Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Espetáculo de hoje:
O PEDIDO OFICIAL
CENÁRIO: Palácio Piratini. Gabinete do Governador. A secretária atende a ordem do governador Garso Tenro e chama o secretário de Agricultura, Luiz Malnardi.
CENA: Malnardi abre a porta e entra. Garso assina alguns papéis e atira pela janela em direção ao Palácio Piratini. Lá embaixo, Millaverde e Miria Marrom pegam e levam para votação. A agilidade no palácio surpreende a todos. Mas, o assunto era outro.
MALNARDI - Algum problema, governador?
GARSO - Ah, é tu, Malnardi. Pensei que era um alemão desses da Serra me enchendo o saco. Essa gente não faz outra coisa. E já visse o jeito que eles falam? A pronúncia do "R" deles me dá nos nervos. Qualquer dia eu chuto o saco de um alemão desses e seja o que Deus quiser. Eu tenho maioria na Assembleia, faço o que bem entendo.
MALNARDI - Governador, eu tava lá na minha secretaria aprendendo a diferença entre gado gordo e gado magro, aí a secretária me disse que era urgente e eu vim.
GARSO - Urgente! Claro! Falar nisso preciso mandar um projeto para a Assembleia em regime de urgência urgentíssima. Só um segundo. Malnardi. Pronto. Onde a gente tava mesmo... Ah, lembrei. O Dududadá Cotombo tá aí com uns dois ou três dirigentes da Associação Rural de Bagué. Vieram me convidar pra Semana Crioula Internacional de Bagué. 
MALNARDI - E daí?
GARSO - Daí que eu não posso ir. Nesse dia vou entregar uns projetinhos na Assembleia e... tu vais. Bagué é tua terra. Tu vais. É isso.
MALNARDI - Eu? Garso... eu... Não. Manda o Pavão que é amigo do Dududadá.
GARSO - O Pavão é homem de assentamento agora. 
MALNARDI - Manda o Laranja. O Laranja é chegado nessa gente.
GARSO - O Laranja é do trabalho e da social. Tem que ser alguém do meio agropecuário.
MALNARDI - Não. Manda a Binga! Semana Crioula é turismo, manda a Binga.
GARSO - Malnardi, este é um pedido oficial do prefeito Dududadá e eu preciso atender. Como não posso ir, mando alguém que tenha a ver e represente bem o governo.
MALNARDI - Garso, eu passei oito anos mandando naquela cidade e nunca pisei naquele chiqueiro deles, agora tu me pede pra... não posso.
GARSO - Eu não tenho quem mandar.
MALNARDI - Bixo Grilo. Manda o vice-governador Grilo. Ele já é um Gideão de cabelo branco. Manda ele com bota, bombacha e barbicacho. Pronto. Manda o Grilo. 
GARSO TENRO perde a paciência com o secretário.
GARSO - Malnardi! Eu sou o governador dessa merda ou não sou? Eu mando ou não mando? Me elegi no primeiro turno ou não me elegi? 
NESTE MOMENTO, APARECE NA PORTA O PREFEITO DUDUDADÁ E PERMANECE ALI PARADO, VENDO GARSO MIJAR O MALNARDI.
GARSO - Tá vendo? Tá vendo o que tu me obriga a fazer? Vou ter que mandar um projeto novo pra Assembleia: artigo primeiro, quem representa o governador na Semana Crioula é seu secretário de Agricultura. Onde tá a minha secretária? Vou mandar esse projeto em regime de urgência pros deputados aprovarem agora. Agora. E se eles não aprovarem vão ver o que é bom pros apadrinhados. 
DUDUDADÁ OUVE TUDO E TENTA CHAMAR A ATENÇÃO. RONRONA COM A GARGANTA.
DUDUDADÁ - Unrum. Com licença a todos e todas...
GARSO - Olha quem tá aí? Prefeito, a gente falava de ti agora. Entra. 
DUDUDADÁ - Governador, eu queria dizer que...
GARSO - Queria? Não quer mais?
DUDUDADÁ - Não. Quer dizer... quero, sim. É que...
GARSO - Malnardi vai me representar na Semana Crioula. Pode dizer lá em todas as rádios, jornais, tv... panfleto, carro-som, comício, sinal de fumaça, tudo. Malnardi representa governador em Bagué.
DUDUDADÁ - Pois é... é que... 
MALNARDI - Viu ó? Viu?  Eles não querem que eu vá. Agora me diz, Garso, eu precisava passar por isso? Precisava?
DUDUDADÁ - Malnardi, não me leva a mal, mas é que a associação e o sindicato... eles é que me pediram para dizer ao governador que se ele não pode ir que mande uma pessoal em especial...
MALNARDI - Viu, governador? Olha aí... eu tava lá... na minha secretaria, quieto... Ah, mas isso não vai ficar assim. Eles vão me pedir preço básico do arroz, vão me pedir pra incentivar a produção de leite, vão me pedir pra baixar a aliquota de...
GARSO - Pára, Malnardi. Deixa o prefeito Dududadá terminar de falar. Se eu não vou vocês querem quem no meu lugar?
DUDUDADÁ - Pois é... não se trata de um pedido meu, quem me dera... por mim o governador podia mandar até o cachorro do Malnardi representando o Rio Grande...
MALNARDI NÃO AGUENTA. SENTE O CAQUETE VOLTANDO E QUASE PARTE PARA AGRESSÃO, MAS SE CONTEM.
DUDADADA´- Cachorro no bom sentido. Cachorro desses que late, daqueles lá da propriedade na Hulha. A Hulha do meu amigo prefeito Renatinho. 
GARSO - Pôrra, Dududadá, tu enrola, enrola, enrola e não diz nunca o que tu queres. Fala de uma vez. Quem vocês querem que me represente?
DUDUDADÁ - Não sou eu. São eles... é que eles nunca viram...
GARSO - Fala, homem, pelo amor de Deus. Quem?
DUDUDADÁ - Eles nunca viram uma comunista no parque da rural, ainda mais bonita. Governador, manda a deputada. Os ruralistas querem a deputada invadindo a propriedade deles. Quer dizer, representando o governador na Semana Crioula.
GARSO - Ah, é? A... 
DUDUDADÁ - Ela mesma. Todos e todas querem. Desculpa, Malnardi...
MALNARDI - Pra mim tu tem que pedir desculpa por outra coisa. Pra mim e pro Garso. 
ENFURECIDO, TENTA PARTIR PRO ATAQUE.
MALNARDI - Cadê as câmeras de videomonitoramente que eu te emprestei e tu estragou?...
CAI O PANO. APAGA A LUZ E TERMINA O ESPETÁCULO COM A VOZ DE GARSO AO FUNDO:
"Tenho que mandar um projeto urgente pra Assembleia."
FIM