Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Rádio Palmas FM:
Cultural e comunitária?
Está no ar a Rádio Palmas FM 104,9 Mhz. 
É uma emissora da Associação Pró-Difusão das Comunidades Quilombolas Rurais das Palmas. Sua diretora, Eliege Alves disse que o objetivo principal é transmitir informação e cultura para a comunidade. No início terá um horário reduzido, das 13h às 21h. 
Tomara que seja verdade o que foi dito sobre a programação. Porque, por desvios de curso, as rádios comunitárias de Bagé se tornaram uma "papagaiada" do que há de pior na difusão do musical sertanejo e pagodeiro. A conversa dos locutores é de um vazio imensurável e triste. O que menos importa é a cultura da comunidade, o que não existe é preocupação social.
Outro dia, ouvi de um locutor que esse negócio de levar cultura é muito relativo. Aí ninguém ouviria. 
Essa desculpa é um discurso batido e burro. É a velha história: "Faço o que o povo pede. Quer melhor que isso?"
Bobagem. Balela. Pensamento retrógrado.
O problema tem que ser analisado de outra forma. É preciso canalizar o gosto popular. Introduzí-lo nos meios do conhecimento através de suas preferências. O caminho não é fácil, mas é gratificante. A trajetória precisa ser percorrida. 
Fácil é deixar que toque três, quatro músicas de atrativo simplório e sair por aí contando para todo mundo que a rádio está bombando. "Bombando" nesse caso é a decadência, visto que a emissora  transforma a comunidade em um amontoado de incapazes, sem raciocínio próprio ou senso crítico... 
O rádio é um instrumento espetacular de transformação. Mas, para o quê?
É isto que precisa ser discutido.