Adão Villaverde aqui
e Marco Maia lá
A semana marca o início da 53ª Legislatura na Assembleia Legislativa. Nesta segunda-feira, 31, a partir das 14 horas, tomarão posse os 55 deputados eleitos e reeleitos no ano passado. Durante a sessão, haverá também a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. Indicado pelo Partido dos Trabalhadores, conforme acordo pluripartidário firmado entre as bancadas, o deputado Adão Villaverde será o novo presidente do Parlamento.513 deputado votam na terça
A Câmara Federal, no dia 1º de fevereiro, com os deputados recém-empossados, pela manhã, escolhe a Mesa Diretoria em eleição que deve demorar de três a quatro horas.Dos 513 deputados federais, apenas 61 deles são estreantes em politica. Ou seja, nunca ocuparam qualquer cargo eletivo.
O favorito para comandar o Legislativo brasileiro é Marco Maia, do PT do RS.
![]() |
| Vereadores Jussara, Téia, Cláudia e Silvio Machado com o deputado Maia (centro) |
Quinhão de Bagé
Na Assembleia Legislativa, a vereadora Jussara Carpes mantem laço afetivo e político fortes com o futuro presidente Adão Villaverde. São amigos desde o tempo em que Jussara ainda morava em Cruz Alta, sua terra natal. Na vida partidária, ambos integram a corrente Unidade na Luta. Caso se confirme a vitória de Marco Maia na esfera federal, o laço forte com Bagé está no atual presidente da Câmara Municipal Silvio Machado. Com Maia, Silvio já conseguiu verba para a cidade e abriu portas em Brasília. No final do ano passado, organizou a campanha eleitoral do deputado no município.
