Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Notícia da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Bagé
- redação na íntegra
Prefeitura fiscaliza comércio 
irregular de óculos solares
Desde outubro do ano passado, o Governo Municipal vem realizando um trabalho de identificação e notificação de estabelecimentos e ambulantes que comercializam, de maneira irregular, armações e óculos de proteção solar. A medida busca atender o Art. 1° da Lei Estadual n° 12.903, de janeiro de 2008, e o Art. 8° do Decreto Estadual n° 45.650, de maio de 2008, onde consta que estes produtos só podem ser comercializados em locais licenciados com atividade de óptica e que tenham um responsável técnico óptico vinculado.
Executado pela Secretaria de Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária, a fiscalização já notificou vários estabelecimentos, os quais tiveram prazo de 15 dias para regularização. “Os camelôs devem dar um fim aos óculos e os lojistas contratar um responsável técnico”, comentou o fiscal sanitário Marcelo Fernandes. Ele reitera que “além de multados, quem não funcionar como manda a legislação perderá as mercadorias. Também alerto que os camelôs reincidentes poderão perder a licença para continuarem trabalhando nas ruas da cidade como ambulantes”.
Iniciativa de prevenção
Quando se coloca um óculos de sol nos olhos, a pupila dilata. Com isso, entra mais luz e, se o óculos não tiver uma lente de qualidade, com proteção aos raios ultravioletas, toda a radiação vai direto no olho. Isso pode causar dano permanente à retina, levando à cegueira ao longo dos anos.
A fiscalização tem o objetivo de proteger a saúde visual da população, evitando que o consumidor tenha livre acesso a produtos impróprios e que fazem mal à visão, como é o caso dos óculos sem proteção ultravioleta e vendidos sem a autorização de um responsável óptico. Para o mês de março, as ações devem ser intensificadas.


Números do Procon em fevereiro
O relatório dos atendimentos ao consumidor efetuado pelo escritório do Procon, em Bagé, registrou um total de 522 atendimentos no mês de fevereiro. 

Foram 81 reclamações e 441 solicitações de informação.
O serviço que mais recebeu reclamações foram as administradoras de cartões de crédito, com um aumento de 100% em relação ao mês de janeiro. Já o comércio em geral, que apresentava 15 reclamações no mês anterior, subiu este número para 19, representando uma elevação de 27%.