Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

segunda-feira, 21 de março de 2011


Está no Jornal Minuano desta segunda-feira, 22
P
imenta quer restringir publicidade de cerveja
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) ocupou a tribuna da Câmara, na manhã da última sexta-feira, para chamar atenção da sociedade para a relação, segundo ele, trágica entre a publicidade de cerveja, aumento de consumo de bebida e as mortes no trânsito

A crítica do parlamentar foi dirigida a esportistas, cantores e artistas que vinculam suas imagens a álcool no país. 
Ao cobrar medidas legislativas, como a sugestão da Organização Mundial de Saúde, que indica a restrição da publicidade de cerveja para redução da violência no trânsito, o deputado defendeu uma postura mais responsável das pessoas públicas, que segundo ele, só estão preocupados com o retorno financeiro.
Conforme Pimenta, a utilização de símbolos nacionais e regionais cria uma cultura que normatiza o consumo de bebidas. 
O deputado gaúcho na Câmara defende o projeto de lei 703/2011 que estabelece restrições à publicidade de cerveja. O autor da proposta aponta a medida, também defendida pela Organização Mundial da Saúde, como uma solução estratégica frente ao aumento do consumo da bebida e à violência no trânsito, uma das principais causas de mortes no mundo.
 Com a iniciativa, o deputado pretende que o parlamento corrija o “equívoco” na lei 9 294 de 1996, que restringiu a publicidade de cigarros, uísque, cachaça, entre outras bebidas, mas foi “tolerante” com a cerveja. “Na época, o Congresso sofreu um lobby muito forte e cedeu à pressão das empresas de bebidas, das agências de publicidade e de atores, esportistas e cantores, garotos propagandas das grandes marcas”, lembra Pimenta.
Segundo o parlamentar, a medida é necessária uma vez que a própria indústria da cerveja não admite a relação entre a publicidade, o consumo e as mortes no trânsito.

Comentário do blog:
O deputado está entrando numa briga contra as grandes empresas de comunicação do Brasil, que ganham muito dinheiro com as cervejas no horário nobre. As mesmas grandes empresas que são contra o diploma de jornalista. E Paulo Pimenta tem projeto para retomar o diploma cassado. 
Pode ser um mero exercício de adivinhação, mas a "barganha" tem tudo para correr frouxa: a cerveja pelo diploma.