Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Quantos vereadores terá Bagé
a partir da próxima eleição?
Está lá no Artigo 29, inciso IV, alínea "e", da Emenda Constitucional aprovada pelo Congresso Nacional:
IV. Para a composição das câmaras de vereadores será observado o limite máximo de:
e) dezessete vereadores, nos municípios de mais de 80 mil habitantes e de até 120 mil habitantes.
Porém, há uma novidade nisso tudo dessa Emenda, que é a retirada do número mínimo de vereadores que cada município pode ter. Só conta o número máximo. Portanto, se os atuais vereadores resolverem deixar como está, podem. E Bagé continuará com nove vereadores. 
O atual presidente da Câmara, Silvio Machado, já disse que vai discutir o assunto, mas não acredita que o aumento chegará ao teto de 17 vereadores. "Talvez aumente para 11 ou 13", aposta o vereador. 
O problema é o orçamento. Na Constituição Federal de 1988 consta que às câmaras de municípios com população entre 100 mil e um habitantes até 300 mil é de 7% o percentual de repasse do Orçamento Municipal. A Emenda Constitucional, que começou a tramitar em 2004, autoria do ex-deputado federal Pompeo de Mattos, do PDT, e só aprovada em 2009, reduziu o percentual dos legislativos. Bagé, por exemplo, com seus mais de 100 mil e menos de 120 mil habitantes, diminui de 7% para 6%. E é isso que pode assustar os vereadores da atual legislatura que acreditam estar com o "boi eleito na sombra" para as eleições do próximo ano. Com o limite de 70% nos gastos com pessoal (e a Câmara de Bagé está quase-quase no teto), diminui o salário dos vereadores. É óbvio. Se com 11 está difícil, imagina subindo para 17?
Tramita uma outra proposta na Câmara Federal, relativa ao aumento do percentual de gasto com pessoal, subindo dos atuais 70 para 80%. Há quem acredite em 90%. 
Um exemplo arredondado: A Câmara de Bagé tem um repasse anual de 5 milhões de reais. Hoje, pode gastar 3,5 milhões com salários, incluindo funcionários de carreira, cargos de confiança e vereadores. Sobra 1,5 milhão para viagens, festas, brindes, reformas, equipamentos, material de expediente, etc. Técnicos do setor afirmam que dá e sobra. Daí a proposta para aumentar o percentual de gasto com pessoal. 
O assunto começará a ser debatido a partir do próximo semestre. Partes interessadas não faltam para discutir o tema, incluindo-se todos os partidos políticos da cidade. 

Atenção. Texto para ser lido no ritmo dos anúncios tipo Polishop.
Quantos vereadores Bagé terá? 
Responda e ganhe um parlamentar suplente inteiramente novo, sem uso, sem os vícios conhecidos dos acordos de votação, sem requerimento de nome de rua e sem uma diariazinha sequer. 
Tenha um suplente em sua casa ou escritório. Ele pode ser útil no jardim, na varanda ou na sala de espera.
Outra vantagem que você pode ter com um suplente de vereador novinho, novinho é que ele sabe abanar todo mundo, aprendeu na última eleição. E para cada pessoa um tipo de abano, inclusive o abano rápido e descompromissado para aquela pessoa que você não lembra de onde conhece.
Não perca essa promoção única. Aproveite agora antes de perder a validade. 
Conheça todas as utilidades de um suplente de vereador, adquira o kit completo com parentes e amigos que acreditam até hoje que um dia ele vai conseguir assumir para ajudar todo mundo.
ATENÇÃO! O suplente de vereador é muito útil para você que pretende ser candidato na próxima eleição. Com um suplente ao seu lado você tem muito mais chance de se eleger, basta que ele desista da ideia insana de concorrer de novo. 
Adquira também nossos bonequinhos usados de suplentes de vereador de ponta de estoque.
Temos exemplares "démodé" de suplentes Barbie e Ken, nas versões Carminha e Ivan. (Atenção: os modelos não são retrô, são demodé, e acompanham tintura de cabelo para você "estar" se divertindo em casa.)
Para ganhar basta "estar" respondendo a seguinte pergunta:    
Quantos vereadores Bagé terá? 
a) manterá os atuais 11.
b) 13.
c) 15.
d) 17.
e) nenhum. Vamos fechar a Câmara e a Prefeitura até que os vereadores e o prefeito decidam discutir a relação.
Na próxima promoção, não perca:
Peruca para prefeitos (vários penteados) e dicas para primeiras damas - "Como contratar um motorista de confiança com perfil diferente da chefa!"