Para quem chegou até este blog por acaso ou engano:
Aqui se escreve sobre a política e o modo de viver de uma cidade chamada Bagé, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, um Estado da República do Brasil, no continente Americano do Sul. Aqui também se ironiza e se cultiva o bom humor, mas principalmente, lembra-se às autoridades que não se legisla ou governa de qualquer jeito, sem responsabilidade ou sem o olhar envolvente de quem está atento às coisas do mundo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011


O AVIÃO DOS 200 ANOS
CENÁRIO: Um avião de carreira. Corredor e poltronas de passageiros.
CENA: Todos sentados, observa-se a presença de alguns ex-prefeitos e o prefeito de Bagé, além de outras autoridades da cidade. Estão todos voando para o segundo churrasco dos 200 anos em Brasília, inclusive Maunardi, Guaunauco, Lakil, Garvas, Antoño Pirex, Camomilo Moreira e Dududadá. Vice-prefeito, secretários, coordenadores e adjuntos do atual prefeito, todos estão no avião. Tanto que em determinado momento, Dududadá levanta para perguntar: 
- E quem ficou tomando conta da Prefeitura?
Alguém grita:
- Ué? E precisa?
Dizem que era a voz de Maunardi, mas nada ficou provado.
De repente (não mais que de repente), a aeromoça aparece desesperada:
AEROMOÇA - Meu Deus, o comandante e o co-piloto desapareceram. Não tem ninguém na cabine de comando. 
PÂNICO GERAL. TUMULTO. GRITOS HISTÉRICOS. ALGUÉM BATIA COM A CABEÇA NA JANELA E GRITAVA EM DESESPERO:
- Foi aquela licitação! Foi aquela licitação! Eu sabia. Deus castiga. Deus castiga.
Como ninguém se acalmava. Guaunaco resolve interferir:
GUAUNAUCO - Calma, minha gente querida, minha gente mimosa! 
Todos pararam. Estupefatos. Já tinham ouvido aquelas coisas antes, não lembravam aonde. Alguns ao ouvir pensaram que já estavam mortos e a voz era do além. Não era. 
Dududadá aproveitou o silêncio geral para falar:
DUDUDADÁ - Atenção, todos e todas! 
Uma autoridade no fundo do avião questionou:
AUTORIDADE - Eu sou todos ou todas?
Dududadá queria saber se alguém pilotava. Ninguém lembrava disso. Garvas chegou a insinuar que no seu tempo era mais difícil governar, quer dizer, pilotar, mas que hoje em dia era só olhar "na internet". 
Antoño Pirex pediu para procurarem o comandante, que era filho de um antigo brigadeiro amigo seu e que, inclusive, ajudara na sua nomeação a prefeito.
Camomilo Moreira contou uma história antiga de sua terra, quando um avião explodiu no aeroporto de Bagué, jogaram uma maleta com documento e um pote de ouro, mas só a maleta foi encontrada... Foi silenciado.
O avião perdia altura. 
DUDUDADÁ - Bom dia a todos e todas, mas o avião está perdendo altura em profusão e...
PÂNICO GERAL. 
A secretária Magda Ervas colocou incenso em todo o avião, para purificar o ar, já que estava caindo... Paulinho Bananera, em desespero, repetiu que havia uma cambada de sem vergonha na Câmara. O secretário dos 200 Anos não entendia o que estava fazendo naquele avião e começou a ver tudo marroni. Aliás, Grosélia Sanfons também não sabia o que estava fazendo ali e nem na Prefeitura. 
Enfim, era um desespero total.
Foi então que Dududadá decidiu que iria para a cabine de comando pilotar o avião. Maunardi intercedeu.
MAUNARDI - Não. Tu, não. Aceito todos aqui dentro, menos tu. Com o meu apoio nunca mais tu vais comandar coisa alguma. Prefiro o Guaunauco. 
GUAUNAUCO - Mas que cosa linda! Maravilhosa! Eu vou, sim. O que eu não faço rindo por essa minha gente querida - aquilo que eles me pedem chorando.
DUDUDADÁ - Eu prefiro que o Garvinhas pilote o avião.
GARVINHAS - Eu vou. Claro que eu vou. E já to indo.
MAUNARDI - Garvas, a cabine é pro outro lado. 
Um grito é ouvido do fundo do avião.
MAGDA ERVAS - Gente, eu tenho um plano de desenvolvimento para a gente se salvar desse avião... eu sei, tenho experiência, trabalhei com o Olívio... 
DUDUDADÁ - Eu sabia que a solução viria com um dos meus ou das minhas.
MAGDA - Estão vendo como o avião está caindo rápido?
TODOS - Sim.
MAGDA - O plano de desenvolvimento é o seguinte, quando o avião tiver bem pertinho do chão a gente pula pela saída de emergência. Entenderam? Pertinho do chão, o impacto será minimo.
DUDUDADÁ - Olha que ideia maravilhosa!
TODOS OS OUTROS FICARAM EM SILÊNCIO. 
MAUNARDI - Eu não acredito que tu gostou dessa ideia de girico?
DUDUDADÁ - Não é boa? Se não é boa, inventa uma melhor. Mas, vamos para uma prévia, na prévia eu te ganho. Te ganho sempre. Quantos candidatos tu apoiar, eu ganho. Ganho, ganho, ganho e ganho!
E bate com o pé no chão, dá duas piruetas, cansa e pega no sono. Aí, o fotógrafo capta a imagem dele dormindo, entrega para a assessoria de comunicação, que envia a todos os contatos. 
Manchete no outro dia dos jornais: Dudu dorme tranqulo no avião. 
Então, finalmente, o ex-prefeito Lakil tem uma ideia.
LAKIL - Olha, é o seguinte, longe de mim ofender alguém aqui. Eu sei que são todos capazes e competentes, pessoas dinâmicas e inteligentes, mas eu sou um expert de aviação, aprendi tudo lendo jornais sobre a Segunda Guerra, era menino ainda, mas a paixão permanece dentro da gente... Então, eu aprendi a pilotar sem problemas...
VAN CASA&TELHA - Graças a Deus! Obrigado, senhor...
EXPLOSÃO. 
Fim.