Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sábado, 26 de março de 2011

Teatro Infantil Proibido para Menores
de 16 Anos e outros que não votam
Silvana
no País
das Filiações
Silvana estava triste e sonolenta caminhando de um lado para o outro sem saber o que fazer. 
Amigas convidavam para passear, mas ela não queria, não via interesse em cinema, praça, festas... 
Silvana vivia inquieta... frustrada, irritada, entediada...
Um dia, seu amigo, um famoso “Fazedor de Mangas de Colete” conhecido por Dududadá estava passeando pela grama em frente à sua casa, quando Silvana perguntou:
- Dududadá?
- Sim? Falou comigo, plantinha amarela?
- Não, Dududadá. Não é a plantinha. Sou eu. 
- Óh, és tu? Que pena! Se fosse a plantinha minha vida ia mudar...
- Responde uma coisa pra mim, Dududadá. Há quanto tempo tu estás trabalhando na Câmara dos Fazedores de Mangas de Colete?
- Eu? Não sei. Não lembro. Mas, faz muito, muito tempo. Por que?
- Não sei... não sei. Eu estava aqui pensando que a vida assim, sem mandar em ninguém não tem graça.
- Mas, tu podes mandar em mim, se quiseres?
- Eu sei. Agradeço muito. É que não tem graça... Eu preciso de mais. Mais. Mais. Mais. Mais. Mais. Mais. Mais.
Stableft. Stableft (Onomatopeia de uma bofetada esclarecedora). 
Após a onomatopeia, Dududadá resolveu passear um pouco entre as plantas amarelas, enquanto Silvana remoÍa suas dores e decorava o caminho até o tédio e a depressão. 
E foi assim... que entre o nada e algo impossível de identificar que ela ouviu aquela voz chamando:
- Kinquizéo? Kinquizéo? 
Silvana levantou de sua tristeza e tentou encontrar a origem da voz, que não parava de repetir:
- Kinquizéo? Kinquizéo?
Então, resolveu seguir a voz que parecia caminhar entre a grama e as plantinhas amarelas de Dududadá...
- Kinquizéo? Kinquizéo?
No fundo do jardim de sua casa, Silvana viu a árvore enorme que já existia ali. A árvore estava maior ainda. Um dia, ela perguntou para seu amigo AlêMellô, especialista em verdes - disseram alguns, que árvore era aquela, tão grande. 
AlêMellô olhou firme nos olhos de Silvana e respondeu:
- É uma árvore enorme, enorme mesmo. É da família das "Enormis". 
A amiga ficou tão impressionada que prometeu dar de presente a Alê Mellô, o dia que  tivesse poder, um ministério que cuidasse de todas as árvores de seu futuro reino. 
Mas, voltando à perseguição da voz que parecia caminhar dizendo: - Kinquizéo!
Silvana percebeu que o som surgia do interior da árvore, ou do fundo, ou ela estava ficando louca. E foi parada diante daquele vegetal enorme, querendo se enfiar em seu tronco, que ouviu outra voz, desta vez atrás de si. Era Dududadá.
Dududadá - Kinquizéo?
Silvana - Ouvisse? Tu ouvisse? 
Dududadá - Kinquizéo não era um antigo reino de tua família?
Neste momento, Silvana jurou que era predestinada a ter um reino, ter o poder. Sim, a família real dos Kinquizéo e dos CaicaiThano certa vez se uniram e foram muito fortes. Então, aquilo que ouvira era o chamado do poder?
Mal refletiu sobre essa possibilidade e Silvana se jogou de cabeça no oco da árvore. E sumiu. 
Dududadá em desespero tentou fazer o mesmo. Precisava entrar naquela árvore. 
Como? Por onde Silvana entrou? De que jeito? A verdade é que ele não tomava uma decisão, não conseguia, faltava-lhe algo para isso. A única solução era alguém empurrá-lo para a árvore, pois se dependesse dele.... 
Continua...
"Eu amo Bagé"
O jornalista Nando Farinha promoveu o Leilão "Eu Amo Bagé!", nessa sexta-feira, 25, no Círculo Militar de Bagé. A arrecadação de R$ 70 mil será doada a treze entidades assistenciais de Bagé, como a Casa da Menina, Lar Santo Estevão, Doce Prazer de Viver, Liga Feminina de Combate ao Câncer, etc. 
Algumas personalidades da vida política arremataram animais direto da pista de equitação do Círculo Militar: o deputado federal Afonso Hamm, o secretário do Trabalho Luis Augusto Lara e a vereadora Sonia Leite. 
O prefeito Dudu Colombo arrematou uma mesa de madeira rústica da Lira Móveis e a primeira-dama, Silvana Caetano comprou uma TV 29 polegadas. 
Comentário do blog:
Deve ser interessante. Luzes, holofotes, mídia, auê, glamour, coluna social! Tem gente que gosta. Deve ser interessante ajudar "os pobres" assim. 
Ouvi dizer que o PP articula para que Ana Amélia Lemos seja candidata ao Governo do RS em 2014. Os dirigentes estão empolgados com essa possibilidade, mesmo porque ela não perde o mandato no Senado, que vigora até 2018.
Ouvi dizer que os vereadores fizeram outra blitz no Governo Dudu Colombo. Desta vez foi o Programa Rodarte, que está em fase de inscrição de alunos. 
Ouvi dizer, também, que o parlamento bageense está "adorando" essa história de fiscalizar in loco. Isso não vai parar tão cedo. 
Ouvi dizer que o PSB de Bagé está pensando em se transformar numa espécie de PT, com correntes e facções. O presidente Fico não gosta nem um pouco dessa história. Mas, é verdade.
Ouvi dizer, também, que a corrente a ser formada quer porque quer Adriana Lara filiada e concorrendo a prefeita. O grupo cansou de ser um "puxadinho" no pátio do PT.
Ouvi dizer e li pela jornalista Márcia Sousa (Minuano) que o vereador Gustavo Morais quer dar uma chance para o Neco do Passo das Pedras, que é terceiro suplente do PMDB. Gustavo tem que fazer uma cirurgia, afasta-se e assume o Neco. 
Ouvi dizer que o primeiro suplente Alencar Dalmolin aceita não assumir para dar uma mão ao Neco. O segundo suplente é Pedro Sabella, um petê novinho em folha. 
Ouvi dizer que se o prefeito Dudu Colombo aceitasse uma proposta de acordo para a Presidência da Câmara, feita no final de 2010, estaria mais feliz hoje. A proposta: Gustavo Morais presidente.  

sexta-feira, 25 de março de 2011

Valentim em Camboriú
O vídeo abaixo está no You Tube. 
Fui avisado de sua existência por Nenê Fara.
Não sei o que falar. Não entendo. 
Aliás, nem sei porque estou reproduzindo tanta bobagem.
Entre os fios e as árvores...
A Prefeitura está arrancando os “Pinos Elliotis” da avenida Presidente Vargas. A retirada das árvores acontece pelo fato das plantas entrarem em conflito com a rede elétrica, atraindo riscos quando do contato entre ambos.
E é a Secretaria do Meio Ambiente que faz o serviço. A intenção é plantar outro tipo de árvore. 
A Casa Azul da Barragem 
A partir do dia 30 de março, quarta-feira, na Estrada da Arvorezinha, estará em funcionamento a Casa Azul – Central de Informações da Barragem da Arvorezinha. 
A iniciativa é da Prefeitura, através do Daeb, e o objetivo é divulgar a obra que começa na terça. 
Portanto, todos os dias das 15h às 18h, próximo à área de construção, haverá distribuição de material impresso, em seguida serão produzidos vídeos do desenvolvimento da obra e à disposição brinquedos ao ar livre para as crianças.
Visitas fora do horário podem ser agendadas pelos telefones 53 3242 9098 e 53 99318336.
Comentário do blog:
Quem será que teve essa ideia? Kiwal Parera? Aí, alguém questiona: Por que o escrivinhador do blog não pergunta quem teve a ideia? 
E eu respondo: Não. É melhor não saber. E torcer para a Casa Azul se justificar. 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Querem acabar com a democracia  interna no PT
por Flavius Dajulia 
(ex-presidente do PT de Bagé)  
     No último domingo, em reunião ampliada do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, foi defendida uma tese que atenta contra um dos princípios mais caros de nosso partido, a democracia interna. Pessoas ligadas ao atual Governo Municipal tentaram, sob os mais variados e injustificados argumentos, defender uma tese de que em Bagé os petistas deveriam garantir, de antemão, e sem nenhuma discussão, a candidatura do atual prefeito à reeleição.
     Portanto, uma proposta autoritária e burocrática – para não dizer outras coisas - que não dialoga com a realidade. Ora, isso só seria possível se houvesse consenso partidário e não se chega a este estágio com uma decisão de diretório. Consenso se constrói com diálogo permanente e com a legitimidade de quem realiza, no caso, uma administração majoritariamente inquestionável. Foi assim, por exemplo, no caso das reeleições do presidente Lula e do prefeito Mainardi. Não houve prévia, por que inexistia – ou, se existia, era insignificante – oposição ao primeiro mandato.
     Mas, quando da reeleição do projeto petista protagonizado pelo nosso querido Olívio Dutra, houve prévia, em que Tarso Genro apresentou sua candidatura, obtendo o apoio do partido para concorrer ao governo do Estado. E, naquela ocasião, o derrotado não foi Olívio, mas sim o modelo excludente implementado pelo seu governo, seguindo as orientações da corrente Democracia Socialista que hegemonizou a primeira experiência petista no Governo do Estado.
     Voltando a Bagé, o que vemos aqui é um processo semelhante ao que levou às prévias na sucessão de Olívio. O governo da majoritariamente dominado pela DS, apoiado por grupos minoritários, não promove o diálogo interno. Exclui da composição de governo setores importantes, como a corrente Esquerda Democrática, da vereadora Adriana Lara, a mais votada nas eleições de 2008.
     Criou-se um clima que não condiz com as tradições petistas, que não respeita as diferenças, não convive com as diversidades internas e busca, com base na força da caneta, construir maiorias. O resultado concreto de todos estes erros políticos é palpável por qualquer um. Dos oito vereadores ligados a então base governista, hoje o Governo Municipal pode contar com dois ou três. Todos nós sabemos que, no regime em que vivemos, um governo sem sustentação no legislativo está fadado ao fracasso. Recordemos o caso Collor de Mello.
     Resta-nos, se possível fosse enviar um conselho, dizer que apesar de difícil, uma repactuação interna não é impossível. Basta que o prefeito Dudu, e seus assessores, dêem um novo norte às suas relações políticas com o partido e seus aliados. Caso contrário, resta-nos torcer e tentar evitar que o pior aconteça e que este governo consiga chegar ao fim. E que, nas prévias, nós, os petistas, saibamos escolher um nome que, vencendo as eleições, possa retomar o projeto de governo implementado por Mainardi.
Ouvi dizer que a Diretoria Executiva do Partido dos Trabalhadores de Bagé vai convocar os vereadores Jussara Carpes, Adriana Lara, Edegar Franco, Silvio Machado e Téia Pereira para "tentar entender" porque eles estão votando contra o governo do próprio partido. 
Ouvi dizer que o "sonho" alimentado por alguns integrantes do PT que estão na Prefeitura é agir como o partido sempre agiu: "Não rezou com a cartilha? Fora."
Ouvi dizer, também, que o grupo da "cartilha" é o mesmo que quer mudar o estatuto do partido, suprimindo o artigo de "Processo de Eleição Direta", prévia. 
Ouvi dizer que está vindo por aí o "Dossiê das Obras e Projetos parados de Mainardi".
Ouvi dizer que o deputado Afonso Hamm "anda em alas" (como diria o carnavalesco) e que nem dorme à noite por culpa da decisão do governo federal de cortar as emendas parlamentares.
Ouvi dizer que Jussara Carpes criticou a atitude do proprietário/radialista/jornalista/apresentador da Rádio Difusora João Vicente Gallo, que menosprezou o Patrimônio Cultural da cidade em seu programa pela manhã. 
Ouvi dizer, também, que a vereadora não citou o nome de João Vicente e nem da Difusora, diferente da outra crítica ao Jornal Minuano, quando só faltou dizer o CNPJ da empresa jornalística da Urcamp. 
Ouvi dizer que a empresa contratada para aplicar os projetos Economia Solidária e Mulheres da Paz, através da Prefeitura de Bagé, é uma ONG ligada ao PT, formada à sombra do Forum Social Mundial. Guayi, que quer dizer semente. A Guayi já está em fase de entrevistar o pessoal que vai trabalhar nos projetos. 
Afonso Hamm critica corte
no Orçamento da União
O deputado federal Afonso Hamm, do PP, usou a tribuna da Câmara dos Deputados, na manhã desta quinta-feira, dia 24 de março, para demonstrar a preocupação frente aos anúncios com o corte orçamentário que ultrapassa R$ 50 bilhões e que atinge de forma significativa o orçamento dos mais diferentes ministérios. Hamm argumenta que os cortes irão inviabilizar o desenvolvimento dos municípios.
Segundo o deputado, na ação de cada ministério tem a estratégia no sentido de garantir as diversas ações, a exemplo da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
O parlamentar salientou que nos últimos dias têm recebido prefeitos, vereadores e secretários municipais que demonstram a preocupação e estão alarmados com os cortes no Orçamento da União, que vai impactar negativamente sobre as administrações municipais. “É preocupante porque através das nossas emendas parlamentares, decidimos em conjunto com os ministérios a chegada desse recurso exatamente aos municípios em obras importantes”, complementou.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dança dos Mensaleiros... ou da Pizza
completa 5 anos hoje
Na noite de 23 de março de 2006, a deputada paulista Ângela Guadagnin, do PT, ao perceber que os votos da Câmara absolveriam o seu colega de partido, deputado João Magno, de Minas Gerais, começou uma dança insólita que deixou pasmo o povo brasileiro. Magno era acusado de receber dinheiro do mensalão.
A alegação da deputada, depois que a dança sacudiu o país, é que o mensalão foi uma farsa articulada por Roberto Jefferson, do PTB carioca, pelo PSDB e o PFL. 
Ela fazia parte do Conselho de Ética da Câmara Federal.
A lembrança do aniversário foi destaque na edição de hoje do jornal O Estado de São Paulo. 
Quantos vereadores terá Bagé
a partir da próxima eleição?
Está lá no Artigo 29, inciso IV, alínea "e", da Emenda Constitucional aprovada pelo Congresso Nacional:
IV. Para a composição das câmaras de vereadores será observado o limite máximo de:
e) dezessete vereadores, nos municípios de mais de 80 mil habitantes e de até 120 mil habitantes.
Porém, há uma novidade nisso tudo dessa Emenda, que é a retirada do número mínimo de vereadores que cada município pode ter. Só conta o número máximo. Portanto, se os atuais vereadores resolverem deixar como está, podem. E Bagé continuará com nove vereadores. 
O atual presidente da Câmara, Silvio Machado, já disse que vai discutir o assunto, mas não acredita que o aumento chegará ao teto de 17 vereadores. "Talvez aumente para 11 ou 13", aposta o vereador. 
O problema é o orçamento. Na Constituição Federal de 1988 consta que às câmaras de municípios com população entre 100 mil e um habitantes até 300 mil é de 7% o percentual de repasse do Orçamento Municipal. A Emenda Constitucional, que começou a tramitar em 2004, autoria do ex-deputado federal Pompeo de Mattos, do PDT, e só aprovada em 2009, reduziu o percentual dos legislativos. Bagé, por exemplo, com seus mais de 100 mil e menos de 120 mil habitantes, diminui de 7% para 6%. E é isso que pode assustar os vereadores da atual legislatura que acreditam estar com o "boi eleito na sombra" para as eleições do próximo ano. Com o limite de 70% nos gastos com pessoal (e a Câmara de Bagé está quase-quase no teto), diminui o salário dos vereadores. É óbvio. Se com 11 está difícil, imagina subindo para 17?
Tramita uma outra proposta na Câmara Federal, relativa ao aumento do percentual de gasto com pessoal, subindo dos atuais 70 para 80%. Há quem acredite em 90%. 
Um exemplo arredondado: A Câmara de Bagé tem um repasse anual de 5 milhões de reais. Hoje, pode gastar 3,5 milhões com salários, incluindo funcionários de carreira, cargos de confiança e vereadores. Sobra 1,5 milhão para viagens, festas, brindes, reformas, equipamentos, material de expediente, etc. Técnicos do setor afirmam que dá e sobra. Daí a proposta para aumentar o percentual de gasto com pessoal. 
O assunto começará a ser debatido a partir do próximo semestre. Partes interessadas não faltam para discutir o tema, incluindo-se todos os partidos políticos da cidade. 

Atenção. Texto para ser lido no ritmo dos anúncios tipo Polishop.
Quantos vereadores Bagé terá? 
Responda e ganhe um parlamentar suplente inteiramente novo, sem uso, sem os vícios conhecidos dos acordos de votação, sem requerimento de nome de rua e sem uma diariazinha sequer. 
Tenha um suplente em sua casa ou escritório. Ele pode ser útil no jardim, na varanda ou na sala de espera.
Outra vantagem que você pode ter com um suplente de vereador novinho, novinho é que ele sabe abanar todo mundo, aprendeu na última eleição. E para cada pessoa um tipo de abano, inclusive o abano rápido e descompromissado para aquela pessoa que você não lembra de onde conhece.
Não perca essa promoção única. Aproveite agora antes de perder a validade. 
Conheça todas as utilidades de um suplente de vereador, adquira o kit completo com parentes e amigos que acreditam até hoje que um dia ele vai conseguir assumir para ajudar todo mundo.
ATENÇÃO! O suplente de vereador é muito útil para você que pretende ser candidato na próxima eleição. Com um suplente ao seu lado você tem muito mais chance de se eleger, basta que ele desista da ideia insana de concorrer de novo. 
Adquira também nossos bonequinhos usados de suplentes de vereador de ponta de estoque.
Temos exemplares "démodé" de suplentes Barbie e Ken, nas versões Carminha e Ivan. (Atenção: os modelos não são retrô, são demodé, e acompanham tintura de cabelo para você "estar" se divertindo em casa.)
Para ganhar basta "estar" respondendo a seguinte pergunta:    
Quantos vereadores Bagé terá? 
a) manterá os atuais 11.
b) 13.
c) 15.
d) 17.
e) nenhum. Vamos fechar a Câmara e a Prefeitura até que os vereadores e o prefeito decidam discutir a relação.
Na próxima promoção, não perca:
Peruca para prefeitos (vários penteados) e dicas para primeiras damas - "Como contratar um motorista de confiança com perfil diferente da chefa!"
Depois de 28 anos o Brasil realiza
a primeira eleição presidencial
O vídeo abaixo é uma parte do Debate dos Candidatos a Presidente realizado na TV Bandeirantes, o primeiro da nova era democrático que encerrou os anos 80, o primeiro da tv brasileira.
Portanto, nossa democracia eleitoral tem apenas 21 anos, o que já é um bom motivo para perdoar determinados descontentamentos de governantes com críticas recebidas. 
O melhor é esperar a Democracia amadurecer.

É possível ver a sequencia pelo Canal Youtube. Sempre
que possível, disponibilizo por aqui. Os capítulos anteriores
foram as apresentações dos candidatos, em número bem
ampliado. Eram 22 candidatos.
Participaram do debate: Lula, Afif Domingos, Brizola, Covas,
Aureliano Chaves, Afonso Camargo, Ronaldo Caiado, 
Roberto Freire e Paulo Maluf.
Concorriam também: Fernando Collor, Enéas Carneiro,
Marronzinho, Fernando Gabeira, Ulisses Guimarães, 
Celso Brandt, Manuel Horta, Armando Correa, Antonio
Pedreira, Silvio Santos, Paulo Gontijo, Zamir Teixeira, 
Lívia de Abreu e Eudes Mattar,

terça-feira, 22 de março de 2011

Motorista da ameaça é demitido
O prefeito Luis Eduardo Colombo demitiu nessa terça-feira, 22, o motorista da Secretaria do Idoso que ameaçou "quebrar a cara" de Omar Ghani, o secretário de Assistência Social. 
Omar registrou queixa na Delegacia do 2º Distrito e o jornal Minuano noticiou no último sábado na editoria de Polícia. Segunda-feira quatro vereadores chamaram o secretário na Câmara para saber o que aconteceu de verdade e depois repudiaram o ato violento na tribuna do Legislativo.
Não havia mais como sustentar a situação. Talvez, por isto, o prefeito Dudu resolveu tomar a atitude de demitir o funcionário cargo de confiança da secretaria da Primeira Dama do Município, Silvana Caetano. 
26 candidatos a vereador em Bagé na última eleição municipal fizeram menos de 50 votos. Foram candidatos do PMDB, PPS, PTB, PDT, PHS, PSDB, DEM, PSB, PCdoB e PR. 
17 candidatos fizeram mais de mil votos. 8 do PT, 2 do PTB e 2 PSB. Mas, o PSB não elegeu ninguém.
Dos 11 eleitos para a Câmara, apenas Cláudia Souza não atingiu mil votos. Fez 884. 
Dudu Colombo foi eleito com 35.747 votos. Somando os votos de Fernando Teixeira, Antenor, branco e nulos, o total é de 35.563.
Observação: Luis Carlos Porcelis, leitor desse blog (por email) alerta que o DEM teve candidato com mais de mil votos e não elegeu ninguém. Ramão Elias Bogado, o Bocão, fez 1237 votos. 

Partido com H
Em 2008, uma das siglas partidárias restituídas para entrar na eleição municipal foi o PHS, o Partido Humanista da Solidariedade. Serviu apenas como uma aventura. Ou melhor, como sigla de aluguel que tentou coligar com o PT de Mainardi e Dudu, mas acabou nos braços do candidato Fernandinho Teixeira, do PMDB. 
O mais incrível é que os "humanistas" conseguiram emplacar onze candidatos a vereador, a maioria inocente útil. Foi o caso de Mauro César Campos, o Cacão, o mais votado com 224 votos. 
Cacão: 224 votos
Ricardo Sena, o presidente do PHS, apostava no efeito Paulinho Vesgo. Não conseguiu. A legenda somou 597 votos. E foi muito.
Em 2012, a sigla volta, é quase garantido. Esse tipo de partido serve para barganhar alguns segundos no tempo do horário eleitoral em troca de cargo na Prefeitura ou no Governo do Estado, se vencer o candidato apostado. Alguns vão mais longe e conseguem um dinheiro antecipado. 
Em 2008, apareceram outras siglas de aluguel. 
Não faltará oportunidade de contar um pouco mais dessas histórias escrabosas da política.  
E o DEM de Bagé? 
O Democratas é um partido estranho. Muito estranho. Pelo menos em Bagé, onde é conhecido como o partido Copa do Mundo de uma seleção da Ásia. Aparece de quatro em quatro anos e assim mesmo só para figurar. 
O atual comandante do DEM em Bagé é Jânio Castro Gonçalves, uma espécie de aspone do deputado federal Onix Lorenzoni. 
Milton Fábrica Martins, Miti, dá pulos só de ouvir falar no Jânio. Aliás, o Miti podia aproveitar que o Kassab (prefeito de São Paulo) saiu do DEM e fundou o PSD para ir junto. 




Miti, ex-vereador, 
bem que podia se bandear pro PSD
Direção Executiva do PSDB de Bagé
Manoel Machado
presidente do PSDB - de novo
Presidente – Manoel Machado
Vice-presidente – Fabio Laud
Secretário geral – Rogério Cunha
Tesoureiro – Ricardo Ligocki
Vogais: 

Deodato Machado e Amaro Cougo Pereira
Suplentes: 

João Euclides Oliveira, José Flores Gonçalves e Salustiano Saraiva.
A convenção partidária ocorreu no último domingo. O PSDB é um partido que não decola em Bagé. Um tucano sem voo. 
Feriado em Candiota é sexta
O prefeito em exercício Paulo Brum assinou esta semana, o Decreto Municipal 2981/20111, alterando expecionalmente a data do feriado municipal que celebra a emancipação política e administrativa de Candiota. O feriado, desta forma, ao invés de ser nesta quinta-feira, 24 - dia do aniversário de 19 anos do município, será realizado na sexta-feira, 25.
Ouvi dizer que Ivan Casartelli, o vereador suplente de Omar Ghani, pediu que o titular volte à Câmara só em abril, que é para dar tempo de se aposentar. 
Ouvi dizer que foi um telefonema de Paulinho Parera, de Brasília, para o editor do Jornal Minuano que deflagrou a matéria "elogiosa" sobre o Programa Segundo Tempo que funciona no Tenis Clube. Os vereadores visitaram dois núcleos e não encontraram ninguém, mas o secretário afirma que no Tênis tem cem alunos.
Ouvi dizer que o engenheiro da empresa que "tapa os buracos" que o DAEB abre vai ter que explicar as porcarias que faz na cidade. Para a coluna Pílulas Políticas do jornal Folha do Sul, em janeiro, o engenheiro disse que o trabalho está correto. Não está coisa nenhuma.
Ouvi dizer que o ministro da Educação vem a Bagé para atos no IFSUL  e na Unipampa. Algo como aulas inaugurais na nova sede da universidade e simbólica na escola técnica. 
Ouvi dizer que o prefeito Dudu pediu informações à Câmara sobre o meu trabalho naquele orgão. Já expliquei o que faço no jornal e na rádio Cultura, Programa Visão Geral. Senti que vem censura por aí. Vamos à guerra.. 
Ouvi dizer que Marina Silva vai sair do Partido Verde e entrar no PSB. Uma pena! Só ela podia arrumar esses verdes de fachada.
Ouvi dizer e li que quatro ministros da República do Brasil foram humilhados em sólo pátrio ao se permitir revistar por seguranças de Barak Obama. No Brasil! Cadê o PT? 

segunda-feira, 21 de março de 2011

Gustavo Morais quer cobrança
da água pelo consumo
Faz algum tempo que o vereador Gustavo Morais, do PMDB, tenta mudar o sistema de cobrança da água em Bagé de taxa para tarifa. Ou seja, cobrar como faz a CEEE, pelo que consome. Hoje não é assim. O cálculo do valor fixo é feito pelo tamanho da casa.  
Gustavo reapresentará na Câmara de Vereadores o projeto que altera as características de cobrança pelos serviços de fornecimento de água.  
Antes, a alegação era a falta de hidrômetro nos imóveis. Esta desculpa não cabe mais. 95% já tem o medidor e o pouco que falta já está sendo colocado. 
100% de hidrômetro em Bagé. Nunca o DAEB faturou tanto como agora. 
"Recuerdo" recente. De setembro de 2010. Conversa por telefone com Edegar Franco. 
- Alô? Edgar Franco?
- Sim. Tudo bem?
- Tudo. O senhor confirma que está saindo da Prefeitura e assumindo seu lugar na Câmara de Vereadores?
- Não. Eu estou entrando em férias agora da secretaria.
- E na volta das férias? 
- Estarei aqui na Secretaria de Desenvolvimento Rural.
- Informações de alto escalão da política dão como certa sua saída do Governo Dudu.
- Tens o direito de especular, mas afirmo que continuo aqui. 
(Não continuou.)
Omar Ghani ameaçado por "cc" da Primeira Dama é o tema da Câmara
Jussara, Adriana, Téia, Omar e Edegar.
O secretário e vereador foi chamado
para explicar a história da ameaça. 
Na Sessão Ordinária da Câmara de Bagé na manhã desta segunda-feira, 21 de março, três vereadores do PT e um do PMDB se manifestaram em repúdio a ameaça recebida pelo secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Omar Ghani. 
Teia Pereira, Adriana Lara, Edegar Franco e Gustavo Morais elogiaram o jeito de ser do secretário, que é vereador eleito, e foi ameaçado pelo motorista da Secretaria do Idoso, comandada por Silvana Caetano, mulher do prefeito. Segundo informações, o funcionário, que é cargo de confiança, disse que Omar trai Dudu Colombo e que iria "quebrar sua cara". O secretário fez queixa na delegacia de polícia. 
O desmando no governo municipal não é de agora. Em novembro do ano passado, um assessor do secretário Paulo Parera gravou ofensas contra os vereadores e publicou na página online YouTube; no Carnaval, outro assessor, desta vez da Secretaria de Cultura, tentou impedir que a vereadora Jussara Carpes fosse jurada na escolha da Rainha do Carnaval, e na semana passada houve a ameaça citada. 
No final, tudo tem ficado como se nada tivesse acontecido. 
Vereador Omar
Omar Ghani é um secretário à margem das prioridades do prefeito Dudu Colombo. Há algum tempo o chefe do Executivo trata seu candidato a vereador na eleição de 2008 com desdem. Houve uma mudança de comportamento do prefeito após assumir o poder. Quem acompanha Omar afirma que o secretário continua o mesmo. 
Não há mais clima, não há mais ambiente, não há mais condições de Omar Ghani continuar secretário. Como vereador eleito, assumirá seu lugar no Legislativo. 
Resta aguardar. 
Se isso acontecer, o vereador Ivan Casartelli estará batendo na porta do prefeito para solicitar um lugar no Executivo. Ivan, que é do PRB, está na Câmara como suplente na coligação PRB-PT na eleição proporcional de 2008. 
"Em que mãos está a minha, a nossa cidade? Com um PT em crise. Um vereador eleito vai à praça pública e chama seus colegas de 'cambada de sem-vergonhas". Não me senti ofendida por isso. Mas, estão em conflito. E quando se está em conflito o trabalho para. Triste da nossa cidade, é lamentável, tem um governo que não se entende."
- Vereadora Sonia Leite, do PP, 
em manifestação 
na Tribuna da Câmara, 
às 11h desta segunda, 21 de março 

Está no Jornal Minuano desta segunda-feira, 22
P
imenta quer restringir publicidade de cerveja
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) ocupou a tribuna da Câmara, na manhã da última sexta-feira, para chamar atenção da sociedade para a relação, segundo ele, trágica entre a publicidade de cerveja, aumento de consumo de bebida e as mortes no trânsito

A crítica do parlamentar foi dirigida a esportistas, cantores e artistas que vinculam suas imagens a álcool no país. 
Ao cobrar medidas legislativas, como a sugestão da Organização Mundial de Saúde, que indica a restrição da publicidade de cerveja para redução da violência no trânsito, o deputado defendeu uma postura mais responsável das pessoas públicas, que segundo ele, só estão preocupados com o retorno financeiro.
Conforme Pimenta, a utilização de símbolos nacionais e regionais cria uma cultura que normatiza o consumo de bebidas. 
O deputado gaúcho na Câmara defende o projeto de lei 703/2011 que estabelece restrições à publicidade de cerveja. O autor da proposta aponta a medida, também defendida pela Organização Mundial da Saúde, como uma solução estratégica frente ao aumento do consumo da bebida e à violência no trânsito, uma das principais causas de mortes no mundo.
 Com a iniciativa, o deputado pretende que o parlamento corrija o “equívoco” na lei 9 294 de 1996, que restringiu a publicidade de cigarros, uísque, cachaça, entre outras bebidas, mas foi “tolerante” com a cerveja. “Na época, o Congresso sofreu um lobby muito forte e cedeu à pressão das empresas de bebidas, das agências de publicidade e de atores, esportistas e cantores, garotos propagandas das grandes marcas”, lembra Pimenta.
Segundo o parlamentar, a medida é necessária uma vez que a própria indústria da cerveja não admite a relação entre a publicidade, o consumo e as mortes no trânsito.

Comentário do blog:
O deputado está entrando numa briga contra as grandes empresas de comunicação do Brasil, que ganham muito dinheiro com as cervejas no horário nobre. As mesmas grandes empresas que são contra o diploma de jornalista. E Paulo Pimenta tem projeto para retomar o diploma cassado. 
Pode ser um mero exercício de adivinhação, mas a "barganha" tem tudo para correr frouxa: a cerveja pelo diploma. 

domingo, 20 de março de 2011


Estreia esta semana
Silvana no País
das Filiações
Uma história baseada em mentiras reais que conta a vida da “chefa Silvana”, rainha de um reino distante, que – de repente – precisa recrutar soldados para seu castelo ameaçado de invasão. 
Fazendo-se de desentendida, a chefa pergunta ao marido-chefe Dududadá o porquê de tudo aquilo. Enquanto não descobre, ela ordena contra qualquer um que imagina inimigo: - Cortem a cabeça!

Ouvi dizer que a jornalista Angelina Quintana não vai mais para a assessoria de imprensa do prefeito Dudu Colombo. Não houve acerto.
Ouvi dizer que a Fundação Estatal de Saúde, que teve audiência pública na Câmara, sexta, 18, é uma ideia da Prefeitura e não de agora. Mas, essa mesma prefeitura enviou projeto ao Legislativo para realizar concurso público para o setor.                                                Ouvi dizer que a "piada-aposta" de Bagé (adaptada)  é que o Japão vai se reconstruir antes da Barragem da Arvorezinha ficar pronta. 
Ouvi dizer que o verdadeiro motivo para o vereador Edegar Franco deixar a Prefeitura e ir para a Câmara foi uma ordem do secretário Mainardi: Vai e faz oposição ao Dudu.  
Ouvi dizer e li na editoria de Polícia do jornal Minuano que o secretário Omar Ghani foi ameaçado por um funcionário cargo de confiança do prefeito. Tem ocorrência policial, lavrada.
E ouvi dizer que existe algo chamado Estado de Direito.