Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Procura-se uma
 Erin Brockovich de Bagé
Quem ouviu o comentário dos ouvintes da Rádio Difusora na manhã desta quinta-feira, 3 de fevereiro, deve ter se visto como um personagem do filme Erin Brockovich, interpretado por Julia Roberts e Albert Finney. Aquele que uma mulher descobre que a água de sua cidade está contaminada, mas autoridades e empresários negam. Ela tem três filhos e apoia os moradores, já doentes, a entrar na Justiça. 
Moradores da Zona Leste de Bagé insistem em dizer que a água das Pedreiras não serve para o consumo. E não adianta o prefeito, o diretor do DAEB ou quem quer que seja insistir com isso. A população que vive uma vida inteira naquela região tem na memória os horrores do local. Cavalo, cachorro e gente mortos foram encontrados naquelas águas. 
"Tem filtro, processos de limpeza, etc." Pode dizer o que quiser, mas a situação de "seca" não é tão grave assim para cometer essa crime contra a memória afetiva das pessoas. 
Se o prefeito não mudar sua atitude, o povo de lá não vai esquecer e ficará a certeza que tomou a água que não queria.