Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Prefeito Dudu participa da primeira 
reunião do GGI-M em 2011
Na tarde dessa sexta, 18, o prefeito Luis Eduardo Dudu Colombo esteve reunido com representantes de todos os órgãos de segurança pública em atividade no município. O encontro, realizado na sala do Pleno do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que fica no pátio da Prefeitura, foi o primeiro de 2011. 
De acordo com o secretário de Transportes e Circulação, e também secretário executivo interino do GGI-M, Milton César Leite da Silva, o ato teve como objetivo retomar, de forma efetiva, as reuniões mensais e apresentar alguns dos projetos de segurança pública desenvolvidos em Bagé. 
Dentre os projetos citados, destacam-se o Complexo de Empreendimentos de Economia Popular Solidária - KM 21 (que busca proporcionar, entre outras coisas, a capacitação profissional para jovens em vulnerabilidade à violência), o Mediação Comunitária (que atuará em quatro bairros da cidade disponibilizando serviços como assistência jurídica) e o programa Mulheres da Paz, todos integram o Programa Nacional de Segurança com Cidadania, o PRONASCI.
No dia 8 de abril acontece a próxima reunião, quando os projetos serão visitados. 
Como fugir da infidelidade partidária

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, telefonou nessa sexta-feira, 18, a tarde para o presidente nacional do Partido Democratas, senador José Agripíno Maia (RN), comunicando formalmente que irá se desfiliar da legenda para fundar uma nova agremiação.Como se sabe, Kassab está fechando acordo com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para, mais adiante, fundir a sua nova legenda com o PSB e concorrer ao governo de São Paulo.
Kassab encontrou uma maneira de não ser cassado por infidelidade partidária. Por enquanto a nova sigla é PDB, Partido da Democracia Brasileira. Mas também pode ser PSD - Partido Social Democrata.
O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos também vai para o novo partido. 
Os desgostosos tantos de Bagé tem agora uma oportunidade.  
Deu branco
na loura

Seria votado nesta quinta-feira, 17, em reunião extraordinária na Câmara de Vereadores de Bagé, o restabelecimento do direito dos servidores públicos municipais a receber 15% e 25% de aumento aos 15 e 25 anos de serviço, respectivamente. A Lei é de 1984, dos tempos da primeira gestão de Carlos Azambuja. Porém, essa vantagem faz parte do projeto de lei 18/11, que também modificava parcialmente a estrutura administrativa do município. E é aí que deu problema. A vereadora Téia Pereira, do PT, autora da proposta de voltar à vantagem, só foi perceber que o projeto seria derrubado por seus colegas na hora da sessão dessa quinta-feira. Acontece que os vereadores não concordando com o projeto inteiro do prefeito Dudu votariam contra levando de roldão o artigo da petista. 
No momento em que ela sentiu a "fria" em que estava, em desespero, argumentou a necessidade da aprovação, pediu para o artigo ser votado em separado, mas não havia como, segundo um assessor parlamentar. Daí, a única solução foi retirar o projeto para não perder por completo. 
Agora, a vereadora vai tentar encontrar uma saída para que aqueles funcionários municipais com tempo de serviço suficiente para receber a vantagem no salário sejam favorecidos. 
O problema é que vários servidores foram à Câmara, esperaram horas a fio e foram frustrados minutos antes de encerrar as sessões. Lá por 14h30min. Estavam desde 10h à espera do "milagre". 
O PROJETO DE LEI 18/11
O projeto de lei 18/11 altera parcialmente a estrutura administrativa, nos cargos permanentes da Secretaria de Administração, da Fazenda, da Educação e Procuradoria Jurídica. Apenas no artigo 6º a matéria aborda o restabelecimento da vantagem. O projeto deve ir para votação do Plenário na próxima quinta-feira, 24 de março.
O lobisomem de Quaraí

(arte de Luiz Aguzzi - crédito reivindicado)
Ouve-se muito nessas plagas que tal pessoa "hoje está de lua". É de nossa cultura, que quando uma pessoa está irritada, violenta e age diferente de outros dias de sua vida surja a referência à influência da lua. É o efeito "lobisomem".
Na Câmara, os vereadores estão convictos (pelo menos oito em onze) que o prefeito tem duas caras: gentil e atencioso em público, irritado e paranóico na média solidão do gabinete. 
O texto abaixo fala um pouco disso e a ilustração ao lado tenta reforçar a imagem alimentada pelo parlamento. 

quinta-feira, 17 de março de 2011

E de repente os vereadores descobrem que Dudu não é do bem
A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Bagé detectou que o prefeito Luis Eduardo Colombo não é "nenhum santo", como tentou transparecer nas relações externas no início de seu governo, demonstrando disposição para o diálogo. "Ele fez marketing e proselitismo político", analisam os vereadores. Se o objetivo é aprofundar o conceito parlamentar sobre o chefe do Executivo, o resumo da ópera diz o seguinte: Dudu é do mal. Abraça a todos, diz que sim às ideias tantas, mas tem um punhal pronto para desferir o golpe em quem bem entender. Aquele ar professoral e seminarista de eventos públicos perde-se nos escaninhos da vida privada quando contrariado. E ele se transforma, como o homem e o lobisomem em noite de lua cheia. Dudu vira uma fera. É a imagem que a população não conhece e que existe. 
O conceito pode parecer cruel. As palavras podem transparecer duras, mas essa é uma análise da realidade política de Bagé, com ou sem metáforas. 
O panorama de crise de relações entre poderes chegou onde está não porque Adriana Lara, Silvio Machado, Jussara Carpes ou alguém do grupo politico de Luiz Fernando Mainardi pode ser candidato a prefeito nas próximas eleições. Não. É possível oferecer um outro olhar à situação. Se não, vejamos: O que há de semelhante em Adriana, Silvio e Jussara? 
Todos queriam espaço no governo, queriam ser agentes de transformação na administração pública, queriam cargos, projetos, programas... ser governo, visto que fazem parte da sigla partidária do prefeito. 
E o que aconteceu? Luis Eduardo fechou as portas. Cobriu olhos e ouvidos. 
Se o prefeito, no início do mandato, tivesse chamado Adriana Lara e seus mais de quatro mil votos de vereadora para o diálogo, convidando a fazer parte do governo, qual seria a reação se não aquela que diz: agora eu sou parte desse todo, eu sou governo. Mas, não. O mandatário maior resolveu aventurar sendo o senhor, único e todo poderoso. 
Com Jussara Carpes aconteceu algo diferente, embora o desenrolar da história seja semelhante. Jussara, pela corrente Unidade na Luta, indicou Roséli Safons para secretária de Cultura. Algum tempo e houve a desavença com a indicada. O cargo era da corrente petista. Luis Eduardo resolveu manter Roséli na secretaria, mesmo sabendo que estaria ganhando uma inimiga de peso dentro da Câmara. Ora, a gestora da Cultura não é nenhuma sumidade e tem pouco caquete para o cargo. Então, por que o prefeito não agradeceu seu tempo na secretaria e chamou Jussara para indicar outro nome? 
Mas, ele fez isso, dirão alguns. Convidando a própria vereadora para o cargo. Sim. Depois que a situação ficou insustentável. Primeiro deixou a ferida às intempéries do ar e quando apodreceu surgiu ele com um mísero band-aid. Era tarde demais, só restava mutilar. 
Silvio Machado, o atual presidente da Câmara, é outro que está no rol dos desgostosos. E com este era mais simples ainda. Silvio pediu, pediu, pediu e foi desdenhado. Reforma na avenida Espanha com indicativo da verba é o maior de todos os pedidos. O problema aí não é o prefeito deixar de resolver, é fazer-se de esquecido. Demonstrar um ar de paisagem. 
Os três parlamentares desgostosos são do Partido dos Trabalhadores, parte do governo. Nenhum é santo, tal e qual o prefeito. A diferença é que expoem seus porquês. São claros em afirmar que brigaram depois do desdem do prefeito.
Quanto ao grupo de Mainardi... Aí, o "buraco é mais embaixo". Mesmo assim, era possível segurar as pontas e não deixar descarrilhar. Mainardi tem dois vereadores sob sua tutela na Câmara: Edegar Franco e Téia Pereira, que somados aos três citados do PT e outros três da oposição oficial, Sonia, Gustavo e Divaldo, totalizam oito vereadores. Número suficiente para derrubar qualquer projeto, qualquer veto, qualquer governo. 
O ex-prefeito Luiz Fernando nunca morreu de amores por Luis Eduardo. Foi para o horário eleitoral e participou de carreatas em 2008 pedindo votos para ele porque não havia outro caminho, afinal havia sido derrotado duas vezes no desafio interno do PT e a oposição não oferecia nada melhor. Pelo contrário, tudo o que a oposição oferecia assustava Mainardi mais que um eventual governo de Luis Eduardo Colombo -, alguém que teve de demitir de seu secretariados duas vezes, da Educação e da Atividades Urbanas.
Mesmo assim, era possível para o prefeito chamar o ex e expor os seus objetivos administrativos, falar das obras e projetos deixados por esse, utilizar-se da política para dirimir dúvidas e contornar problemas. Parece que não houve interesse ou algo muito grave e secreto aconteceu nas relações entre Dudu e Mainardi depois de outubro de 2008. Algo tão terrível que não permitiu o diálogo. 
Agora, Mainardi quer voltar à Prefeitura, mesmo que seja pelo corpo e alma de Márcia, sua mulher. 
Assim, nesse tsunami petista, quem mais se assanha com essa falta de habilidade política de Luis Eduardo é a oposição. O problema é que a oposição não apresentou um nome forte para ser prefeito de Bagé, um nome capaz de atrair as massas, a opinião pública e o dinheiro para uma campanha mais cara que as outras, porque será contra o atual prefeito.  E uma campanha contra quem está no poder pede mais dinheiro que as outras. 
Enquanto isso, a missão da Câmara é minar o governo de Luis Eduardo ao máximo, porque os vereadores estão convictos que Dudu é do mal. 
Da manhã até o início da tarde dessa quinta-feira, 17, o objetivo do Legislativo foi mostrar ao prefeito o seu poder. E conseguiu. Fez gato e sapato com os projetos que tramitaram, incluindo os vetos do Executivo.
Aprovaram o que quiseram, arquivaram o que bem entenderam e, até, enterraram o Esporte e Lazer da Cidade. 
E ninguém aqui está dizendo que todos eles são do bem. Aliás, é difícil definir quem é quem nesse jogo do poder. 

Comissão do Senado aprova fim da reeleição

Cristiane Jungblut, O Globo
A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta quinta-feira o fim da reeleição e mandato de cinco anos para presidente da República , governadores e prefeitos. Pela proposta, os candidatos que estão no cargo ainda poderão concorrer à reeleição, que seria permitida até 2014. O presidente da República que assumir em 2015 teria um cargo de cinco anos.
No caso da presidente Dilma Rousseff, por exemplo, se ela concorrer à reeleição e vencer, na prática ganharia mais um ano de mandato. A comissão apenas chegou a uma proposta consensual da ideia, mas sem aprovação de um texto final. Também foi aprovada a manutenção do voto obrigatório.
A música de Gustavo Morais
Entre as músicas preferidas do vereador do PMDB de Bagé, Gustavo Morais, está "As Razões do Boca Braba", de João de Almeida Neto. Aliás, os amigos identificam a letra da música com o jeito de ser do parlamentar. E ele parece gostar dessa comparação...
Ouvi dizer que, por mais que o prefeito Dudu Colombo negue as mudanças especuladas em seu secretariado, Omar Ghani gostou da ideia. Voltar para a Câmara é o seu ideal...
Ouvi dizer que Tarso Genro ofereceu reajuste de apenas 8,5% para o magistério e alguma coisa de abono, mas que o CPERS considerou o abono uma afronta. 
Ouvi dizer que nesta quinta-feira a Câmara de Vereadores mandará mais um recado ao prefeito Dudu Colombo: "Nós temos poder, não se esqueça disso."
Ouvi dizer que Nenê Fara abriu as portas do PDT para Adriana Lara ser candidata a prefeita. É bom lembrar que Nenê é interventor e vai ter eleição interna este ano. 
Ouvi dizer que já tem gente na Prefeitura considerando a Coordenadoria de Comunicação com a Fifa um baixo astral só. 
Ouvi dizer que o prefeito Dudu quer o empenho dos aliados na Câmara, quer resposta, quer reação e quer que os projetos sejam explicados de vereador em vereador...
Vem aí
Silvana no País
das Filiações 
Está na página online
do jornalista Políbio Braga
PT teme crescimento de PSB
O PT do RS teme e reza em cruz para que o PSB e o sr. Beto Albuquerque não continuem crescendo no País e no Estado.
- Existe uma guerra surda entre PT e PSB até mesmo na Assembléia. Na reunião de líderes, terça-feira, os deputados Daniel Bordignon, PT, e Heitor Schuch, PSB, estranharam-se publicamente. Schuch teve que lembrar a Bordignon que não é apêndice do PT.

Comentário deste blog:
Em Bagé não está muito longe disso. As asas começam a dar voo. 
Angelina Quintana será assessora
de imprensa do prefeito Dudu 
É uma missão árdua essa de ser assessor de imprensa de uma pessoa pública. Na verdade, o anúncio está nas esquinas, mas ainda não há confirmação. Disse-me um amigo que vaga nas escadarias da Prefeitura: "Tá complicado, mas parece que ela vai ser a assessora, sim."
Ela é Fifa. Ou melhor, a jornalista diplomada Angelina Quintana, que há bem pouco tempo era a editora do jornal Folha do Sul.  

quarta-feira, 16 de março de 2011

Blitz de vereadores 
no Programa 2º Tempo
No Militão, na manhã de quarta,
o programa parecia parado. Uma criança
Na manhã de ontem, quarta-feira, os vereadores Silvo Machado, Adriana Lara, Jussara Carpes, Gustavo Morais, Sonia Leite e Edegar Franco (equipe pluripartidária) saíram da Câmara e se dirigiram ao Cantegril Club, na zona sul da cidade, onde funciona um dos cinco núcleos do Programa Segundo Tempo, e depois foram até o Militão, onde funciona outro núcleo. Encontraram apenas oito crianças atendidas. Deveriam encontrar 200. 
O interessante nisso tudo é que os vereadores foram fazer o seu trabalho. Ou seja, fiscalizar os atos do Executivo. 
Vereador é para isso. Legisla e fiscaliza.
A consequencia dessa falta de alunos no programa será a não aprovação do projeto de renovação, tendo em vista que o pagador é o Governo Federal, mas desde que obedeça as normas especificadas. Não foi isso que se viu.
O secretário responsável pelo Segundo Tempo, Paulo Parera estava em Brasília. Deve voltar sexta-feira, dia 17.  
No Cantegril, sete crianças. O programa prevê
 100 crianças por turno em cada núcleo


Um fato curioso:
O chefe de gabinete da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Sidenir Ferreira, o Bagé, chegou no Militão quando os vereadores já estavam indo embora. Eleparticipava, no bairro Sepé Tiarajú, da entrega das duas casas às famílias desabrigados da enchente de 2009. 
Ele recebeu um telefonema contando da presença dos vereadores e correu para o ginásio. Tanto é assim que o nome dele constava no protocolo da Prefeitura como representante de Paulinho Parera na solenidade e foi anunciado como se estivesse no bairro. Jà tinha corrido para o Militão. 
É obrigação dos vereadores continuar com essa blitz. 
Segundo informações, "nunca antes na história dessa cidade esse trabalho foi realizado com efetividade". 
Conselhão quando convem
- ou quando as coisas entram por um  "ouvido" 
e saem por outro e servem para enrolar - 
A foto enviada pelo assessor de comunicação da Secretaria do Agronegócio,
Marcos Perez, foi publicada nesta quarta-feira pelos jornais  Minuano e Zero  Hora
Na imagem, lado a lado, Gedeão Pereira, pecuarista, vice-presidente da Farsul; dom Gílio Felício, bispo de Bagé; Marcelo Danéris,  secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Social; Luiz Fernando Mainardi,  secretário do Agronegócio, e o líder do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), ex-deputado Frei Sergio Gorgen. Eles estavam presente na instalação do Conselho de Desenvolvimento, o Conselhão do Tarso, terça-feira, 15, em Porto Alegre. 
Esse tipo de estratégia govrnamental, ou seja, conselhos, comissões e grupos de estudos, não passam de desculpa para transferir responsabilidades. Junto à população fica a imagem do governante democrático. Tudo não passa de balela. Esse conselhão é uma grande bobagem, vai camuflar determinadas decisões impopulares, vai arrastar respostas para temas importantes, o que é muito fácil de "arrastar", basta o governador achar que deve, coloca mais um ponto a discutir na pauta, convoca nova reunião em que 90 pessoas precisam estar disponíveis para se reunir no mesmo dia... E assim, vai.
Conselhão é história pra boi dormir. Conselhão é a Assembleia Legislativa, eleita para representar regiões e municípios de todo o Estado. Conselhão são os prefeitos e vereadores, eleitos pelo povo. Eu não elegi o Gedeão Pereira para tomar decisões por mim, nem ao dom Gílio. 
Tarso Genro foi eleito para governar o RS, mas está inventando desculpas para não governar ou para agir conforme lhe convém com o "respaldo" social.

terça-feira, 15 de março de 2011

Prefeito Dudu contesta especulação
sobre mudança no secretariado
O prefeito Luis Eduardo Colombo deu entrevista ao programa Jornal da Manhã, da Rádio Difusora, nesta terça-feira, 15, contestando a nota publicada no jornal Minuano, escrito pela jornalista Márcia Sousa, em que detalha o tema do momento nos corredores da política bageense: as mudanças no secretariado de Dudu Colombo, com a possibilidade de Paulinho Parera ir para a SMTAS, Omar Ghani para a Câmara e Sabela para a secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. 
O prefeito não gostou do que leu, repudiou e chegou a insinuar que o jornal perderia credibilidade com "aquele" tipo de notícia. 
Segundo ouvi, Dudu Colombo foi além, agiu com o "controle social da imprensa", que significa algo - assim -, como vou dizer?... é... mais ou menos... CENSURA. 
Diante do quadro, a modificação no secretariado - se sairia, deve ser adiada para quando todo mundo esquecer que o prefeito não gostou da divulgação da nota. 
E o dinheiro do Esporte e Lazer?


"Pelo que sei não chegou o recurso para implantar o Programa Esporte e Lazer da Cidade. A Câmara terá que decidir a respeito sem ter recebido as informações que solicitou e a presença do secretário Paulo Parera para esclarecer sobre o programa."
Vereadora Jussara Carpes, PT
A solução para a falta d'água,
segundo Gustavo Morais

"Se o PMDB estivesse no governo 
estaria sendo feita a transposição 
das águas do Arroio do Tigre, 
o que seria suficiente para encher as duas 
barragens e acabar com o racionamento."

Prefeito perde "feio" na Câmara
O Governo Municipal de Luis Eduardo Dudu Colombo sofreu sua primeira grande derrota "prática" na Câmara de Vereadores nessa segunda-feira, 14. O prefeito teve três de seus vetos a projetos do Legislativo derrubados. Por 7 votos a 2, dois projetos, e 9 votos a zero. Levando-se em consideração que Sonia Leite e Divaldo Lara não estavam presentes à sessão, a verdade é que o prefeito saiu lucrando, pois são dois votos a mais não somados em sua derrota. 
Os projetos tratam de isenção de parte do Imposto Sobre Serviço para laboratórios clínicos, vantagens para quem é doador de sangue e repasse de 8 mil reais para o futebol profissional, desta vez com a participação do DAEB. 
Quinta-feira outros três vetos serão analisados e, provavelmente, derrubados. Um deles aumenta o vale alimentação de R$ 4 para R$ 5. 

segunda-feira, 14 de março de 2011

Câmara convoca Kiwal Parera para explicar cobrança de excesso d'água
Não haverá como o diretor do DAEB, Kiwal Parera, deixar de comparecer à Câmara de Vereadores no dia 28 de março, segunda-feira. Ele foi convocado pelo Legislativo na tarde desta segunda-feira, 14. Mas, o próprio Kiwal declarou que está pronto para esclarecer todas as dúvidas. "Estou preparado", disse. 
Nessa terça-feira, os dois jornais de Bagé devem publicar uma nota do DAEB esclarecendo a questão do pagamento de excesso. 
Assunto do momento
A maioria do parlamento quer saber o que está acontecendo com a cobrança de excesso de água da população. Os vereadores não entendem que no momento em que os bageenses estão recebendo água apenas 11 horas por dia acontece a elevação da conta. A vereadora Adriana Lara, PT, citou o exemplo de uma consumidora que esteve em seu gabinete para mostrar que pagava R$ 8 e, de repente, sua taxa passou para mais de 500 reais. 
Gustavo Morais, vereador do PMDB, não faz outra coisa a não ser atender pessoas reclamando da cobrança de excesso. Mesmo que alguém diga que isso está ocorrendo desde a implantação dos hidrômetros nas casas de Bagé, a verdade é que um "tsunami" de reclamações ocorre agora.  
De denúncia ao Ministério Público a requerimento ao prefeito solicitando a revogação da cobrança de excesso no período de racionamento, quase tudo já foi feito pelos vereadores, que estão pressionados pela população. 
Segundo o diretor do DAEB informou a este colunista, existe sim o gasto de água conforme está na conta, mas é de dezembro, não de janeiro ou fevereiro. E mais, a história do ar no hidrômetro move o ponteiro  tão pouco que quase não influi no resultado final. O vereador Gustavo contesta tal afirmação. Segundo ele, o ar na tubulação faz girar o ponteiro e a influência na conta chega a 40%. 
Kiwal Parera, que na tarde dessa segunda foi informado que está sendo convocado para comparecer à Câmara no dia 28, lamentou não ser no dia 14. Ele não quer o assunto se arrastando mais ainda. 
Com o dedo em riste:
- Vereador Edegar Franco, o senhor não foi corrido da secretaria, o senhor saiu porque quis. 
(Ivan Casartelli, na sessão da Câmara, 
desta segunda-feira, 14)
Mudanças à vista na Prefeitura
Corre solta a conversa nos corredores da Câmara de Vereadores e nas escadarias da Prefeitura que o atual secretário da Juventude, Esporte e Lazer Paulinho Parera está indo para a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, no lugar de Omar Ghani, que, com isso, assume seu lugar como vereador eleito. 
Para a pasta do Esporte, o prefeito Dudu Colombo deve nomear Pedro Trindade Martins, o Sabela. 
Não há especulação sobre o lugar onde será colocado Ivan Casarteli, que com a ida de Omar para a Câmara, perde sua vaga. Assim como Carmen Vargas anda à deriva, o mesmo pode acontecer com o mais ardoroso defensor do governo Dudu no Legislativo.  

domingo, 13 de março de 2011


Chapeuzinho
Vermelho com Estrela 2

Continuando a história da Chapéu Vermelho com Estrela... 
Antes vale explicar que quem não leu a primeira parte pode ir descendo a página que encontra, com o mesmo título e a mesma marca do Pinóquio. 

Chapéu estava muito longe de seu destino. Nem descera a Presidente Vargas ainda. E depois, quatro quilômetros de Santa Tecla... 
Então... quando foi subir de novo na bicicleta pra seguir seu caminho...
Apareceu o lobo... Ou melhor. Apareceu o... Leobones com seus quase três metros de altura, uma arma enorme de destruir patrimônios e uma visão ampla e progressista de futuro. Seus olhos eram capazes de ver muito longe. Muito longe, tanto que contou  que viu o desenvolvimento da cidade chegando rápido, viu os colunistas sociais anunciando shoppings centers enormes com seus McDonalds e Habbib's ultramegaequipados. Chapéu chegou até a ficar curiosa para conhecer. 
Mas, isso passou em seguida, enquanto Leobones não parava de falar, falar e falar, tentando convencê-la que estava por vir um mundo de maravilhas, onde já vivia Alice, a amiga de Chapéu.
Leobones já estava contribuindo para a sua visão de futuro, construindo cinco prédios de 20, 30 e 40 andares. Tudo para compensar as casas das décadas de 20, 30 e 40 que comprou pra derrubar. 
Ah, mas não se enganem!, Leobones esteve na Europa e comprou vários cartões postais com fotos maravilhosas de casarões, palacetes e palácios de 200, 3oo e 400 anos passados... e mais. Prédios que são conservados na Itália, na Alemanha, Espanha, Inglaterra... esses países desenvolvidos do velho mundo. Leobonês vai colocar as fotografias dos prédios da Europa no saguão de entrada de cada edifício que está construindo em Bagé. 
- Vai ficar tão bonito, tu não achas, menina? 
Chapéu desdenhou. Tentou explicar que dava para conciliar progresso com história... mas aí, ele ia entender mal, podia brigar com ela e mandar expulsar a tia Liamara do Rotary ou do Lions, um dos dois. Leobonês é desses clubes de serviços todos, contribui para a Liga Feminina, é benemérito da Santa Casa, ajuda as crianças da APAE e do Caminho da Luz, vai às missas todas as semanas e ainda é dizimista. Ora, como é que a Chapéu pode dizer para um homem desses que ele está errado?  
Deus a livre, pobrezinha. 
- Vai, Chapéu. Vai andar na tua bicicleta sossegada. 
Se bem que é andando de bicicleta que Chapéu dá de cara com essas barbaridades todas que acontecem na cidade. De bicicleta ela vê, pensa, reflete e tem vontade de falar. Chapéu tem o que algumas pessoas chamam de senso crítico. A mãe e o pai não sabe de onde ela tira essas ideias. A isso, as amigas atribui o tal de senso crítico, que tanto algumas pessoas dizem que ela tem. 
Bom, mas enquanto a menina refletia sobre tudo isso, seu Leobonês falava, falava e falava sobre o desenvolvimento de Bagé, o emprego para todos e a felicidade imensa dos shoppings.
- Seu Leobonês... - Experimentou perguntar Chapéu...
- Sim, menina, o que queres saber?
- Shopping center não foi inventado para proteger os empresários dos assaltos?
- Não. O shopping foi inventado para colocar num lugar só, fechado e confortável, o maior número de ofertas comerciais e de serviço para a comodidade das pessoas. 
- É?
- Sim. Pode ter lojas, livrarias, cinema, teatro, restaurante, playcenter... tudo. 
- É?
- Sim. O shopping é uma maravilha. E existe há muito tempo, desde o Século XVIII. 
- Nossa! Se tivesse um prédio de shopping center aqui na nossa cidade com este monte de ano aí já tinha sido destruído e não ficaria uma pedra pra contar história.
- Não gostei da ironia, menina.
- Desculpa, seu Leobonês. De verdade. Eu sei que o senhor é um homem bene... bene...mérito (Isso!!!), que não gosta de discutir e brigar porque isso não pega bem pra quem é do rotary, do lions e faz doações pra Liga e é delicado com todo mundo... E vai ver que até já tem um lugar reservado no céu com o bispo... 
- Não, ainda não. Estamos em tratativas. Mas, menina, eu já vou indo. Fiz minha boa ação do dia que é convencer uma crianças a entender o desenvolvimento da cidade como uma coisa boa. Certo?
- ...
- Certo? Tu entendeu? 
- ...
- Entendeu?
- Posso ser sincera ou o senhor é daqueles que fica ofendido quando a gente fala a verdade e prefere ouvir uma mentira educada? 
- Ora, menina! Tu és muito atrevida.
- Tudo bem. Já entendi. Eu digo uma mentira educada. "Nossa, seu Leobonês, como o senhor é um homem bom. Tomara que outros sigam o seu exemplo. Imagine se todas as famílias da cidade que tem um pouquinho a mais em sua economia fizesse o que o senhor faz? Quanta gente seria um pouquinho mais feliz? 
- Muito bem. Até logo, menina. 
- Até logo...
Chapéu Vermelho com Estrela suspirou, voltou a subir na bicicleta e se preparou para descer a Avenida Presidente Vargas em direção ao Bairro Ivo Ferronato, onde mora sua avó. 
Antes de continuar seu caminho, pensou mais uma vez no seu Leobonês... 
De repente, uma lágrima verteu no olhinho esquerdo de Chapéu... Ela teve a convicção que seu Leobonês não iria para o céu... Não iria. E chorou.
(CONTINUA)
Que festa será?
A Prefeitura ao cancelar a festa de encerramento do Carnaval nesse sábado, 11, anunciou que segunda-feira, 14, fará reunião na Secretaria de Cultura para definir nova data e o formato do evento. Ou seja, ainda haverá de ser descoberto uma maneira de encerrar o carnaval, depois de terminar.