Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Memória Política
Estacionamento 
As vereadoras Jussara Carpes e Téia Pereira, ambas do PT, são as responsáveis por abrir o debate sobre o Estacionamento Rotativo, ainda no início do mandato de ambas na Câmara. Jussara queria o estacionamento pago e Téia queria gratuito. 
Conversa vai, conversa vem, estuda aqui e ali, o Executivo optou pelo "pago". Na verdade, o projeto do estacionamento entrou em pauta ainda no tempo do prefeito Mainardi quando Gilson Machado era secretário de Transportes. Não saiu do papel.
Depois de muita conversa, segunda-feira, 31, começa a vigorar o pagamento para deixar o automóvel (não mais que duas horas) nas quadras principais da avenida Sete de Setembro.

LEIA ESSA NOTÍCIA  
Data de publicação no Jornal Minuano: 12 de novembro de 2009
Estacionamento Rotativo será pago
Crédito da foto: Bosco
Depois de anos de muita especulação, parece que finalmente o estacionamento rotativo será implantado em Bagé. O novo sistema, que deve entrar em vigor a partir de janeiro de 2010, será pago por hora.
No mês passado o secretário municipal de Transporte e Circulação, Eduardo Mendes, esteve em cidades onde o sistema já está implantado para conhecer mais profundamente o funcionamento do estacionamento rotativo. Esta semana foi a vez de apresentar o projeto ao prefeito Luis Eduardo Colombo, que pediu urgência na implantação do novo sistema.
Mendes revela que na próxima semana as placas de orientação começam a ser pintadas e os cartões tomam suas primeiras formas antes de serem encaminhados à avaliação da municipalidade. A expectativa é que o prefeito anuncie nas próximas semanas a novidade, tendo em vista que ainda é necessário definir alguns detalhes, como a responsabilidade da fiscalização e o destino do fundo municipal que será criado com os valores arrecadados.
Também é necessário esperar o encontro do prefeito e do secretário com as vereadoras Jussara Carpes e Teia Pereira, que têm posições distintas sobre a cobrança do estacionamento. No início do ano a vereadora Jussara entrou com um projeto de lei que autoriza áreas especiais para o estacionamento. Já a vereadora Teia é contra a cobrança e tem protocolado um requerimento solicitando que o sistema de estacionamento rotativo seja gratuito.
Funcionamento
O secretário de Transporte e Circulação deixa claro que podem ocorrer mudanças e alterações antes da implantação do estacionamento rotativo. O novo sistema, que conta com o auxílio da Aciba e do Sindilojas, funcionará através de cartões que serão vendidos apenas no comércio.
O cartão, que tem o custo de R$ 1 por hora, permite que o veículo fique estacionado por até duas horas nas áreas delimitadas, as chamadas áreas azuis. Esse cartão é marcado pelo próprio motorista, que indica o horário de chegada e saída, e deve ser deixado à mostra no painel do carro, visível pelo parabrisa.
Cada cartão possui todos os meses do ano, os dias do mês e os horários. Sendo assim, cada vez que o motorista for utilizá-lo deve preencher o mês, o dia e o horário que permanecerá estacionado na área azul. Na saída o cartão deve ser inutilizado, já que é impossível marcá-lo mais de uma vez, sob a pena de ser multado. 
A princípio, o estacionamento rotativo acontecerá de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h. A SMTC ainda está estudando as quadras em que as áreas azuis serão implantadas, mas é provável que o estacionamento rotativo aconteça na Sete de Setembro, entre a Doutor Penna e a Praça de Esportes, além de algumas transversais desse trecho.