Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

terça-feira, 1 de março de 2011

O incrível caso
dos jurados barrados
e outras firulas 
e bobagens do Carnaval
desta terra
Nesta segunda-feira, dia 28, a vereadora Jussara Carpes, do PT, foi à tribuna da Câmara para relatar um acontecimento do final de semana, que tem a ver comigo, o autor deste blog. 
Sábado, 26, no ínicio da tarde, a vereadora e este escrivinhador foram convidados para jurados do Rainha do Carnaval de Bagé, evento que ocorreu em frente ao Centro Administrativo. 
Alguns minutos após o convite soubemos que nossos nomes foram vetados pela Prefeitura de Bagé. 
- Mas, quem?
- Disseram que o prefeito não ia gostar de vocês dois de jurados.
- Ele disse isso?
- Só se foi por telefone, ele não está em Bagé, parece...
- Foi a Roséli Safons, então?
- Não sei. Talvez...
"Pois, muito bem", como diziam os antigos... "Ficamos assim, então..."
Mas, a vereadora Jussara não queria que ficasse assim e resolveu ligar para o prefeito, precisava saber que história é essa de veto.
- Não. Eu não vetei ninguém.
Jussara: Barrada na festa
Mais ou menos assim, teria respondido o prefeito Dudu Colombo: Não vetei ninguém. 
Alguns minutos depois e recebo uma telefonema comunicando que houve um mal entendido e que não há veto nenhum. Segundo comentário, um assessor - desses miúdos, cujo cérebro cabe num dedal e sobra espaço para o dedo - teria forjado toda a censura aos nossos nomes. 
Jussara Carpes não gostou nenhum pouquinho dessa história e manteve sua exclusão do corpo de jurados. Quanto a mim, sendo o prefeito ou um assessorzinho - e tendo voltado atrás - não me importa. Estou no sacrificado Carnaval de Bagé antes de todos eles. Vivo esta festa na minha terra desde os anos 60, quando o desfile era na avenida Presidente Vargas. Participei no Copacabana, no Canta Galo, no Ibajé, no Bom Cabrito, Comanches, Aí Vem o Barão, Zebra... Fiz Carlitos (Charlie Chaplin) nas apresentações de Carnaval na Sete de Setembro, nas festas de rainha do Militão... Fiz Evita Péron, fui Rei no plebiscito do Regime de Govero, fui dentro de um caixão para protestar contra a destruição de nossos prédios históricos, enfim... o Carnaval de Bagé é meu mais que de quem ousar me vetar.
Respeito a posição da vereadora Jussara Carpes, trata-se de uma autoridade, eleita pelo povo desta terra. 
Quanto a mim... Não, não posso ir atrás de firulas... e bobagens.