Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

- Esta é uma obra real, porém de ficção. 
TROFÉU ARVOREZINHA DO ANO 
NOS 200 ANOS DE BAGÉ
- o troféu que você recebe em ano de eleição,
acelera em ano de eleição e inaugura em ano de eleição –

– Concorre ao troféu quem fez por Bagé entre julho de 2011 a julho de 2012 - 

TROFÉU ARVOREZINHA
- Um grande acontecimento na cidade cada vez mais superficial,
mais superfaturada e com menos árvores!

Mico Político do Ano
– Ricardo Cougo
Ele fez que foi apoiar Adriana Lara, aí foi, depois não foi. No meio desse vai não vai, diminuiu o partido, perdeu o vice-prefeito, sentiu que não podia ficar sem os cargos da Prefeitura, voltou, tornou-se coordenador de contâiners (grandes latas de lixo) e teve que engolir – quieto como criança cagada – Carlos Fico mais uma vez de vice.
Não é o MICO DO ANO? Palmas que ele merece esse troféu!


Troféu Tamanho Família
– Silvio Machado
Este troféu já teve vários ganhadores na história de Bagé, mas isso no tempo em que não era ilegal os gestores empregarem familiares em cargos públicos.
Este ano Silvio Machado fez de tudo, esforçou-se muito para ser agraciado com esse troféu. Até que, graças a ajuda do seu amigo Luis Eduardo Dududadá dos Santos, ele conseguiu! E como reconhecimento, o presidente da Câmara receberá das mãos do próprio prefeito Dududadá o troféu TAMANHO FAMÍLIA.
A ação tem patrocínio da loja do irmão do presidente, da confecção de uma irmã e da borracharia de um primo, se não me engano.
Silvio já recebeu os convites – extensivo à família - para a solenidade de entrega.


Troféu Livro do Ano
- “O Desenvolvimento Econômico, de Magda Flores”
Este livro é um fenômeno. Todo mundo tem mas ninguém leu e quem tentou cansou, não compreendeu ou resolveu empreender em outro município. No meio empresarial também é conhecido com o livro Control C, Control V ou o Cola-Cola.

Troféu Inauguração do Ano
- O Mirante das Obras da Barragem
Tudo indica que quem irá receber o troféu pessoalmente é o diretor do DAEB, Kiwal Parera, o mentor intelectual da brilhante ideia. Dizem que o momento de inspiração surgiu quando o prefeito mais uma vez bateu na mesa e gritou: - A barragem tem que ser inaugurada! Vocês tem que dar uma jeito! Eu to mandando vocês darem um jeito.
Dizem que nesse momento, Kiwal intercedeu: - A barragem, barragem mesmo, não tem jeito de ficar pronta antes da Copa de 2014, mas quem sabe a gente não inaugura um mirantezinho pra olhar a obra?
Temeroso da reação do prefeito, Kiwal foi surpreendido com um grito de: - Genial!, por parte do prefeito. O próprio Kiwal estranhou, afinal era apenas uma válvula de escape e não uma solução. Que nada! Dududadá adorou a ideia e todos os dias leva um grupo de gente para ver o mirante, antes passa na Casa Azul, que é outra invenção de Kiwal e que o prefeito também adorou.

Trofeu Menosprezo do Ano
- Figurantes de O Tempo e o Vento
Quase toda a figuração está convidada para receber esse troféu – coletivo. A arrogância e o menosprezo da equipe técnica “global” com os figurantes de Bagé são merecedores do Troféu Arvorezinha mais justo desse evento. Quanto mais a cidade babava para eles, mais menosprezo. Esse é o troféu mais patrocinado e mais babado do ano.


Troféu Mala do Ano
– Prefeito Dudu Colombo
Imbatível em suas visitas à cidade cenográfica de Santa Fé, fazendo questão de atrapalhar as filmagens de O Tempo e o Vento. Jayme Monjardim não sabia mais o que fazer. Cada vez que o prefeito dizia que levaria alguém para visitar Santa Fé, Jayme arrancava metade dos cabelos. Dizem que chegou a proclamar: - Em Bagé, nunca mais!
Tem outros requisitos que fazem Dududadá ganhar o troféu, como os discursos intermináveis do tipo sermão de domingo pela manhã em cidadezinha do sertão nordestino.



 Nem o bispo dom Gílio Felício conseguiu ler o livro de Magda. Mas, ele se diz surpreso com a capacidade do prefeito ser tão chato em seus discursos. O próprio Gílio admite que Dududadá está a anos luz dele,  o que não é fácil. 






A lista dos premiados continua na próxima segunda-feira....