Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Carnaval: respeito é bom
Conversei com pessoas ligadas ao Carnaval, diretores de entidades, e é desolador o que se ouve. 
Mais um ano em que pouco se sabe do que fazer, como fazer, que ajuda virá...
No início de 2010 e em 2009 (talvez em 2008, 2007) houve uma grande conversa sobre oficinas, projetos e incentivos durante o ano por parte da Prefeitura. 
Não deu em nada. Aliás, houve um blá blá blá com a presença do deputado Ronaldo Zulke, do PT. E só.
Enquanto isso, a Prefeitura de Uruguaiana (não se trata de capital, mas de uma cidade com 127 mil habitantes) investiu no Carnaval de 2009 R$ 3 milhões e de 2010 R$ 6 milhões.
O investimento garante o melhor Carnaval de Rua do RS. Com retorno para o Município. Lucro.
O que está escrito nesta página não é a reivindicação do melhor, mas o pedido de respeito à grande festa popular, reivindicada pelo pessoal do samba. 
No ano passado, Bagé investiu pouco mais de cem mil reais. Sem projeto, sem pensar, sem norte, sem retorno. Este ano pode ser pior. Mas, ninguém sabe, ninguém viu, ninguém entende. 
Mas, a secretária de Cultura, Roséli Safons, está solicitando que as entidades assinem um documento se comprometendo a desfilar para receber os recursos. Os dirigentes de blocos e escolas devem se dirigir ao Palacete Pedro Osório, sede da Secretaria de Cultura.