Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Deu na Folha.com - dia 28 de janeiro

Dilma cancela ida a Candiota para

evitar protesto ambientalista

A descoberta de que ONGs ambientalistas articulavam uma manifestação contra o funcionamento de Candiota 3, no Rio Grande do Sul, levou a presidente Dilma Rousseff a cancelar a inauguração da usina, prevista para hoje.

O Planalto não deu explicações para o cancelamento do evento --uma inauguração simbólica da "fase C" da termelétrica a carvão, em operação desde 2010.


Daniel Marenco/Folhapress
Usina termelétrica Candiota 3, no Rio Grande do Sul, que receberia a visita de Dilma hoje
Usina termelétrica Candiota 3, no Rio Grande do Sul, que receberia a visita da presidente Dilma Rousseff hoje
O Greenpeace afirma que a usina a carvão é poluente, e que Dilma defendeu em sua campanha, no ano passado, a utilização de energia limpa.
Na última semana, uma equipe da ONG produziu imagens da usina para usar em um documentário com críticas ao governo.
Segundo a Folha apurou, a equipe precursora do Planalto soube da movimentação dos ambientalistas e alertou a presidente de que enfrentaria desgaste. Seria o primeiro discurso de Dilma em palanque desde que assumiu o cargo.
A estrutura do evento já estava pronta. Era prevista exibição da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Foram convidadas 2.000 pessoas e diversos prefeitos do Estado.
Candiota 3, lançada por Lula em 2006, é a maior obra do PAC na região Sul. O investimento é de R$ 1,3 bilhão. O nome de batismo da usina é "Presidente Médici".
O cancelamento da visita de Dilma foi comunicado na noite de anteontem ao presidente da CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica), Sereno Chaise, aliado histórico de Dilma no Estado --saíram juntos do PDT brizolista rumo ao PT.
Comentário de Pílulas Políticas
Folador que agradeça o cancelamento
Quando estive sábado, dia 22, em Palmas, no Acampamento da Descida do Camaquã, circulava o comentário que um grupo do GreenPeace estaria vindo a Bagé para protestar contra a instalação das  "usininhas" do Camaquã. Duvidei que o foco dos ambientalistas fosse uma hipótese, ainda sem projeto definido, como as hidrelétricas. Então, ouvi, que na verdade, o Green Peace viria para Candiota. 
Não consegui comprovar a veracidade da informação. 
Nesta sexta-feira, o Grupo Folha de São Paulo publicou o que já circulara na Região da Campanha. 
Ora, não é difícil imaginar que o primeiro ato de inauguração da presidente Dilma Rousseff atraísse os holofotes do mundo inteiro. E o que ela inauguraria? Uma usina de carvão. "A poluição que o mundo abomina está sendo regada no Pampa Gaúcho", anunciaria os textos jornalísticos.
Já não basta os protestos contra o impacto ambiental de Belo Monte para se preocupar, também, com um estardalhaço em torno de uma usina de energia não renovável que envenena meia dúzia de gato pingado no Sul do sul do Brasil e no Uruguai? "Não, não vale a pena", devem ter dito assessores e a própria Dilma.
Portanto, Luis Carlos Folador, o prefeito de Candiota, precisa abrir um sorriso maior que o mundo, seu município seria massacrado pela mídia internacional, que não é tão condescendente como a local.