Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

domingo, 8 de julho de 2012


Hamm, a pavimentação de acesso 
à Unipampa e o nome da rua  

imgHandler.ashx?FotoID=11958&Size=NNa semana passada (5 ou 6 de julho 2012), a  assessoria de comunicação do deputado Afonso Hamm, do PP, divulgou a indicação de uma emenda de usa autoria no Orçamento Geral da União de 2012 no valor de R$ 493.100,00, para pavimentação da rua Maria Anunciação de Godoy – via de acesso à Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de Bagé, no bairro Malafaia. 
Muito bem. Todos os elogios ao deputado, embora o prefeito Dudu vá demorar um século para concretizar a obra. Ou, talvez agora seja diferente, porque falta três meses para a eleição. Mas, o assunto a abordar é outro:
POR QUE AQUELA VIA SE CHAMA MARIA ANUNCIAÇÃO DE GODOY? Quem foi o "genial" político que resolveu dar esse nome à rua da frente do campus da primeira universidade federal da Campanha? 
Algumas gestões e muitas autoridades perdem a oportunidade de oferecer ajuda à dignificação de uma instituição como a UNIPAMPA, que embora esteja em crise neste momento, tem um grande futuro. Ora, aquela rua deveria homenagear a EDUCAÇÃO, a CULTURA, a VIDA! 
Nada contra a dona Anunciação. Longe disso.
EXISTEM MILHARES DE NOMES QUE SERVIRIAM À VIA DE ACESSO AO CAMPUS DA UNIPAMPA, de Aristóteles a Anísio Teixeira ou Darci Ribeiro; ou alusões como RUA DO CONHECIMENTO, BEM VINDO À UNIPAMPA... 
Algo que dignificasse, que estabelecesse um elo entre a vida cotidiana e a vida a partir do momento em que se acessa à universidade - como uma visão compartilhada de mundo.