Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

segunda-feira, 4 de abril de 2011



Dudu e o Medo de Avião
O prefeito Luis Eduardo Dudu Colombo convidou o vereador Ivan Casartelli, do PR, para uma viagem a Brasília, Capital Federal, terra da Esplanada dos Ministérios, do Congresso Nacional, das asas Norte e Sul, do Eixo... Enfim, Brasília! Está lá o documento na Câmara de Vereadores. É verdade.
Cenário: Aeroporto Salgado Filho. Porto Alegre.
Então, Ivan se preparou todo... colocou perfume, ajeitou a tintura, arrumou as malas e se foi para o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a Capital dos gaúchos, para dali tomar um avião em direção a Brasília, Capital Federal, terra da Esplanada... blá blá blá.
Enquanto aguardava o prefeito Dudu, o vereador ensaiava algumas ideias para transmitir, algumas sugestões, quem sabe  a indicação de um nome para algum cargo e.... nada do prefeito chegar. 
Espera. Espera. Espera e chega... a Valéria Rodrigues, secretária de Saúde de Bagé... mas, sem o Dudu.
- Ué? Cadê o Dudu?
- O prefeito? Ah, não sei. Quer dizer... ele resolveu ficar em Bagé. Não vem mais. 
- Mas, por quê? - questionou Ivan.
- Sei lá... talvez vá chover em Brasília... talvez, com a notícia de que o Mensalão sempre foi verdade, ele pense que o pessoal não vai querer conversar com a gente... Não sei. Talvez o Sapiran tenha aconselhado ele a ficar. Talvez, o Kiwal tenha piorado a situação dele com a Câmara... talvez, o Márcio Garcia esteja enchendo o saco... Não sei, vereador, existem muitas coisas entre a terra e o céu que possa entender nossa vã filosofia. 
Então, os dois foram ao check-in para em seguida partir para Brasília. Fazer o quê, ninguém sabe. Talvez medir a pressão, doar sangue... Dizem que tem uma promoção de bíblias em Brasília muito em conta. 
- Será que o prefeito Dudu tem medo de avião?, pergunta Ivan.
- Não sei. - responde Valéria.
- Puxa vida. Ele podia ter me dito. Se é medo de avião, faço uma oração e passa. 
- Acho que não é medo de avião, vereador.
- Não? Como é que tu sabe?
- Porque ele viaja de avião todos os meses.
- É mesmo. Tem razão. Por que será, então?
CAI O PANO RÁPIDO. APAGAM-SE AS LUZES, O AVIÃO DECOLA E TERMINA O ESPETÁCULO COM UMA DÚVIDA INFERNAL.
(Esta também é uma história real. O prefeito e o vereador estavam agendados para viajar nessa segunda, mas o chefe do Executivo não apareceu.)