Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sem comando e com câmeras
estragadas o videomonitoramento
vai de mal a pior
O Gabinete de Gestão Integrada - o GGI está sem secretário executivo. Ou seja, sem comando. O GGI é o orgão municipal que, entre outras coisas,  coordena as câmeras de videomonitoramento, aquelas que surgiram como o "milagre do sistema de segurança" de Bagé. Desde que Gilson Machado se afastou em abril do ano passado - com a desculpa de coordenar a campanha eleitoral de Mainardi, assumiu o cargo Marcos Venuci.  Na terça-feira, 26, Venuci pediu demissão. Soma-se a isso os policiais de verdade afastados do sistema, o olhar estranho e sem perícia policial dos agentes de trânsito, a falta de manutenção e a coisa vai indo, aos trancos e barrancos, de mal a pior.
 Como se não bastasse onze câmeras sem funcionar, do total de 26, e a demora para instalar os três novos equipamentos que chegaram e esperam por um técnico.
Como o tempo de garantia das câmeras e computadores acabou em março de 2010, a Prefeitura terá de contratar uma empresa para o serviço de conserto. Segundo Venuci, isto já foi feito pelo Executivo. Falta ação.  
Entidades do GGI em dezembro de 2008
·        Prefeitura de Bagé
·        Câmara Municipal de Vereadores
·        3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada
·        Delegacia Regional de Polícia (9ª região policial)
·        6º RPMon
·        Polícia Federal
·        11ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal
·        Delegacia Regional da 6ª Região Penitenciária
·        Ordem dos Advogados do Brasil
·        Conselho Comunitário Pró-segurança (Consepro)
·        Conselho da Comunidade para Assistência dos Apenados
·        Conselho de Segurança da Comunidade (Conseg)
·        Conselho Tutelar
·        Defensoria Pública Estadual
·        Foro de Bagé
Segundo a notícia do dia 16 de dezembro de 2008, outros três orgãos integrariam o GabineteI: Ministério Público, Defensoria Pública da União e 3ª Seção de Combate a Incêndios. 
Na foto abaixo, de 10 de janeiro de 2009, no início do Governo Dudu Colombo as reuniões ainda eram com um grande número de autoridades da Segurança e da Justiça.