Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Conselhão quando convem
- ou quando as coisas entram por um  "ouvido" 
e saem por outro e servem para enrolar - 
A foto enviada pelo assessor de comunicação da Secretaria do Agronegócio,
Marcos Perez, foi publicada nesta quarta-feira pelos jornais  Minuano e Zero  Hora
Na imagem, lado a lado, Gedeão Pereira, pecuarista, vice-presidente da Farsul; dom Gílio Felício, bispo de Bagé; Marcelo Danéris,  secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Social; Luiz Fernando Mainardi,  secretário do Agronegócio, e o líder do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), ex-deputado Frei Sergio Gorgen. Eles estavam presente na instalação do Conselho de Desenvolvimento, o Conselhão do Tarso, terça-feira, 15, em Porto Alegre. 
Esse tipo de estratégia govrnamental, ou seja, conselhos, comissões e grupos de estudos, não passam de desculpa para transferir responsabilidades. Junto à população fica a imagem do governante democrático. Tudo não passa de balela. Esse conselhão é uma grande bobagem, vai camuflar determinadas decisões impopulares, vai arrastar respostas para temas importantes, o que é muito fácil de "arrastar", basta o governador achar que deve, coloca mais um ponto a discutir na pauta, convoca nova reunião em que 90 pessoas precisam estar disponíveis para se reunir no mesmo dia... E assim, vai.
Conselhão é história pra boi dormir. Conselhão é a Assembleia Legislativa, eleita para representar regiões e municípios de todo o Estado. Conselhão são os prefeitos e vereadores, eleitos pelo povo. Eu não elegi o Gedeão Pereira para tomar decisões por mim, nem ao dom Gílio. 
Tarso Genro foi eleito para governar o RS, mas está inventando desculpas para não governar ou para agir conforme lhe convém com o "respaldo" social.