, oficinas, seminários, entre outras, além de propor uma Programação sócio-cultural com atividades educativas e recreativas voltadas para a criação e fruição artística e cultural, com ênfase no incentivo à leitura (saraus literários, rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de produção textual, entre outras atividadesades);
Aquisição de equipamentos, mobiliário e itens de ambiência: melhoria das condições de funcionamento da biblioteca com vistas ao aprimoramento dos serviços administrativos, à conservação, segurança e disponibilidade do acervo, e ao atendimento ao público, mediante aquisição de equipamentos como DVD, projetor, telão, computador, impressora, copiadora, entre outros, mobiliário e itens de ambiência;
Reforma do espaço físico: com a melhoria das instalações físicas da biblioteca, pintura, consertos em instalações elétricas e hidráulicas, refrigeração, instalação de internet, adaptações no espaço físico, conserto de goteiras e, também, a colocação de placa com a denominação do local.
Dudu e o "cano"

E o prefeito Dudu Colombo marcou com o radialista Edgar Muza no Programa Visão Geral (Rádio Cultura - das 11h às 13h), nesta quarta-feira, 5, e "deu o cano".
Não compareceu.
Em período eleitoral isso não acontece.
Com a Rádio Cultura, marcar e não ir, não é a primeira vez e nem a segunda.

Nathalie Cardone Comandante Che Guevara Hasta Siempre

Vereadores querem
Paulinho Parera na
Comissão de Ética
Os vereadores da bancada do PT de Bagé vão encaminhar à Comissão de Ética do partido o caso em que o secretário da Juventude, Esporte e Lazer e vereador licenciado Paulo Parera (PT) aparece em um vídeo ofendendo parlamentares petistas da base de sustentação do governo. Na verdade, ele ofendeu os onze vereadores.
Segundo a vereadora Téia Pereira, líder da bancada petista, o objetivo é que a Comissão de Ética tome conhecimento do caso e emita um parecer sobre o assunto.

A decisão foi tomada na manhã de terça, dia 4 de janeiro, quando se reuniram Téia, Adriana Lara, Jussara Carpes e Silvio Machado. Os outros dois vereadores do PT, Edgar Franco e Ruben Salazar, em reunião realizada no dia 28 de dezembro já haviam aprovado a mesma atitude.

"Cambada de sem vergonhas"
- Histórico do Caso -
Desde a sessão do dia 28 de dezembro, quando a presidente da Câmara, Adriana Lara, mandou apresentar o vídeo em que o secretário Paulo Parera se dirige aos vereadores como "cambada de sem-vergonha", dizendo que não iria mais fazer "negociata por debaixo do pano" para aprovação de projetos de lei na Casa Legislativa, que alguns parlamentares estão dispostos a fazer Paulinho se arrepender do que disse, mesmo que seja a custa do mandato que detem. Ele é vereador licenciado.

O mini discurso inflamado (e filmado) aconteceu na calçada da Caixa Econômica Federal, logo depois da sessão da Câmara do dia 22 de dezembro. E tudo porque a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) solicitou parecer jurídico sobre o projeto que previa a contratação de funcionários para o Programa Esporte e Lazer da Cidade.
Segundo os vereadores da CCJ, o objetivo era resguardar a constitucionalidade e legalidade do projeto.
No ano passado, projeto semelhante foi aprovado, mas os recursos federais não chegaram ao município, que teve de arcar com recursos próprios as despesas do Esporte e Lazer.

Ora, com sua turma toda ali, ansiosa para manter o emprego, vendo a promessa de continuidade ir por água abaixo, o secretário não teve dúvidas, decidiu dar satisfação ao pessoal do "Esporte e Lazer" com um amontoado de palavras ofensivas aos vereadores.

O pior de tudo é que um assessor do próprio Paulinho gravou e colocou no You Tube, faceiro e orgulhoso, jurando agradar ao chefe.


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Feliz Ano Velho

No churrasco promovido pelo prefeito de Bagé para confraternizar o final de 2010 com os secretários, Paulo Parera recebeu as honrarias por ter se tornado protagonista nas sessões extraordinárias da Câmara de Vereadores, tanto no dia 22 quanto no dia 28 de dezembro.
Trocando em miúdos, Dudu Colombo apoiou as palavras do seu secretário, também vereador, que “achincalhou” os integrantes do Legislativo.
No mínimo, o chefe do Executivo deveria permanecer calado, deixar que o episódio passasse ao longe da festinha que patrocinava. Afinal, um prefeito não pode administrar de costas para a Câmara.
Parece que Dudu não aprendeu nada com o chefe Lula ou com sua própria experiência, quando viu a administração de Carlos Azambuja sucumbir ante à Câmara, na Legislatura 1997/2000. Dudu era vereador e participou do episódio.

Feliz Ano Velho 2
No dia 30 de dezembro, o prefeito Dudu chamou dois servidores da equipe de Cerimonial do Município, agradeceu o trabalho realizado e anunciou a demissão.
São eles Terezinha Patron e Marcos Des’Essarts. Ela, a chefe do serviço, com várias especializações na área.
A alegação: “Pressão do PT.”
O detalhe: Marcos é do PT.
A frase: “A retaliação da esquerda é muito pior que a da direita.”
Quem disse: Jussara Carpes.