Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011


Cargos do PSB na Prefeitura 
serão colocados à disposição 
- Fico: “Não é possível servir a dois senhores”-

O Partido Socialista Brasileiro de Bagé, através de seu diretório, decidiu por 18 votos a 10 que deverá concorrer com candidatura própria à Prefeitura nas eleições do próximo ano. A votação também é válida para convidar a vereadora Adriana Lara a ingressar no PSB e ser a candidata maior. 
Para o presidente do partido, o vice-prefeito Carlos Fico, o décimo primeiro voto contrário à proposta - mas só votaria em caso de empate -, a maioria do diretório, em nome de três filiados, entendeu que o PSB deve ter candidatura própria e não seguir participando da atual administração. 
Os três filiados, são: Ricardo Cougo, Paulo Delevati e Sérgio Parodes. O vice-prefeito lembra que eles são cargos de confiança no governo e que, portanto, essa é uma situação inusitada. 
“Saberei me comportar. Como membro do partido não participei e não apoiei essa escolha. Para mim é uma traição em relação ao prefeito, que tem sido parceiro. Vou respeitar a decisão do partido e aquele que me convidou para ser seu vice”, declarou Carlos Fico, que revelou nunca ter passado por situação tão constrangedora dentro do PSB. Ele destacou que o prefeito Dudu nunca fez insinuação sobre os acontecimentos do PSB e não fez pressão. “Porém, como parte do governo é um contrassenso, não se pode servir a dois senhores”, sentenciou Fico. Para ele, não há outro caminho a tomar que não colocar os cargos do partido no governo municipal ao dispor do prefeito Dudu. Afinal, pela lógica, não há como continuar no campo de batalha daquele que será inimigo em futuro próximo.


Um detalhe interessante na conversa que o colunista manteve com Carlos Fico se refere ao fato de que desde a eleição municipal de 1988 prefeito e vice não terminam o mandato sem brigar. “Agora que a relação está boa, surge o partido para desfazer isso. É inusitado, realmente”, lamentou Fico. 


Quanto a entrada de Adriana Lara no PSB, o presidente do partido diz que acatará a decisão da maioria, mas defende que será necessário agir com o respeito que merece o prefeito. Ou seja, partindo do princípio relatado, de que não é possível servir a dois senhores. Assim, o PSB deverá trilhar seu caminho, mas, ao que tudo indica, sem os cargos de confiança no governo Dudu-Fico.