Está no Jornal Minuano desta segunda-feira, 22 Pimenta quer restringir publicidade de cerveja |
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) ocupou a tribuna da Câmara, na manhã da última sexta-feira, para chamar atenção da sociedade para a relação, segundo ele, trágica entre a publicidade de cerveja, aumento de consumo de bebida e as mortes no trânsito |
A crítica do parlamentar foi dirigida a esportistas, cantores e artistas que vinculam suas imagens a álcool no país.
Ao cobrar medidas legislativas, como a sugestão da Organização Mundial de Saúde, que indica a restrição da publicidade de cerveja para redução da violência no trânsito, o deputado defendeu uma postura mais responsável das pessoas públicas, que segundo ele, só estão preocupados com o retorno financeiro.
Conforme Pimenta, a utilização de símbolos nacionais e regionais cria uma cultura que normatiza o consumo de bebidas.
O deputado gaúcho na Câmara defende o projeto de lei 703/2011 que estabelece restrições à publicidade de cerveja. O autor da proposta aponta a medida, também defendida pela Organização Mundial da Saúde, como uma solução estratégica frente ao aumento do consumo da bebida e à violência no trânsito, uma das principais causas de mortes no mundo.
Com a iniciativa, o deputado pretende que o parlamento corrija o “equívoco” na lei 9 294 de 1996, que restringiu a publicidade de cigarros, uísque, cachaça, entre outras bebidas, mas foi “tolerante” com a cerveja. “Na época, o Congresso sofreu um lobby muito forte e cedeu à pressão das empresas de bebidas, das agências de publicidade e de atores, esportistas e cantores, garotos propagandas das grandes marcas”, lembra Pimenta.
Segundo o parlamentar, a medida é necessária uma vez que a própria indústria da cerveja não admite a relação entre a publicidade, o consumo e as mortes no trânsito.
Comentário do blog:
O deputado está entrando numa briga contra as grandes empresas de comunicação do Brasil, que ganham muito dinheiro com as cervejas no horário nobre. As mesmas grandes empresas que são contra o diploma de jornalista. E Paulo Pimenta tem projeto para retomar o diploma cassado.
Pode ser um mero exercício de adivinhação, mas a "barganha" tem tudo para correr frouxa: a cerveja pelo diploma.