Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nota do vereador Gustavo Morais, PMDB
Água das pedreiras
é um veneno para 
o consumo humano
 Desde 2006 o vereador Gustavo Morais vem alertando para a impropriedade de consumo da água das pedreiras. Agora, quando a administração pública pensa na reutilização daquela reserva para diminuir as conseqüências da estiagem, o peemedebista volta a alertar a população com o objetivo de pressionar o DAEB a descartar essa possibilidade aventada desde o final de janeiro.
         “Quando denunciamos o problema da água, na época já alertávamos para a existência de nitrato na água das pedreiras. O nitrato chega às pedreiras por vasos comunicantes subterrâneos e é produzido pelo lixo que aterrou reservatórios antigos na região”.  
         De acordo com Gustavo Morais, o consumidor que tem problemas de coração está sujeito a maior incidência de paradas cardíacas se caso provar a água com nitrato. Além desses, as mães que estiverem grávidas poderão gerar filhos com a doença conhecida como síndrome do bebê azul, que é uma anomalia na válvula do coração.
Com base em estudos comprovados, o vereador conclui que “o nitrato, mais o teor alcalino, causa úlcera. Quando se trata somente do nitrato, ele alerta que é um composto químico altamente resistente, não desaparece com a fervura ou a filtragem, podendo também causar câncer gástrico”. Por tudo isso Gustavo Morais solicita ao prefeito que não ofereça a água das pedreiras para a população porque se trata de um veneno.