Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Real e imaginário
PABLO LISBOA
O redator deste blog conversou com Pablo Lisboa, o secretário dos 200 Anos de Bagé, que permanece no cargo até a próxima terça-feira, 28 de junho. 
Feliz com a cidade que aprendeu a gostar, agradecido com o auxílio e o carinho dos amigos e colegas de caminhada na Prefeitura, fica a sensação de que faltou algo para complementar seu trabalho. Vale ressaltar que em nenhum momento Pablo Lisboa se queixou, pelo contrário só teceu elogios ao amigo Dudu Colombo. 
A conclusão do autor desta página, observando os trâmites, ações reais e imaginárias, é a seguinte: Mais que ser alguém distante das particularidades do município, dá para perceber que o secretário da Secretaria Executiva dos 200 Anos nunca teve uma pasta municipal de verdade. A secretaria poderia ser algo real e concreto. Ou nada ser. O que não poderia era funcionar como uma peça de ficção. Ter, mas não ter. Ser, mas não existir. Sem orçamento, sem servidores, sem estrutura... mais parece aquela história do “foi sem nunca ter sido”, do Berço do Herói, de Dias Gomes, que se transformou em Roque Santeiro na televisão.
Para um “escrivinhador” crítico dessa história toda e que percebeu a ilusão quando Nilo Rossell Romero caiu fora da obra de ficção dos 200 Anos, perceber em Pablo Lisboa as boas intenções e a vontade de fazer muito pelo bicentenário de Bagé é algo que entristece. Ele merecia mais apoio externo, merecia algo concreto, uma equipe qualificada de projetos e ação. Merecia algo condizente com o bicentenário de uma cidade tão rica de história, de personagens e de pioneirismo.