Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Deu branco
na loura

Seria votado nesta quinta-feira, 17, em reunião extraordinária na Câmara de Vereadores de Bagé, o restabelecimento do direito dos servidores públicos municipais a receber 15% e 25% de aumento aos 15 e 25 anos de serviço, respectivamente. A Lei é de 1984, dos tempos da primeira gestão de Carlos Azambuja. Porém, essa vantagem faz parte do projeto de lei 18/11, que também modificava parcialmente a estrutura administrativa do município. E é aí que deu problema. A vereadora Téia Pereira, do PT, autora da proposta de voltar à vantagem, só foi perceber que o projeto seria derrubado por seus colegas na hora da sessão dessa quinta-feira. Acontece que os vereadores não concordando com o projeto inteiro do prefeito Dudu votariam contra levando de roldão o artigo da petista. 
No momento em que ela sentiu a "fria" em que estava, em desespero, argumentou a necessidade da aprovação, pediu para o artigo ser votado em separado, mas não havia como, segundo um assessor parlamentar. Daí, a única solução foi retirar o projeto para não perder por completo. 
Agora, a vereadora vai tentar encontrar uma saída para que aqueles funcionários municipais com tempo de serviço suficiente para receber a vantagem no salário sejam favorecidos. 
O problema é que vários servidores foram à Câmara, esperaram horas a fio e foram frustrados minutos antes de encerrar as sessões. Lá por 14h30min. Estavam desde 10h à espera do "milagre". 
O PROJETO DE LEI 18/11
O projeto de lei 18/11 altera parcialmente a estrutura administrativa, nos cargos permanentes da Secretaria de Administração, da Fazenda, da Educação e Procuradoria Jurídica. Apenas no artigo 6º a matéria aborda o restabelecimento da vantagem. O projeto deve ir para votação do Plenário na próxima quinta-feira, 24 de março.